Postado em 06 de agosto 2019
Os vegetais necessitam de determinados nutrientes para um bom desenvolvimento. Há minerais fundamentais, como fósforo, nitrogênio, potássio, magnésio, cálcio, enxofre, boro, zinco, cobre, molibdênio e outros.
A floração, ou florescimento, é uma fase importante para qualquer planta. Como o próprio nome diz, é quando as flores começam a aparecer, antecipando o aparecimento dos frutos. Neste texto, mostraremos 4 dicas para aumentar o florescimento do cultivo. Veja a seguir!
Uma solução eficaz é aplicar fertilizantes minerais mistos, à base de aminoácidos, com teores equilibrados de CaB (cálcio e boro) e com ação bioestimulante. Esses aminoácidos são fortes carreadores de nutrientes e fornecem energia e elementos fundamentais na fase reprodutiva da planta.
O fertilizante agrícola aprimora a translocação do cálcio e do boro nos vegetais, promovendo um pegamento mais eficaz da florada, o que resulta em melhor produtividade. Desse modo, traz ao cultivo maior resistência, eliminando ou diminuindo a fadiga decorrente de condições abióticas e bióticas.
O fertilizante à base de cloro e boro deve ser usado diretamente nas folhas durante a prefloração até e a pós-floração.
Fotoperíodo equivale ao comprimento de um dia ou, de maneira mais simples, à luminosidade. A reação que as plantas têm ao fotoperíodo são chamadas de fotoperiodismo.
Os vegetais passam da fase vegetativa para a reprodutiva (a indução floral) apenas quando são expostas a ciclos fotoperiódicos com duração específica. Na prática, as plantas precisam receber uma combinação conveniente de alguns números de horas de claro e de escuro (ciclo fotoindutivo).
No cultivo indoor, é mais fácil realizar esse controle. Mas no cultivo outdoor é possível aproveitar dias e noites com duração inferior ou superior a determinado comprimento crítico, específico da planta em questão.
Vale lembrar que, no verão, os dias são mais longos; enquanto no inverno o período escuro costuma ser mais extenso. E existem as plantas de dias curtos (PDC); plantas de dias longos (PDL); e as plantas neutras (PN), cujo florescimento não é determinado pelo fotoperíodo.
Para aumentar o florescimento do cultivo, convém ficar alerta à temperatura. Durante o processo de indução floral, a temperatura da noite é de fundamental importância para essa etapa, levando em conta que temperaturas muito baixas podem retardar a floração.
A temperatura mínima requerida para a floração fica, de modo geral, entre 15ºC a 18ºC. Mas são considerados valores ótimos aqueles situados entre 21ºC e 27ºC, com uma média de 23ºC.
Ultrapassado o limite de 31°C, a indução floral pode ser prejudicada. Da mesma forma, os estresses podem inibir o florescimento.
A idade das plantas varia muito em relação ao fotoperíodo. A maior parte apresenta fotoperiodismo depois de alcançarem certo estágio vegetativo. E somente depois de determinado período vegetativo as plantas podem florescer.
É importante lembrar que na juvenilidade (ou época juvenil) a planta não passa por indução ao florescimento. Mesmo que se apresentem condições fotoperiódicas favoráveis.
Em sua maior parte, as espécies frutíferas só florescem (produção de flores) após um período mínimo de três anos. Exemplares de soja mais tardios, para ter uma ideia, exibem período juvenil mais extenso que os precoces.
Essas são dicas valiosas para aumentar o florescimento do cultivo. E não se esqueça de investir no fornecimento salutar de nutrientes que promovam o crescimento do vegetal e estimulam a floração!
Gostou das dicas? Então não deixe de colocar o seu e-mail logo acima (direita) ou seguindo o nosso facebook e receba sempre novos conteúdos em seu e-mail.