Postado em 30 de setembro 2020
Os tratos culturais envolvem diversas técnicas, que são executadas em várias etapas do cultivo. Elas servem para aumentar a segurança no plantio, conquistar maior produtividade e garantir máxima eficiência.
Com as ações corretas e produtos de qualidade, é possível potencializar a capacidade produtiva da sua propriedade e obter mais qualidade no produto final. Na prática, isso se traduz em um aumento de ganhos gerais.
Quer aumentar seus resultados? Veja, então, quais são os processos essenciais para ter mais segurança no plantio e maior produtividade!
Logo no princípio, é essencial proteger o tratamento de sementes para garantir a ação dos produtos aplicados e estimular o desenvolvimento inicial. Há produtos secantes, bem como adesivos para fixar ativos e componentes que criam uma camada de proteção.
Assim, o resultado é mais adequado e favorece o desenvolvimento das plantas desde o início, além de aumentar a proteção sobre os elementos que serão plantados.
O arranque inicial no desenvolvimento é essencial para que as plantas cresçam e tenham máxima capacidade produtiva. Para tanto, é preciso ter raízes que surgem em pouco tempo e que são adequadamente profundas.
Cada espécie tem uma necessidade, então há enraizadores para leguminosas, gramíneas e algodão, e outras culturas. Dependendo do caso, também pode ser interessante incluir o enraizador no tratamento de sementes, em um só produto. Com a ajuda de um polímero vegetal com ação bioestimulante, é possível obter um resultado duplo.
Depois de cuidar das sementes, é preciso pensar no local onde elas serão plantadas. Por isso, é interessante trabalhar as características químicas, físicas e biológicas do solo.
Além da calagem, o ideal é recorrer a um fertilizante organomineral, o qual garantirá as melhores condições para o desenvolvimento de raízes. Assim, a fixação e o crescimento das plantas recebem os cuidados necessários.
Utilizando o produto certo, é possível otimizar o metabolismo da planta. Com um acelerador de desenvolvimento, você reduz o tempo e até aumenta a segurança no plantio, por diminuir a exposição aos riscos.
Um fertilizante mineral líquido, na forma de adubo foliar, pode ajudar. A ação bioestimulante, faz com que cada cultura chegue ao seu pico de desenvolvimento mais rapidamente.
Para obter maior produtividade, é essencial ajudar as plantas a se recuperarem do estresse causado por uma situação atípica. Isso acontece, por exemplo, pela falta de água, pela temperatura elevada ou pela ocorrência de chuvas fortes.
Quando expostas a um estresse, um fertilizante organomineral de ação bioestimulante vai dar a energia necessária para que as plantas mantenham um nível mínimo de desenvolvimento, normalizando mais rapidamente seu metabolismo normal após o efeito dessa adversidade. Isso minimiza o efeito do estresse nos resultados que serão obtidos.
No caso das plantas que contam com flores, é possível estimular a ocorrência do processo para ter maior produtividade. A ideia é fazer com que aumente o pegamento de flores além de estimular a formação de frutos e o enchimento de grãos.
Um repositor de nutrientes e aminoácidos, e um produto à base de algas marinhas são duas alternativas que tornam o florescimento muito mais eficiente.
Em muitos momentos, a pulverização é o procedimento essencial para garantir mais segurança no plantio e mais resultados. Contudo, também é preciso garantir que o processo ocorra de forma otimizada, evitando perdas e melhorando a atuação da calda.
Nesse caso, o ideal é escolher um adjuvante adequado. Ele tornará a pulverização mais adequada e fará com que os insumos cumpram seus papéis com maior facilidade.
O travamento da planta acontece, principalmente, diante da dificuldade ou falta de absorção de certos nutrientes.
Um produto que corrija os níveis de manganês ou uma opção que ainda forneça micronutrientes são duas escolhas interessantes para o caso.
Depois de cuidar de todas essas fases, ainda é preciso ter atenção especial com o final do ciclo produtivo. Esse último esforço pode aumentar a qualidade, o peso e a rentabilidade dos produtos, especialmente no caso de frutas ou de grãos.
É possível utilizar um produto para potencializar o enchimento de grãos e frutas ou mesmo uma opção para melhorar o desenvolvimento de cacho. No final, a colheita se torna ainda mais completa.
O que achou das dicas? Preparamos um material completo onde abordamos todos esses processos de maneira com que você esteja sempre preparado para aumentar a rentabilidade, elevar a segurança no plantio e ter maior produtividade.
Para acompanhar outras indicações, inscreva-se na nossa newsletter, curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram!