Postado em 30 de março 2020
A aplicação de fertilizantes foliares, defensivos e outros insumos se dão por meio da pulverização agrícola, que é atividade essencial para uma lavoura de sucesso. Com isso é possível suplementar a adubação e controlar pragas e doenças. No entanto, se realizada sem alguns cuidados essenciais, podem ocorrer contaminações do meio ambiente ou das pessoas que fazem parte do processo.
Por isso, o ideal é seguir algumas dicas para evitar essa situação. Quer acertar nas suas decisões? Veja algumas dicas para realizar uma pulverização agrícola de forma segura!
A preparação da calda, por exemplo, deve seguir as recomendações do fabricante. Do contrário, podem ocorrer desperdícios e problemas de segurança
A dose por área também é uma orientação que deve ser seguida com responsabilidade. No caso de um herbicida, por exemplo, uma baixa dosagem pode favorecer o aparecimento de plantas resistentes ao princípio ativo, e uma superdosagem pode contaminar o ambiente e aumentar o custo da aplicação. O mesmo ocorre para inseticidas e fungicidas.
Para que a aplicação seja bem-sucedida, é fundamental que todos os equipamentos estejam em boas condições. Realize a manutenção periódica e faça a limpeza adequada do tanque pulverizador e dos bicos (implemento agrícola) com Neutralize Ultra .
Também é preciso tomar cuidado contra possíveis vazamentos ou misturas impróprias. Assim, além de gerar eficiência, é uma maneira de evitar acidentes e problemas diversos.
Os equipamentos de proteção individual (EPI) são indispensáveis no momento de aplicação dos defensivos e insumos agrícolas. Entre os itens do EPI estão as luvas, as máscaras, os óculos, a roupa especial e as botinas. Basicamente, eles servem para isolar quem aplica e diminuir os riscos.
Os adjuvantes são grandes aliados para uma pulverização agrícola bem feita. Eles funcionam como “complementos” ao fertilizante ou princípio ativo que aumentam a eficiência da aplicação.
Há diversos tipos de adjuvantes, como os que diminuem a deriva, os que evitam a formação de espuma, os que melhoram o espalhamento e a penetração dos produtos nas folhas, entre outros. Os adjuvantes, de maneira geral, garantem a qualidade e a segurança da pulverização.
A aplicação aérea é uma alternativa à aplicação terrestre e se mostra altamente eficiente. Ela é rápida e certeira, ideal para quem tem grandes áreas de produção.
Mesmo assim, a pulverização aérea também exige as mesmas regras e recomendações de segurança citadas acima, respeitando o meio ambiente.
Pode-se dizer que a pulverização agrícola é indispensável na produção, mas deve ser feita de maneira segura e de preferência com o uso de adjuvantes. Com essas dicas, é possível fazer com que tudo aconteça conforme o esperado e com os melhores resultados.
Já que os adjuvantes agrícolas são tão importantes, conheça quais são os tipos de adjuvantes e entenda como eles funcionam!