Facebook Instagram LinkedIn YouTube
WhatsApp Button

O que é a grama esmeralda e como plantar?

Postado em 03 de setembro 2025


No Brasil, as principais espécies de grama são: Esmeralda (Zoysia japonica); São Carlos (Axonopus compressus); Batatais (Paspalum notatum); Santo Agostinho (Stenotaphrum secundatum); Bermudas (...

No Brasil, as principais espécies de grama são: Esmeralda (Zoysia japonica); São Carlos (Axonopus compressus); Batatais (Paspalum notatum); Santo Agostinho (Stenotaphrum secundatum); Bermudas (Cynodon dactylon) e Grama-coreana (Zoysia tenuifolia). Destas, a grama esmeralda é uma das mais usadas em projetos de paisagismo e em jardins residenciais.

Vale lembrar que em projetos de paisagismo, o gramado costuma ser um dos elementos estruturais mais importantes, sendo responsável por abrigar as outras espécies de plantas, “moldando” o quadro geral da paisagem.

Assim, a grama Esmeralda é muito conhecida tanto por sua beleza estética quanto por ser de fácil manutenção.

O que é a grama Esmeralda

A grama Esmeralda é uma espécie indicada para regiões com clima quente, pois tem boa tolerância à radiação solar intensa e à seca e não precisa de muita água para se desenvolver.

Ao mesmo tempo, a grama Esmeralda é eficaz na proteção contra a erosão do solo e tem boa resistência ao pisoteio. Como característica visual, é uma grama de folhas finas e cor verde viva, por isso mesmo muito usada em jardins, calçadas e áreas residenciais.

Quando bem plantada e cuidada corretamente, a grama Esmeralda forma um tapete denso, além de crescer bem em clima tropical.

Qual o melhor mês para plantar grama esmeralda?

Essa costuma ser uma dúvida recorrente. Em termos gerais, pode-se dizer que o melhor mês para plantar a grama Esmeralda é durante os meses mais quentes e com chuvas regulares — o que seria, no Brasil, entre setembro e março.

Todavia, as mudanças climáticas em curso no País e no mundo podem embaralhar um pouco o caráter da previsibilidade do tempo. Ainda assim, o importante é ter em mente que o plantio deve ser feito em períodos quentes, pois o clima quente acelera o enraizamento da espécie e colabora no melhor fechamento do gramado.

Como devo cuidar da grama esmeralda?

O cuidado com a grama Esmeralda inclui irrigação, poda, adubação e olhar atento para pragas e doenças. A rega deve ser frequente nos primeiros 30 dias para favorecer o enraizamento, sendo que o início da manhã é o período ideal, pois se a irrigação for feita no final da tarde ou à noite, a grama ficará molhada por muito tempo e isso pode favorecer o surgimento de fungos e aumentar o risco de apodrecer as raízes.

Manter o corte regular, sem deixar a grama muito alta, é fundamental para a saúde do gramado. O corte correto pode inclusive contribuir para o desenvolvimento da grama Esmeralda. Afinal, é preciso cuidar do tamanho das folhas, pois o crescimento desenfreado torna o solo abafado e pode prejudicar as estruturas.

Por outro lado, se a grama ficar muito curta, ela tende a enfraquecer e isso facilita a proliferação de ervas daninhas, o surgimento de doenças e ataques de pragas. Por isso, a altura ideal nunca deve ser abaixo de 3 cm. A frequência do corte também deve ser observada, mas no verão, o ideal é cortar a cada 7 ou 15 dias.

Assim como qualquer planta, a grama também precisa de nutrientes para crescer forte e saudável. Entre eles, o nitrogênio, fosfóro e potássio (NPK) são essenciais e ideais para resultados rápidos. No entanto, os micronutrientes também desempenham papéis vitais no desenvolvimento do gramado. O ferro (Fe), por exemplo, é fundamental para a formação da clorofila e, consequentemente, para a fotossíntese, influenciando diretamente a intensidade e a uniformidade da coloração verde. Já o zinco (Zn) atua no metabolismo enzimático e hormonal, sendo importante para o desenvolvimento radicular e a adaptação da planta a diferentes condições de solo. Em média, o gramado pode ser adubado a cada 3 meses, mas é importante identificar, prevenir e corrigir deficiências nutricionais.

Por fim, é preciso observar pragas e manchas. Existem quatro principais doenças que atingem as gramas, todas causadas por fungos: dollar spot; ferrugem pythium (também conhecida como mancha óleo ou mancha de algodão); Rhizoctonia solani; e Curvulária spp. Entre as pragas da grama, destacam-se os insetos como a cochonilha, as lagartas, os cachorrinhos da terra e os conhecidos cupins e formigas.

A Rigrantec tem uma série de produtos de paisagismo, como o corante Grama Verde e outros. Confira!

Qual a diferença entre grama Esmeralda e São Carlos?

A grama Esmeralda é indicada para regiões de clima quente devido a sua boa tolerância ao sol e à seca, desenvolvendo-se bem mesmo com menor disponibilidade de água. Suas folhas são finas e ela é ideal para áreas decorativas e de baixa manutenção.

A grama São Carlos, por sua vez, é muito resistente ao frio e tem boa tolerância à sombra. De certo modo, ela também pode ser utilizada em regiões quentes, embora ainda não se adapte bem ao clima seco, pois precisa de muita água, característica que a faz se adaptar bem à umidade.

A grama São Carlos tem folha larga, tolera mais sombra e é indicada para áreas de uso mais intenso. Assim, tanto a Esmerada quanto a São Carlos têm boa estética, mas usos diferentes.

Quer saber mais sobre a grama Esmeralda e produtos paisagísticos? Então confira o site da Rigrantec ou, se preferir, mande uma mensagem pelo WhatsApp para os nossos atendentes especializados.

 

Últimas notícias

Imagem da notícia

14 de outubro 2025

Como posso fazer minha uva ficar mais doce?
Imagem da notícia

12 de setembro 2025

Qual é a importância da rotação de culturas em sistema trienal?
Imagem da notícia

03 de setembro 2025

O que é a grama esmeralda e como plantar?

Conteúdo Relacionado

Imagem da notícia

07 de novembro 2024

Grama Verde: o corante biodegradável ideal para manter seu gramado perfeito
Imagem da notícia

11 de setembro 2021

3 dicas para manter gramados domésticos no inverno
Imagem da notícia

13 de agosto 2019

Saiba como criar um projeto de paisagismo para gramados