Postado em 13 de agosto 2019
Criar um visual adequado com ajuda de elementos naturais valoriza qualquer propriedade, além de proteger o solo. Com um bom projeto de paisagismo para gramados é possível conseguir isso. Mais do que apenas espalhar a grama por uma área, a ideia é elaborar algo bonito e que realmente represente o ambiente em questão.
Ao mesmo tempo, não basta escolher o tipo de grama e plantá-la. Há cuidados que devem ser considerados para que o impacto final esteja dentro do esperado.
Na sequência, saiba como elaborar um projeto de paisagismo para gramados e veja quais pontos merecem atenção.
Plantar grama, a princípio, é um procedimento simples e que oferece bons resultados em pouco tempo. No entanto, é preciso que o solo esteja adequado para desenvolver a planta de aspecto verde e característico. Dependendo do caso, é necessário corrigir a acidez e fazer a limpeza da área que vai receber o projeto.
Já se o trabalho for de recuperação, vale usar os produtos certos. Se o solo estiver seco, compactado ou arenoso, é essencial melhorar a sua molhabilidade. Com a aplicação do produto adequado, dá para obter ótimos resultados, sem pecar pelo excesso de água nas plantas.
O projeto de paisagismo para gramados também exige a disponibilização dos nutrientes necessários para as estruturas. Afinal, a planta precisa do estímulo certo para que suas raízes se fixem e se desenvolvam. Além disso, as outras estruturas dependem dos componentes adequados para que possam crescer livremente.
O uso de fertilizantes é recomendável e, muitas vezes, indispensável. Um produto à base de algas marinhas, húmus e vitaminas é bem-vindo para deixar a grama forte e o projeto ainda mais bonito.
Independentemente da escolha, é fundamental fazer a aplicação correta, como por pulverização. Desse modo, o crescimento será potencializado.
O paisagismo não tem a ver apenas com o desenvolvimento da grama. Também é preciso conquistar um resultado visual interessante, o que está ligado diretamente à cor. Afinal, a ideia é conseguir um “tapete verde” para que o aspecto seja atraente.
O problema é que, em alguns cenários, a grama fica amarelada, queimada ou longe da aparência esperada. Nesses cenários, é possível aplicar um produto complementar para deixá-la verde. Também dá para utilizar o item para criar contraste e até conseguir destaque.
Já para delimitação de gramados esportivos e limites há o grama branca, que serve para evidenciar linhas ou desenhos específicos, como de uma marca. Então, o uso de produtos indicados para esse fim é essencial, já que eles não prejudicam a estrutura natural.
O projeto paisagístico para gramados não é composto apenas pelo elemento de folhas finas e verdes. Vale a pena pensar em outras espécies, como pequenos arbustos e plantas pendentes. O ideal é conferir se elas aceitam o regime de sol, temperatura e iluminação, de modo que o desenvolvimento seja adequado.
Se houver a presença de lagoas, fontes, represas ou cascatas, é interessante explorar esse visual. Para tornar o lago azul, vale utilizar um corante específico, atóxico e biodegradável. Com o cuidado com os complementos, o resultado fica ainda melhor.
Um bom projeto de paisagismo para gramados é capaz de deixar o ambiente muito mais bonito e até funcional. Com essas dicas, é mais fácil alcançar o desempenho desejado, de modo a criar a composição ideal.
Esses conhecimentos foram úteis? Compartilhe o post nas suas redes sociais e ajude a espalhar a informação!