Facebook Instagram LinkedIn YouTube
WhatsApp Button

Adjuvantes para pulverizações agrícolas

Postado em 13 de março 2019


Uma das definições mais aceitas para os adjuvantes agrícolas é: “Qualquer substância ou composto sem propriedades fitossanitárias, exceto a água, que é acrescido numa preparação da ca...

Uma das definições mais aceitas para os adjuvantes agrícolas é: “Qualquer substância ou composto sem propriedades fitossanitárias, exceto a água, que é acrescido numa preparação da calda de agrotóxico, para facilitar a aplicação, aumentar a eficácia ou diminuir riscos.” (Kissmann, 1998).

E são vários os tipos de adjuvantes que existem como Óleo Mineral e/ou Vegetal, Silicones, Surfactantes, Emulsificantes, Nitrogênio e Fósforo, Resinas Orgânicas, Polímeros Vegetais e Óleos Essenciais.

Como funcionam?

Os adjuvantes melhoraram a performance dos produtos fitossanitários e fertilizantes nas diferentes situações de campo, principalmente, quando utilizados em mistura de tanque e em situações mais adversas no campo. São compostos sem qualquer atividade biológica sobre plantas invasoras, patógenos e insetos, melhorando de forma geral a eficácia da aplicação dos produtos utilizados.

Principais funções do adjuvante agrícola?

Aumentar a eficácia dos produtos, facilitar à aplicação e minimizar possíveis problemas, principalmente, aqueles relacionados à deriva. Os adjuvantes atuam melhorando o contato, a penetração e a eficiência de acerto dos alvos, sejam eles, plantas ou insetos.



Um dos grandes problemas encontrados hoje no campo é a deriva de agrotóxicos. Está diretamente ligada à contaminação do aplicador, ambiental e de culturas vizinhas. Além disso, constitui fonte de prejuízos ao agricultor, pois boa parte do produto aplicado pode não estar atingindo ao alvo desejado, reduzindo assim a eficiência da aplicação, aumentando os custos de produção e os prejuízos nas lavouras.

Exemplos dos problemas gerados pela deriva

Um exemplo disto é a deriva do herbicida 2,4-D no sul do Rio Grande do Sul. Erros na aplicação deste herbicida estão causando prejuízos milionários nas plantações de videiras e oliveiras da região. Clique aqui para ler reportagem completa. 

“O resíduo da deriva (produto que não atinge o alvo) de um agrotóxico nas lavouras de soja, principal cultura agrícola do Brasil, é apontado como causador de perdas em vinhedos e pomares de oliveiras nas regiões da Campanha, Fronteira e Centro do Rio Grande do Sul. Nos Campos de Cima da Serra (Região de Vacaria - RS), onde o grão também ganhou espaço, há sinais de prejuízos na maçã e na uva. Neste ano, os atingidos comprovaram, pela primeira vez, a presença do princípio ativo do 2,4-D nas plantas afetadas. Das 53 amostras analisadas pela Secretaria da Agricultura, em 18 municípios, 52 tiveram laudos positivos, atingindo 47 propriedades.



Em Candiota, o mesmo sentimento de frustração é visto na Vinícola Galvão Bueno, do apresentador da Rede Globo, onde a estimativa é de redução de 30% da produção em 30 hectares de parreirais. Na safra anterior, as perdas chegaram a 50%.”

__________________________________

Para mais informações, fale com a gente. Ou conheça os nossos adjuvantes agrícolas Pronto Três, Define, Zeus, SuperSil e pH-5 Zn.

Fonte: Fernando Gomes / Agência RBS

Últimas notícias

Imagem da notícia

14 de outubro 2025

Como posso fazer minha uva ficar mais doce?
Imagem da notícia

12 de setembro 2025

Qual é a importância da rotação de culturas em sistema trienal?
Imagem da notícia

03 de setembro 2025

O que é a grama esmeralda e como plantar?

Produtos Relacionados   Seta esquerda   Seta direita

Zeus - Adjuvante multifuncional com ação penetrante, antideriva e espalhante

Zeus - Adjuvante multifuncional com ação penetrante, antideriva e espalhante

Pronto Três - Adjuvante multifuncional com ação penetrante, antideriva e espalhante

Pronto Três - Adjuvante multifuncional com ação penetrante, antideriva e espalhante

SuperSil - Adjuvante com ação espalhante adesivo siliconado, 100% trisiloxano para pulverização

SuperSil - Adjuvante com ação espalhante adesivo siliconado, 100% trisiloxano para pulverização

Conteúdo Relacionado

Imagem da notícia

22 de agosto 2024

Maximizando a Eficiência da Pulverização: O Papel do Adjuvante Redutor de pH
Imagem da notícia

09 de janeiro 2024

Quais são os desafios atuais enfrentados pelos agricultores na escolha dos adjuvantes agrícolas?
Imagem da notícia

09 de setembro 2021

Confira 10 benefícios da dessecação pré-colheita