Postado em 14 de outubro 2025
Quem não gosta de uma uva docinha? A uva doce é desejo de todo consumidor e igualmente do produtor. A questão é que o grau de doçura está diretamente relacionado ao manejo correto do cultivo da uva, que pode ser medido pelo chamado grau Brix, um indicador do teor de açúcares nos frutos.
Para alcançar a desejada uva doce, é preciso compreender como as práticas adequadas no solo, na adubação e no manejo influenciam e aumentam a qualidade e o sabor da fruta. Siga a rápida leitura e conheça mais sobre o melhor cultivo de uva!
Tudo começa pela preparação do solo para receber a videira. Nessa fase inicial, o solo deve apresentar boa drenagem, além de ser rico em matéria orgânica e ter o pH levemente ácido.
Ainda na fase de preparação da terra antes começar o cultivo da videira, é muito importante que o produtor realize a análise do solo. Em seguida, de posse dos resultados da análise, deve-se então agir para equilibrar os nutrientes antes do plantio da videira.
Essa é uma dúvida bem comum entre quem quer iniciar o cultivo de uva. Antes de tudo, o agricultor precisa saber que a adubação deve ser feita conforme o ciclo da planta, ou seja, no início do crescimento, na fase de pré-florada e, mais adiante, novamente na etapa de frutificação.
Aqui vale destacar algo muito importante: é a nutrição equilibrada, realizada nos diferentes ciclos da planta, que irá impactar diretamente no grau Brix das uvas – o indicador do teor de açúcares.
O estímulo a frutificação no cultivo de uva pode ser realizado, em termos gerais, por meio de três ações principais: a primeira é a poda adequada da videira, trabalho a ser executado de modo criterioso por pessoa especializada; a segunda é a boa exposição solar das videiras; e, por último, o correto fornecimento de potássio.
Outro elemento importante e que deve ser levado em conta é a água. O manejo hídrico bem controlado pode favorecer o acúmulo de açúcares, elevando o grau Brix e tornando as uvas mais doces na medida certa.
A escolha do melhor adubo é uma decisão vital para o sucesso do cultivo de uva. Dentre as possibilidades existentes no mercado, uma ótima escolha é o Micromix Uva, um fertilizante mineral misto líquido, formulado com micronutrientes quelatados com EDTA, altamente solúveis e prontamente assimiláveis pelas plantas. Desenvolvido para atender às necessidades nutricionais da videira, o produto oferece um conjunto balanceado de micronutrientes essenciais em uma forma estável, segura e eficiente para aplicações via solo ou foliar.
Outra boa escolha é BioGain Fruta, um fertilizante mineral misto com ação bioestimulante, à base de aminoácidos essenciais e polímeros vegetais, enriquecido com Boro, Zinco e Molibdênio. O BioGain Fruta fornece de forma equilibrada Molibdênio, Boro e Zinco, nutrientes essenciais para o enchimento e alongamento de cachos e frutos.
Uma terceira opção é o BioGain Amino K, um fertilizante mineral misto com ação bioestimulante, composto por aminoácidos de origem vegetal e alta concentração de potássio de rápida assimilação. O produto potencializa o enchimento de frutos e grãos, aumentando a produtividade das culturas. Sua alta concentração de potássio melhora a qualidade dos frutos, favorecendo tamanho, consistência, coloração e sabor. Além disso, seus aminoácidos aumentam a absorção e translocação de nutrientes, corrigindo deficiências nutricionais e promovendo um melhor desenvolvimento das plantas.
Encontre este e outros produtos na loja virtual da Rigrantec ou fale com nossos especialistas para escolher a melhor solução para seu cultivo!