Postado em 03 de novembro 2020
O Brasil ocupa a terceira posição na produção mundial de frutas, ficando atrás somente da China e da Índia. Os Estados Unidos vêm logo depois do Brasil, na quarta posição. O mercado interno movimenta cerca de R$ 42 bilhões por ano em fruticultura.
Apesar disso, em relação à exportação de frutas, apenas 3% da produção é vendida para o exterior. Esse percentual confere ao país a 23ª posição no ranking dos países exportadores de frutas.
Neste artigo, vamos dar algumas dicas de como melhorar a atividade de fruticultura. A produção de frutas precisa ampliar sua participação no cenário internacional. Além disso, existem opções de plantação para otimizar a comercialização de frutas no próprio mercado interno!
Desde já, vale ressaltar que a área destinada à plantação de frutas no Brasil não é muito grande. Dos 66 milhões de hectares disponíveis à agricultura brasileira, apenas 2,5 milhões de hectares são dedicados à fruticultura.
Contudo, quando se fala na geração de emprego, a fruticultura contribui para a criação de 5 milhões de empregos, um valor que representa 25% das vagas oferecidas pelo agronegócio.
O setor conta com o apoio do PNDF, assinado em 2018. É uma parceria entre o governo e algumas instituições, inclusive privadas, intentando o aumento da qualidade, da produção, do consumo interno e das exportações de frutas.
Há diferentes metas a alcançar, sendo que uma das prioridades é abrir novos mercados. Isso requer que o país defina protocolos fitossanitários, já que as frutas não são produtos industrializados e, consequentemente, elas podem ser vetores de pragas em outros países.
Infelizmente, existem muitos países asiáticos e até os Estados Unidos que impõem algumas barreiras. Por outro lado, o Brasil pode exportar sem restrições para os países europeus.
Outra dica é a plantação de variedades de uma mesma planta. É o caso de laranjas de colheita tardia e de colheita precoce.
Também é possível plantar variedades características de climas temperados em regiões de clima tropical e subtropical. É caso da uva, por exemplo, que é naturalmente cultivada em locais com clima temperado (sul do Brasil), hoje já pode ser cultivada no Nordeste devido ao avanço tecnológico.
Da mesma forma acontece com a maçã, a pera e o pêssego, que são frutas de clima temperado, mas que já podem ser cultivadas em regiões de temperatura alta porque surgiram novas variedades e manejo da cultura.
Outra maneira de ampliar sua produção com sucesso na fruticultura é investir nas frutas certas, que realmente fazem a diferença no mercado. Existem, por exemplo, as frutas ricas em vitamina C, como goiaba, acerola, manga, mamão, moranguinho, laranja, limão, abacaxi, caju, banana e maracujá.
Outras frutas se destacam pelo valor comercial e, são boas opções de investimento. A produção é comercializada em restaurantes, hotéis, supermercados, fábricas de doces, sucos e geleias e também é vendida direto ao consumidor final.
A revolução digital contribui para melhorar a produção de frutas de diferentes formas: agricultura de precisão, uso de ERP, dispositivos móveis para controle de mão-de-obra e assim por diante.
A agricultura de precisão, por exemplo, reúne técnicas e equipamentos para elaborar um diagnóstico mais exato das condições da plantação. Para isso, são considerados critérios como volume de chuvas, qualidade do solo, aplicação de insumos em quantidades adequadas.
O SIG é o Sistema de Informação Geográfica e faz o cruzamento de informações de imagens de satélites e mapas para efetivar levantamentos. Com dados seguros, é possível aumentar os rendimentos da área cultivada e investir em plantas de melhor qualidade, cujo preço de venda será mais alto.
Agora que está por dentro dessas recomendações, você conseguirá melhores resultados com sua produção de fruticultura e terá oportunidades de aumentar sua margem de lucro.
Aproveite também para conferir como ter frutos com maior durabilidade após a colheita!
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