Postado em 10 de maio 2023
Quem nunca ouviu ou falou a expressão “a grama do vizinho é mais verde”? Mais do que simples exagero ou inveja, a verdade é que, às vezes, a grama do vizinho pode ser mesmo mais verde do que a nossa. E a explicação – ou o segredinho – não raro é o uso de corantes para jardim.
Afinal, é muito comum não estar 100% satisfeito com a cor da nossa grama e a apresentação do jardim, e não há mal algum em admitir isso. Manter um jardim bonito durante o ano inteiro é um desafio que só os donos conhecem – as visitam chegam e nem imaginam o trabalhão que dá!
Normalmente chamada de "tinta para gramado” (expressão equivocada pois tintas contém substâncias tóxicas para o meio ambiente), os corantes aplicados em gramados são produtos que tem como base pigmentos orgânicos que auxiliam a obter um tom esverdeado intenso e bonito.
Os efeitos visuais dos corantes para jardim, entretanto, vão além do embelezamento das plantas. Isso porque os corantes podem ser utilizados em condomínios, clubes e empresas, em diferentes espaços da propriedade, como lagos ornamentais ou para identificar águas de reuso.
Depois de conhecer os benefícios dos corantes para as plantas e lagos, você não precisará mais esticar o olho para o gramado do vizinho! Siga a leitura e saiba como usar.
Se o problema do seu jardim for a grama descolorida, amarelada ou houver o desejo de criar contrastes, o Grama Verde é a solução ideal para paisagismo em jardins, gramas ornamentais e gramados esportivos como futebol, golfe, tênis, hóquei, entre outros.
O uso do produto sempre garantirá uma aparência verde e saudável para o jardim. Também é importante destacar que a prática de “pintar grama” com “tinta para gramado” não é nociva às plantas, nem aos seres humanos ou animais.
O Grama Verde é um corante líquido concentrado, solúvel em água para pulverizar jardins e gramas ornamentais, assim como gramados esportivos. Seu efeito pode durar até quatro semanas após a aplicação, restaurando imediatamente a cor verde natural do gramado.
Manter o jardim livre de pragas sazonais, como é o caso das lagartas durante os meses de primavera e verão, é um desafio e tanto. Quem lida com a espécie Spodoptera, por exemplo, sabe bem do que se trata.
Além das lagartas, os cupins, as formigas e os corós rizófagos (que se alimentam de raízes) de solo também são insetos com alta capacidade de prejudicar as plantas.
Nestas circunstâncias, o Marca Grama é um corante azul para marcação temporária das áreas pulverizadas com pesticidas ou fertilizantes, especificamente desenvolvido para uso em gramados esportivos ou de paisagismo.
A marcação temporária é importante para identificar de forma fácil, a correta aplicação de inseticidas ou fungicidas, entre outros produtos, utilizados no controle de plantas invasoras, como a Tiririca (Cyperus L.) e o Capim-Milhã (Digitaria violascens).
Atóxico, biodegradável e altamente solúvel em água, o Marca Grama é compatível com defensivos, adubos e fertilizantes. O produto garante que as aplicações em gramados não tenham sobreposição ou falhas, sejam feitas com a dosagem correta e, assim, evitando perdas de produto, de tempo e eficiência.
Entre 24h e 48 horas após a aplicação, o Marca Grama descolore e não deixa nenhum sinal ou resíduo. O gramado, então, volta a ter sua cor natural.
Nem só a grama do vizinho pode parecer mais verde, às vezes, a lagoa também chama atenção por ser mais azul. E o motivo, não se surpreenda, pode ser o mesmo, ou seja, o "segredo" do corante.
O uso de corantes em lagos, lagoas, fontes e cascatas ornamentais presentes nos jardins, deixa a água com aspecto natural, mais bonito e agradável, valorizando o paisagismo da área.
É isso que o Lago Azul lhe proporciona, um corante feito à base de produtos naturais, atóxico e biodegradável. O corante natural faz com que a água tenha aparência mais "viva", sem fazer mal aos peixes e sem alterar a oxigenação da água.
Vale destacar a importância de usar o corante em lagos, fontes ou piscinas que não tenham corrente aberta de fluxo d'água.
Outro uso interessante e talvez menos conhecido do corante é para a identificação de água de reuso, uma tendência que ganha cada vez mais adeptos. A água de reuso tem sido uma estratégia frequente em casas e prédios para reduzir custos, além de ajudar o meio ambiente na redução do uso deste recurso tão vital.
A água de reuso (ou água da chuva) é armazenada em tanques separados e destinada para lavar calçadas, chão e outras áreas de uso comum de um condomínio, além de pias, descarga e chuveiro dos imóveis.
O Lago Azul tem a função de identificar a água de reuso, impedindo que ela seja utilizada para fins errados, como consumo humano ou água potável. Vale destacar que o corante é atóxico, biodegradável e não faz mal para nenhum animal, incluindo aves e animais domésticos.
Agora que você chegou até aqui, já foi possível compreender os benefícios do uso de corante nas plantas e no jardim, prática que restabelece a cor verde natural do gramado, dando vida e satisfação visual.
Aliado a necessidade mais conhecida de produtos que garantem a saúde e nutrição das plantas, todos estes cuidados juntos garantirão seu jardim bonito o ano todo.
De quanto em quanto tempo aplicar o produto?
O efeito do corante Grama Verde pode durar até quatro semanas após a aplicação.
Como aplicar (onde na planta)?
O produto deve ser pulverizado em grama cortada, seca e sob sol fraco.
Qual a quantidade?
É recomendável pulverizar duas vezes, em direções contrárias, com intervalo mínimo de 15 minutos. Deve-se manter a velocidade constante do aparelho aplicador e não pisar na área em até 15 minutos após a aplicação.
Em todas as plantas?
O corante pode ser utilizado em todo tipo de gramado, incluindo esportivos, como gramados de futebol, tênis, golfe e outros.