Postado em 17 de fevereiro 2020
A água é um dos componentes essenciais para o desenvolvimento das plantas. Ela está ligada a processos metabólicos, à produção de seiva e à criação de estruturas. Durante uma estiagem, as plantas são colocadas sob estresse ambiental e ficam sem esse importante recurso. No entanto, é possível prevenir ou reverter algumas situações.
Com um bom planejamento, você consegue definir como sobreviver a um período de seca e ainda recuperar a lavoura. Isso diminui os prejuízos e aumenta a competitividade da produção.
Pensando nisso, veja quais são as principais recomendações para encarar uma estiagem com o mínimo de perdas.
Diante da falta de chuva, a irrigação se torna ainda mais indispensável para cuidar das plantas. O sistema deve ser pensado para cada cultura, como a irrigação localizada, que atua diretamente nas raízes e partes secas.
Em outros casos, o melhor é investir na irrigação por aspersão ou microaspersão, enquanto o pivot central é aplicado para atingir certo raio. Com um sistema de boa qualidade, é possível driblar esse problema.
Outra boa possibilidade para lidar com a estiagem é a adoção de práticas conservacionistas. Elas ajudam a manter e a melhorar a capacidade do solo, sem exigir grandes mudanças.
O plantio direto, por exemplo, conserva a estrutura do solo, inclusive com a presença de matérias orgânicas. Isso auxilia a garantir umidade natural, o que permite driblar estiagens curtas. Também é ideal para reduzir a necessidade de mão de obra e, assim, melhorar o retorno. Outras práticas incluem o plantio em níveis e a rotação de culturas, de modo a aproveitar ao máximo a disponibilidade do solo.
Também é possível evitar a perda completa da produção por meio do escalonamento do plantio. A ideia aqui é utilizar mais de uma variedade da cultura, inclusive mesclando opções precoces e tardias. Dessa maneira, a colheita acontece em diferentes momentos e pode se dar, até mesmo, antes do período de seca.
Se a falta de chuva for curta, haverá a chance de fazer uma boa colheita tardia, o que melhora bastante a capacidade produtiva.
A escolha da cultura correta é, além de tudo, essencial para sobreviver à estiagem. Graças aos avanços das pesquisas, já há variedades que suportam um período maior sem chuva — e o oposto também ocorre.
Se a situação de seca for uma condição recorrente no local, essa é uma decisão especialmente importante. Assim, é possível garantir que o desenvolvimento vai acontecer de acordo com as principais qualidades do clima e do ambiente, em geral.
Além de todos os outros cuidados, um período prolongado de seca demanda uma atuação para fortalecer as plantas e suas estruturas. Para que ela suporte esse estresse ambiental, o ideal é utilizar produtos com ação bioestimulante, como o BioGain Plus
A fórmula orgânica é essencial para tornar as plantas mais resistentes e para otimizar seus processos. Desse modo, há melhorias no transporte de nutrientes e na realização de etapas metabólicas, o que protege o plantio.
Embora seja indesejável, a estiagem pode ser bem contornada diante de algumas ações específicas a tomar. Com essas dicas, você terá todas as orientações necessárias para alcançar os melhores resultados em seu cultivo!
Como essa é uma das etapas essenciais para vencer a seca, leia o texto: qual é o tipo de irrigação mais indicado para cada cultura!
Achou essas informações úteis? Compartilhe o post nas suas redes sociais, curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram!