Postado em 07 de julho 2022
Você faz parte do grupo de pessoas que até usa espalhantes adesivo, mas não sabe muito bem como funciona? Ou só ouviu falar dos benefícios e quer saber mais sobre esse tipo de adjuvante? Sem problemas! Você está no lugar certo.
Neste artigo, veremos que os adjuvantes agrícolas são produtos que melhoram a eficiência dos herbicidas, inseticidas, fungicidas e fertilizantes, potencializando a performance das aplicações de forma geral.
E, mesmo que nem todos os produtores rurais conheçam os detalhes de como funciona o espalhante adesivo, aqui entenderemos melhor como ele funciona e como aplicá-los na lavoura.
Achou interessante e quer saber mais? Continue com a gente no artigo!
Os espalhantes adesivos são adjuvantes agrícolas utilizados para reduzir a tensão superficial das gotas, facilitando a dispersão da calda na superfície das folhas.
O espalhante adesivo é recomendado para aumentar a dispersão das gotas na superfície das folhas e, com isso, diminui os desperdícios de fertilizantes ou defensivos.
Entre os adjuvantes, existem algumas subcategorias, que estão dentro dos dois grandes grupos, os surfactantes e aditivos. Os espalhantes adesivos fazem parte do primeiro grupo, pois agem modificando algumas propriedades físicas como a superfície do líquido, ajustando as substâncias para interação na calda, sem alterar o efeito principal.
Assim, o adjuvante espalhante adesivo adiciona suas propriedades à calda e não altera o fim a que a calda se destina, porque não cria esse tipo de reação indesejada.
Exemplo disso é que há fungicidas que não podem sofrer alterações de pH, então o adjuvante não altera o pH da calda.
Quando uma cultura é pulverizada com o espalhante adesivo, a cobertura de área foliar é mais eficiente e uniforme. Estas gotas desfazem sua forma esférica, “quebrando” à tensão superficial natural dos líquidos. Esse efeito faz com que as gotículas se espalhem por toda a superfície da folha, sendo então absorvido pela planta.
Por outro lado, quando não utilizado o espalhante adesivo, as gotículas não se desfazem da forma esférica limitando o espalhamento. Este fator faz com que a planta não receba os tratamentos químicos e fertilizantes nas quantidades e velocidade adequada para tolerar ataques de pragas, doenças e deficiência nutricional.
Em outras palavras, o produtor corre risco de não obter a produtividade que esperava, estando suscetível a ataques de patógenos. Também o aumento do custo das aplicações, desperdícios nas aplicações, além de possível contaminação no solo, nos lençóis de água subterrâneos e nos operadores.
O espalhante adesivo deve ser adicionado à calda de acordo com a ordem estabelecida pelo fabricante. Dessa forma, atua na diminuição da tensão superficial do líquido e evita a formação de gotas de pequeno diâmetro, que são mais propensas à deriva.
A dose de espalhante adesivo depende das orientações do fabricante e do profissional agrônomo que acompanha a plantação. Por exemplo, plantas de folhas mais cerosas podem exigir maior concentração de espalhante, por serem mais impermeáveis. Portanto, siga sempre as instruções para obter o resultado correto!
Além disso, os espalhante adesivos podem ser usados em pulverizações durante todos os ciclos das culturas, de acordo com as doses recomendadas para os diferentes tratamentos e culturas.
Para ajudar você na escolha do produto ideal, nossos especialistas Rigrantec trazem algumas opções:
● SuperSil - ação espalhante, melhorando a fixação dos ativos pulverizados. Pode ser utilizado com outros adjuvantes, defensivos e fertilizantes.
● Pronto Três - multifuncional com ação penetrante, antideriva, espalhante, emulsificante e condicionadora de calda.
● Zeus - multifuncional com ação penetrante, antideriva, espalhante e condicionante de pH.
Dica importante!
Antes de aplicar misturas em pulverizações de maior escala, faça testes prévios para se certificar quanto à compatibilidade do espalhante adesivo com os demais produtos utilizados na calda. Lembre-se também da importância do acompanhamento de um profissional com experiência no tema.
O espalhante adesivo, quando utilizado na dosagem e nas condições ambientais corretas, traz muitos benefícios não só para garantir o desenvolvimento e auxiliar na proteção das plantas em todos os estádios, como também é um aliado do meio ambiente.
Veja com mais detalhes:
O espalhante adesivo ajuda na criação de gotas mais uniformes e impede que elas permaneçam nesse formato na superfície das folhas.
Com o maior contato da calda com as folhas proporcionado pelo espalhante adesivo, elas absorvem melhor a calda, assim como fica facilitada a entrada do produto em plantas com maior adensamento, como a soja.
O espalhante ajuda na manutenção da umidade da calda, aumentando seu tempo de disponibilidade para absorção das folhas.
A redução da tensão superficial também facilita a circulação do fertilizante, por exemplo, nas estruturas da planta, o que aumenta a disponibilidade dos nutrientes.
Se precisássemos resumir todas essas características dos espalhantes adesivos em vantagens, destacaríamos estas duas principais:
E, ainda, se você se interessou pelo assunto e gostaria de saber mais sobre os espalhantes adesivos da Rigrantec, entre em contato com a gente! Nossos especialistas estão à disposição para fazer as melhores indicações.