Facebook Instagram LinkedIn YouTube
WhatsApp Button

Inseticidas: conheça 4 dicas para realizar o controle de pragas

Postado em 13 de janeiro 2021


O uso de inseticidas no campo é uma das alternativas para efetuar o controle de pragas e garantir resultados melhores na colheita. Com as técnicas adequadas, é possível garantir que esses prod...

O uso de inseticidas no campo é uma das alternativas para efetuar o controle de pragas e garantir resultados melhores na colheita. Com as técnicas adequadas, é possível garantir que esses produtos executem a tarefa da melhor maneira.

No entanto, também é preciso ter cuidado com a aplicação para que ela, efetivamente, entregue bons resultados. Do contrário, você corre o risco de contaminar a plantação com defensivos agrícolas ou, simplesmente, desperdiçar insumos agrícolas.

A seguir, veja quais são 4 dicas sobre o uso de inseticidas e veja como conseguir os melhores resultados!


1. Considere a categoria de praga que se deseja eliminar

Antes de adquirir e utilizar esse produto é fundamental um apoio técnico, pois é preciso saber com qual situação você está lidando. Afinal, no controle de pragas, cochonilha e pulgão não são iguais, portanto, podem exigir técnicas e produtos diferentes.

Reconhecer qual é o seu problema, quais são as espécies afetadas e o tamanho da infestação também são características importantes. Afinal, aplicar subdoses ou o produto inadequado para a espécie pode fortalecer a população de pragas. Ao mesmo tempo, é necessário considerar o que é tolerável para a plantação.

Assim, é possível selecionar a alternativa mais adequada para cada necessidade, o que poderá entregar resultados melhores.

2. Escolha insumos agrícolas de qualidade

Para que o uso de inseticidas seja seguro, adequado e eficiente é indispensável contar com adjuvantes que proporcionem um excelente resultado. Por isso, no momento de fazer a compra o ideal é priorizar marcas reconhecidas pela qualidade e com fórmulas adequadas.


3. Siga as instruções do fabricante quanto ao uso de inseticidas

Após adquirir os produtos, é preciso ter cuidado para que a utilização ocorra de acordo com as recomendações técnicas específicas. Sendo assim, o ideal é atender a todas as instruções do fabricante.

Você deve atentar à quantidade de produto utilizada, à forma de preparo e à aplicação, de modo geral. Isso diminui os riscos de contaminação e também aumenta a eficácia quanto ao controle de pragas.

Não se esqueça de dar atenção aos equipamentos que devem ser usados, se for o caso. Tudo deve funcionar exatamente conforme a indicação do fabricante. Sendo assim, o processo fica mais seguro, sem deixar de cumprir o que promete.

4. Invista no adjuvante agrícola para otimizar o uso

O adjuvante é um componente que pode ser misturado a outros insumos agrícolas, como fertilizantes, inseticidas e outros agroquímicos. Eles têm funções distintas, como evitar a deriva, ação espelhante e favorecer a absorção.

Então, para um melhor desempenho no uso de inseticidas, é importante aplicá-los com um adjuvante agrícola. Dessa maneira, será possível melhorar o desempenho dos produtos aplicados, otimizar os resultados e evitar perdas econômicas.

O uso de inseticidas deve incluir produtos de qualidade, técnicas recomendadas pelos fabricantes e mesmo a ajuda de um adjuvante agrícola. Dessa maneira, é possível efetuar o controle de pragas de modo completamente efetivo.

Aproveite outras dicas para a sua propriedade! Assine a nossa newsletter, curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram para não perder nada.

Últimas notícias

Imagem da notícia

14 de outubro 2025

Como posso fazer minha uva ficar mais doce?
Imagem da notícia

12 de setembro 2025

Qual é a importância da rotação de culturas em sistema trienal?
Imagem da notícia

03 de setembro 2025

O que é a grama esmeralda e como plantar?

Conteúdo Relacionado

Imagem da notícia

12 de setembro 2024

Dicas para maximizar a eficácia das aplicações com o uso de adjuvantes
Imagem da notícia

17 de dezembro 2021

Saiba como utilizar adjuvantes de forma correta e eficaz
Imagem da notícia

29 de março 2023

Plantas daninhas: o que são, manejo e controle