Postado em 22 de outubro 2019
O potencial hidrogeniônico também é conhecido apenas como pH. Ele serve para medir o nível de acidez de qualquer meio, como o solo, a calda de pulverização ou de um determinado produto.
Variável de 0 a 14, tem o número 7 como o valor neutro. Acima dele, está a faixa básica e, abaixo, a ácida. O controle adequado dos valores permite obter melhores resultados nos processos de plantio, o que pode ser obtido com as melhores práticas.
Para não ter dúvidas sobre o que fazer, conheça o papel de um redutor de pH e entenda como ele pode ser útil.
Como a calda de pulverização é o meio no qual os produtos fitossanitários são aplicados nas plantações, ela deve ter as características adequadas para que o processo siga adequadamente. Na maioria dos casos, isso significa ter um pH entre 4,5 e 5,5, perdendo o mínimo de eficiência dos princípios ativos da mistura.
O uso de um redutor de pH serve para chegar na faixa ideal de pH, quando esta estiver muito alcalina, acima de 7. Desse jeito, ocorre a criação do cenário que é considerado ótimo para a atuação dos componentes fitossanitários.
A hidrólise é uma das principais vilãs ao falar na pulverização de defensivos agrícolas e outros produtos. Fungicidas, inseticidas e alguns fertilizantes sofrem com a quebra de moléculas em íons, que são estruturas menores.
O maior problema é que esses elementos são ácidos e, em contato com outros alcalinos presentes na água, são neutralizados. Então, os agentes ativos perdem sua função e não podem agir onde deveriam.
Com o redutor de pH, os íons podem permanecer livres, o que significa que atuam conforme o previsto. Desse jeito, pode-se garantir a melhor atividade para aqueles componentes.
Por conta da ampliação da acidez da calda de pulverização, os produtos têm maior "vida útil". Isso significa que atuam por um tempo maior e, portanto, oferecem um cuidado prolongado contra ervas daninhas, fungos e outros invasores.
A diminuição na faixa de pH, para uma faixa recomendada, é indispensável para garantir máxima eficiência de aplicação e atuação dos componentes escolhidos. Graças à proteção na calda de pulverização, os elementos ativos conseguem chegar ao seu destino e atuar como esperado.
Não menos importante, trata-se de um jeito de obter uma colheita muito maior. O aumento de produtividade do cultivo gera bom rendimento e garante uma colheita com desempenho otimizado.
Além disso, é um meio de reduzir a quantidade necessária de produtos para a aplicação e de evitar o desperdício logo após a pulverização. Na prática, é uma forma de tornar o cultivo mais proveitoso e o cuidado com a cultura mais eficiente.
O redutor de pH tem a importante função de elevar a acidez do meio de pulverização de diversos produtos. Com a aplicação correta, dá para fazer com que tudo saia do modo esperado, com o máximo de resultados.
Gostou das informações deste artigo? Então não fique de fora de muitas outras! Curta nossa página no Facebook!