Facebook Instagram LinkedIn YouTube
WhatsApp Button

Qual é o papel dos adjuvantes na otimização da aplicação de defensivos agrícolas?

Postado em 16 de janeiro 2024


Comprar adjuvantes agrícolas é uma decisão sábia de todo produtor rural que deseja melhorar o desempenho da lavoura, reduzir perdas e aumentar a produtividade. Isso porque os adjuvantes agríc...

Comprar adjuvantes agrícolas é uma decisão sábia de todo produtor rural que deseja melhorar o desempenho da lavoura, reduzir perdas e aumentar a produtividade. Isso porque os adjuvantes agrícolas têm a capacidade fundamental de melhorar o aspecto físico e químico da aplicação dos defensivos pulverizados nas mais diversas culturas.

Nesse sentido, especialistas explicam que o papel dos adjuvantes agrícolas na melhoria da qualidade, pode ser avaliado de quatro formas: a funcional, que se refere ao potencial de otimizar os produtos aplicados nas lavouras; a ambiental, atuando na redução das perdas, como a deriva; a agronômica, ou seja, o impacto direto na eficácia do produto, como o potencial de cobertura do alvo; e por fim, as questões operacionais relacionadas a utilização do pulverizador, como a redução de resíduos nos bicos, filtros e válvulas.

Quer entender mais? Então siga a rápida leitura!

 

Quais são os principais tipos de adjuvantes utilizados na otimização da aplicação de defensivos agrícolas?

Ao entender a utilização de cada tipo disponível no mercado, podemos afirmar que comprar adjuvante é um ato basicamente relacionado ao problema que o produtor quer resolver. Para cada tipo de problema na pulverização agrícola, há um tipo de adjuvante para solucionar a questão.

Para facilitar, o produtor rural pode ter em mente três tipos principais de adjuvantes: os espalhantes, que fazem a gota ter o maior contato possível com a folha; os adesivos, que possibilitam maior adesão do defensivo na folha, reduzindo a perda pelo escorrimento; e os umectantes, que diminuem a evaporação do produto usado na pulverização, também reduzindo a perda do produto.

Todas estas características fazem dos adjuvantes agrícolas produtos que ampliam o aproveitamento dos nutrientes e soluções aplicadas nas plantas. São substâncias que facilitam o trabalho do produtor rural no momento da aplicação, reduzindo perdas, melhorando o desempenho do produto aplicado e com preços competitivos.   

Como os adjuvantes contribuem para melhorar a eficácia dos defensivos agrícolas durante a aplicação?

Cada adjuvante agrícola tem uma missão, um objetivo, e por isso deve ser escolhido não pelo preço do adjuvante, mas sim conforme o seu propósito, que na prática sempre é facilitar e aumentar a eficácia da aplicação de defensivos.

Os adjuvantes classificados como surfactantes espalhantes, por exemplo, são capazes de aumentar a área de contato dos defensivos nas folhas. Já os surfactantes aderentes são produtos que atuam como uma espécie de “cola”, garantindo maior tempo de contato da substância aplicada na pulverização junto a folha, reduzindo perdas em caso de chuva.

De modo resumido, podemos dizer que aplicar um adjuvante agrícola na formulação ou na calda do defensivo, significa aumentar a eficiência do produto ou modificar algumas propriedades da solução, facilitando a aplicação do defensivo ou minimizando possíveis problemas.

 

Como os adjuvantes podem influenciar a adesão dos defensivos às superfícies vegetais?

No caso dos adjuvantes agrícolas espalhantes, a adesão dos defensivos ocorre devido a ampliação da área de contato da gota pulverizada com a folha.

Os adjuvantes umectantes, por sua vez, mantêm as gotículas de aspersão úmidas e assim evitam ou retardam sua evaporação, fazendo com que a gota permaneça mais tempo em contato com a superfície vegetal.

Ambos são produtos que aumentam a aderência dos líquidos ou sólidos na superfície da planta, um conhecimento importante do produtor precisa ter ao decidir comprar adjuvante. Ao produzirem esse efeito, os adjuvantes agrícolas diminuem o escorrimento das gotas e fazem com que elas permaneçam nas folhas, sem serem lavadas pela água da chuva.

         

De que forma os adjuvantes podem auxiliar na penetração dos defensivos nas folhas das plantas?

Além de adentrar nos tecidos vasculares e estômatos das folhas, os adjuvantes atuam na barreira natural presente na superfície das plantas, a cutícula, que se torna mais receptiva ao defensivo, facilitando a entrada do produto durante a aplicação de defensivos. Há também outros adjuvantes agrícolas que deixam a calda mais espessa, desse modo formando gotas maiores durante a pulverização.

Os adjuvantes ativadores, são capazes de criar reações que aumentam a atividade dos produtos quando adicionados ao tanque de pulverização. O objetivo dessa categoria de adjuvantes é melhorar a taxa de absorção de produtos pela planta.

Entre os ativadores, os adjuvantes surfactantes, por exemplo, atuam como solubilizante, aumentando a permeabilidade da cutícula da folha. Há ainda os óleos minerais, substâncias aditivas que aumentam a absorção dos herbicidas devido à sua ação direta sobre a cutícula das plantas, dissolvendo as gorduras da cutícula e das membranas celulares, eliminando assim as barreiras que diminuem a absorção dos herbicidas.

Os adjuvantes podem desempenhar algum papel na proteção do meio ambiente durante a aplicação de defensivos agrícolas?

Não há a menor dúvida de que os adjuvantes agrícolas podem ajudar na proteção ambiental. Isso porque existem adjuvantes que reduzem a deriva dos defensivos usados nas plantações, garantindo maior segurança na aplicação e menor risco de contaminação externa.

Afinal, a deriva é um dos principais problemas ambientais na agricultura, com potencial de contaminação do solo e fontes de água, além de problemas à saúde humana.

Além de ajudar a evitar a deriva, a utilização de adjuvantes também contribui na dosagem exata dos defensivos, evitando aplicações em excesso que também prejudicam o meio ambiente.

 

 

 

 

Últimas notícias

Imagem da notícia

24 de abril 2025

5 dicas para manter a grama sempre verde
Imagem da notícia

25 de março 2025

Condicionamento de solo: como preparar sua terra para o enraizamento ideal de milho
Imagem da notícia

10 de março 2025

Mix de nutrientes para hidroponia: como otimizar o crescimento de suas plantas

Produtos Relacionados   Seta esquerda   Seta direita

...

No Spuma - Fertilizante com ação antiespumante para caldas de pulverização

Conteúdo Relacionado

Imagem da notícia

13 de março 2019

Adjuvantes para pulverizações agrícolas
Imagem da notícia

29 de março 2023

Plantas daninhas: o que são, manejo e controle
Imagem da notícia

08 de janeiro 2024

Como os adjuvantes agrícolas podem reduzir os impactos dos defensivos agrícolas no meio ambiente?