Postado em 28 de julho 2025
O profissional responsável por preparar a calda aplicada na lavoura ou controlar a água no sistema hidropônico deve usar o melhor redutor de pH quando for preciso ajustá-lo aos níveis recomendados conforme a cultura, procedimento vital para aumentar a absorção dos nutrientes pela planta e garantir a eficiência da irrigação. O pH correto da calda ou da solução nutritiva hidropônica melhora a eficiência dos produtos e evita perdas.
O pH da calda elevado tem como resultado a redução da eficiência dos defensivos, fertilizantes e nutrientes, levando o produtor a ter prejuízos no manejo da cultura. Vale destacar que não existe um pH único para todas as aplicações, ao mesmo tempo em que ele tem influência direta na estabilidade e degradação do produto.
Se o pH ideal varia conforme o produto a ser aplicado em determinada cultura, o monitoramento nas mudanças de pH e da calda final são cuidados inegociáveis. Estando elevado, é preciso usar o melhor redutor de pH para reequilibrar a calda.
Um bom modo de ter controle é o Teste da Jarra. Trata-se de fazer a mistura da calda em menor escala, ou seja, utilizando um volume pequeno dos produtos, permitindo que as incompatibilidades sejam identificadas previamente à mistura no tanque, evitando os prejuízos de um pH alto e a perda de produtos e nutrientes.
O uso do melhor redutor de pH é indispensável sempre que o pH da água estiver acima de 6,5 na calda ou solução.
A escala de pH possui limites estabelecidos entre 0 a 14, sendo que uma solução com pH próximo de 7 é considerada neutra, com pH abaixo de 7 é considerada ácida e com pH superior a 7, básica ou alcalina.
O pH influencia diretamente a solubilidade dos ingredientes ativos e os íons presentes na água podem interagir com tais ingredientes ou com outros componentes da calda, de modo a comprometer a eficácia dos produtos presentes na mistura.
A correção do pH com o redutor de pH adequado, aumenta a eficiência dos defensivos, maximizando a absorção e a eficácia dos princípios ativos dos defensivos agrícolas, além de reduzir o risco de inativação ou precipitação.

A dose do melhor redutor de pH pode variar conforme o produto a ser utilizado e a faixa do pH inicial. Tendo como base o adjuvante pH5-Zn, redutor de pH desenvolvido pela Rigrantec, a dose varia entre 2 a 11 ml por 100 litros de calda.
O pH-5 Zn é um adjuvante agrícola, indicado para reduzir o pH da calda de pulverização. É um fertilizante com ação redutora de pH em formulação líquida, que pode ser usado em todas as aplicações foliares onde seja necessário ajustar o pH da calda de pulverização em culturas como cereais, frutas, hortaliças, entre outras, onde o uso de defensivos agrícolas é comum.
Vale destacar que antes de aplicar o produto, é fundamental medir o pH para depois ajustar a faixa ideal, levando em conta a cultura em que a mistura será aplicada e a faixa de pH mais indicada.
Todo produtor encontra na Rigrantec o melhor redutor de pH que existe no mercado brasileiro, com suporte técnico competente e atencioso e uma experiência de compra online fácil e segura.
O adjuvante pH5-Zn serve como redutor de pH em caldas de pulverização utilizadas na agricultura. O produto é especialmente projetado para ajustar o pH da solução de pulverização para uma faixa ideal, melhorando assim a eficácia dos defensivos agrícolas, como herbicidas, inseticidas e fungicidas.
O pH5-Zn também é compatível com outros adjuvantes agrícolas, como antiespumantes, antideriva e espalhantes, facilitando o uso conjunto e melhorando a eficácia geral da aplicação.
Ficou interessado? Então confira o site da Rigrantec ou, se preferir, mande uma mensagem pelo WhatsApp para os nossos atendentes especializados.