Postado em 13 de maio 2020
Uma pequena área de produção agrícola merece tanta atenção quanto os grandes latifúndios. Afinal, também é possível adotar, em menor escala, diversas estratégias para aumentar a produtividade e, assim, atingir os seus objetivos.
Nesse sentido, algumas dicas são essenciais para aproveitar ao máximo as oportunidades. Desse modo, você conseguirá explorar tudo o que a porção de terra tem a oferecer.
Na continuação do artigo, veja quais são as 4 dicas especiais para pequenas áreas de produção agrícola!
Praticas conservacionistas sempre devem ser adotadas, quando possível. Além de reduzir a mão de obra, o plantio direto preserva a estrutura química, física e biológica do solo. Ao preservar a camada superficial do solo, mantemos a matéria orgânica, melhoramos sua capacidade de absorver água e nutrientes e melhoramos diversas outras características que melhoram o desenvolvimento da cultura.
De uma maneira geral se economiza tempo e dinheiro, recursos tão importantes para sistemas de produção em geral ainda mais em pequenas propriedades. Além dessa economia, se ganha em qualidade, já que naturalmente a planta terá um meio mais favorável para se desenvolver.
Para que a produção agrícola entregue os melhores resultados, é indispensável reconhecer e atender às demandas específicas da área. Dependendo do tipo de solo, pode ser identificado como e quando fazer uma correção de pH e quais nutrientes aplicar, por exemplo.
Além disso, é crucial reconhecer quais são as exigências em relação ao clima e às particularidades do local. Assim, é possível criar condições favoráveis para o bom desempenho.
Para obter um bom retorno, também é preciso contar com o apoio de boas empresas do ramo. Pequenas e médias propriedades devem se preocupar com o gerenciamento de fornecedores, já que eles têm grande influência no desempenho das culturas.
O ideal é escolher empresas que sejam referências no segmento agrícola e que ofereçam produtos e soluções de qualidade. Na hora de adquirir insumos, como adubos, adjuvantes e defensivos, é indispensável selecionar uma marca reconhecida e com um bom mix de produtos.
Dessa forma, é possível garantir que a produção tenha as melhores características, inclusive em rendimento e de retorno. Isso também tem a ver com a segurança e com a consistência de resultados.
O fato de ser uma pequena propriedade não significa que é preciso se manter restrito a soluções tradicionais e até obsoletas. Mesmo as pequenas áreas de plantio devem profissionalizar a gestão — o que inclui adotar a tecnologia no dia a dia.
No passado, esses investimentos na produção agrícola eram destinados apenas aos grandes produtores. Contudo, hoje há opções para todos, como sistemas de gestão específicos para pequenos produtores, sistemas de produção que agregam mais valor ao produto – gerando mais renda, e máquinas que se adaptam bem em pequenas propriedades. Para obter um desempenho diferenciado, aproveite essas oportunidades e otimize a estrutura da sua propriedade.
Uma pequena área de propriedade agrícola pode render ótimos resultados — e isso só depende das decisões que você tomar. Com o uso dos melhores recursos, é possível explorá-la ao máximo.
Por falar em propriedades pequenas, aproveite para conhecer mais sobre a agricultura familiar! Para ficar sempre por dentro das novidades, assine a nossa newsletter e acompanhe muitas outras dicas no Facebook e no Instagram.