Postado em 08 de outubro 2019
Seja para consumo, seja para comercialização, os frutos precisam ser de boa qualidade. Hoje em dia, as pessoas reclamam muito por causa de frutas sem cheiro e sem sabor, que apodrecem logo, que não têm a mesma qualidade, nem a mesma durabilidade das frutas de antigamente.
Para o melhor desenvolvimento do seu pomar, vale a pena seguir algumas dicas para obter uma melhor produção, que possa ser mais rentável. Neste texto, mostraremos como obter frutos saborosos e maiores. Vale a pena conferir!
Para o correto plantio, as mudas devem ser selecionadas e agrupadas por tipo e por estágio de desenvolvimento, para que o crescimento das plantas seja uniforme.
Muitas frutas (ameixas, maçãs, peras) se originam de árvores que passaram por enxerto para obter maior uniformidade e sanidade das plantas. Ainda que exista a possibilidade de plantar com o uso de sementes, os frutos resultantes não serão os melhores para consumo e o tempo até a primeira colheita será muito maior.
Para se assegurar que a qualidade de fruto colhido será a esperada, o ideal é comprar as mudas de viveiros profissionais, que trabalhem com variedades adaptadas a sua região.
Um detalhe importante para entender como obter frutos saborosos é a questão do espaço. As árvores frutíferas precisam de um ambiente aberto que receba, no mínimo, 6 horas de completa luz solar. Dessa forma, a árvore desenvolverá mais resistência e conseguirá produzir frutos de melhor qualidade.
Nesse espaço também não devem existir muitas outras plantas, pois, nesse caso, a árvore terá que competir por nutrientes e água. Dependendo do tipo de árvore, ela poderá necessitar de muito espaço para crescer, considerando sua altura, largura, extensão dos galhos.
Para o plantio, leve em conta que as árvores frutíferas podem ser plantadas em qualquer época do ano, mas se na região os invernos são intensos, o ideal é plantar na primavera (BioGain NPK).
Não é à toa que costumamos representar a primavera como a época das árvores e das flores. Nessa estação, a árvore poderá desenvolver melhor suas raízes, aumentando a pega das mudas.
Dependendo da natureza do solo, é recomendado fazer buracos de 60 cm de profundidade, adicionando adubo ou algum composto específico (isso é apropriado em terrenos muito argilosos ou duros).
O uso de adubo e compostos orgânicos deixará o solo com uma estrutura melhor, permitindo drenagem mais adequada, abrindo mais espaço para as raízes.
Antes de plantar, acrescente nutrientes orgânicos, condicionadores de solo. Estes ajudam na correção do solo.
É importante posicionar corretamente a muda no buraco. As raízes devem permanecer espalhadas, e a linha enxertada localizada na base do caule precisa ficar em um nível mais alto que o solo. Caso as raízes atinjam o solo a partir do enxerto, aparecerão rebentos brotando da base do caule, o que tornara a árvore menos produtiva.
Para finalizar esse pequeno manual sobre como obter frutos saborosos e maiores, é importante ainda:
Para ter frutos maiores, com mais cores e mais doces a utilização de fertilizantes à base de aminoácidos e potássio é muito importante, pois aumenta o transporte de nutrientes para os frutos e fornece energia para que a planta trabalhe melhor.
Como obter frutos saborosos se não cuidar de sua árvore? Ela é um ser vivo e requer tratamento especial. Nunca se esqueça disso!
Gostou das sugestões? Gostaria de receber mais conteúdo semelhante? Aproveite para assinar a nossa newsletter e receber novidades em seu e-mail.