Postado em 04 de fevereiro 2021
A fruticultura é o ramo da agricultura que se dedica à produção de frutas. Fontes de importantes nutrientes, são cada vez mais consumidas por quem se preocupa com uma alimentação saudável.
As indústrias, como as de sucos, têm alta demanda por frutas. O Brasil responde por uma fatia importante do mercado mundial e apresenta rápida expansão. A tecnologia agrícola favorece a qualidade do cultivo de manga, abacate, laranja, uva e de outras frutas em várias regiões do país.
Neste artigo vamos falar um pouco desse ramo e de como tem se expandido no Brasil. Que tal conferir e conhecer um pouco mais do segmento em nosso país?
A produção da fruticultura brasileira representa uma fatia grande no mercado mundial. O país é o terceiro maior produtor de frutas do planeta, atrás da China e da Índia. O volume anual de produção atinge 40 milhões de toneladas e a exportação atinge receitas de cerca de 1 bilhão de dólares.
A fruticultura nacional ganhou impulso a partir dos investimentos em tecnologia e ciência voltadas para a agricultura. A pesquisa agrícola foi determinante para a melhoria genética de frutos. Por isso, foi possível exportar um grande volume de laranja, banana e mamão, frutas que estão entre os principais itens brasileiros exportados.
Existem 30 polos fruticultores, do Rio Grande do Sul até a Amazônia. As quatro maiores culturas de frutas do país são a laranja, a banana, a uva e a maçã. Em alguns estados, como o Tocantins, destaca-se a produção de abacaxi, coco, manga, melão e melancia. A produção de uva e manga, no Vale do Rio São Francisco, é referência na qualidade e tecnologia. A transposição do rio transformou o cenário e a economia, tornando a região o 3º maior polo produtor de frutas do mundo.
Apesar do momento de crise na economia brasileira, a fruticultura é uma das atividades do agronegócio que mais apresentam expansão. O consumo de frutas aumenta com o crescimento do mercado de alimentação saudável. O comércio e a indústria nacional têm muita demanda por frutas tropicais, como a manga e a banana.
Ainda há imenso mercado não explorado para as espécies de clima temperado que já são cultivadas com sucesso no Brasil, a exemplo da uva e da maçã. Apesar das imensas colheitas, o país nem sequer atingiu o nível de consumo per capita recomendado pela Organização Mundial de Saúde.
As exportações de frutas brasileiras representam por enquanto menos de 10% do volume produzido e comercializado. No entanto, esse percentual tende a subir devido à abertura de novos mercados, como o asiático, inclusive entre os países do Oriente Médio.
A procura por frutas cresce também nos países da União Europeia e nos Estados Unidos. Portanto, a fruticultura é um dos setores da agricultura mais promissores para se investir atualmente. Além disso, a atividade é perfeitamente compatível com modelos de agricultura sustentável.
Agora você já sabe que a fruticultura é um mercado que apresenta boas perspectivas de crescimento, seja no Brasil, seja no mundo. Ainda há muito espaço para crescimento tanto para atender às demandas nacionais quanto para as exportações. Esse tipo de atividade agrícola atende a todos os perfis de consumidores em todo o mundo.
Esse conteúdo foi útil para o planejamento da sua atividade agrícola? Então, siga a gente agora no Facebook e no Instagram para ler mais conteúdos informativos sobre agricultura!