Postado em 19 de janeiro 2024
Os corantes dão importante contribuição ao serem utilizados na pulverização, pois proporcionam visualmente a sinalização do local onde o produto foi aplicado e onde não foi. Desse modo, a marcação realizada pelo corante agrícola se torna um fator primordial para evitar aplicações repetidas onde a fertilização já foi feita, assim como mostrar onde a aplicação ainda precisa ser realizada.
Ao permitir a fácil visualização da pulverização, os corantes agrícolas garantem benefícios econômicos ao evitar que a pulverização seja duplicada ou ao chamar atenção para as áreas desprotegidas pelo produto.
Como um adjuvante agrícola, o corante cumpre então a função de sinalizador de pulverização. O produtor que fizer a aquisição de um corante agrícola, perceberá que se trata de um excelente investimento. É possível encontrar adjuvantes com bons preços no mercado. É o caso, por exemplo, do MarcAzul, um corante líquido que, ao ser adicionado ao tanque de pulverização, age como marcador para auxiliar na visualização das áreas pulverizadas.
Outra boa opção é o Hi-Light, um fertilizante com indicador na cor azul, que auxilia na avaliação da qualidade da pulverização de defensivos agrícolas ou outros fertilizantes. Recomendado para identificação de aplicações pontuais, o produto pode ser usado em cultivos como uva, cana-de-açúcar, silvicultura e pastagens.
Podemos dizer que os dois principais benefícios são o econômico e o efetivo. Econômico porque o uso do corante agrícola permite que a área seja pulverizada uma única vez, resultando em economia de produto e de tempo; além de aumentar a segurança do operador.
E efetivo porque, ao reduzir o desperdício e mostrar facilmente as áreas que foram pulverizadas e as que ainda não foram, o adjuvante agrícola cumpre também a função de fiscalizar o trabalho dos operadores. Sua ação possibilita controlar e fiscalizar as áreas aplicadas, garantindo eficiente supervisão nos trabalhos com fertilizantes, defensivos e outras substâncias.
Dessa forma, o uso dos corantes agrícolas permite, ao mesmo tempo, o melhor controle da equipe de trabalho e diminui o desperdício.
Os adjuvantes agrícolas com a função de corantes, são utilizados para aplicação em lavouras e pastagens, por meio do uso de pulverizador de barras, sendo mecânico ou autopropelido.
Vale destacar a importância de cuidar a vazão por hectare nessas situações. Na produção de cana-de-açúcar, por exemplo, o produto é amplamente utilizado para a catação química, onde o operador sai literalmente catando as plantas daninhas em meio a plantação e aplicando o herbicida.
Já em videiras, o corante agrícola é utilizado em pulverização junto com os produtos para a quebra da dormência. No Vale do São Francisco, importante região produtora de uvas no Brasil, o adjuvante agrícola é utilizado em uma aplicação bem especifica, com um equipamento chamado de “bandeijão".
As principais vantagens de se utilizar um corante agrícola como o MarcAzul, são a total compatibilidade com outros produtos adicionados no tanque de pulverização, além de ser um produto atóxico, biodegradável e que desbota em até 72 horas após a aplicação, não deixando resíduos. Sendo um corante agrícola com preço competitivo, é aplicado como marcador em pastagens, catações químicas, em áreas agrícolas e florestais, podendo também ser utilizado em áreas industriais, rodovias, praças, clubes, aeroportos, sub-estações elétricas ou água de reuso, nestes casos para objetivos diferentes da pulverização agrícola.
Além das vantagens econômicas e do controle na atividade da pulverização, os adjuvantes agrícolas com a função de corante, ao serem adicionados aos produtos químicos pulverizados, permitem que os operadores visualizem a área que já foi tratada.
Essa visualização evita sobreposições desnecessárias e possibilita a aplicação apenas da quantidade estritamente necessária de agroquímicos. Dessa forma, acertando bem o “alvo”, o produtor que quer comprar corante agrícola terá a tranquilidade de agir para reduzir o risco de contaminação de áreas não destinadas à pulverização.
Ao evitar a famosa deriva, o corante agrícola minimiza o uso excessivo de produtos químicos e contribui para a não contaminação de fontes de água, outras lavouras ou áreas habitadas.
A motivação em adquirir adjuvantes, no caso específico, em comprar corante agrícola, também é uma medida que pode ser usada para identificar vazamentos no equipamento de pulverização. Isso porque o produto permite com que os operadores corrijam imediatamente os problemas e evitem a liberação não controlada de produtos químicos no ambiente.
A segurança do operador é outra vantagem que merece destaque. A visualização clara e fácil da área tratada aumenta a segurança do operador, pois assim ele pode evitar áreas já tratadas e, consequentemente, reduzir a exposição direta aos produtos químicos. Além disso, a rápida detecção de vazamentos contribui para a proteção do operador contra exposições acidentais.
Por fim, mas não menos importante, o uso de corantes agrícolas na pulverização, facilita muito o monitoramento ambiental pós-aplicação. Isso melhora o trabalho de especialistas, que podem então avaliar visualmente, com mais precisão, a extensão da aplicação e realizar análises mais precisas sobre os potenciais impactos ambientais.