Postado em 06 de outubro 2021
Confira como o plantio de trigo pode se tornar uma opção de cultura de inverno lucrativa.
O trigo é um cereal muito presente a mesa dos brasileiros, principalmente na forma de farinha, utilizada para o preparo de massas como pães, bolos, macarrão, dentre tantas outras, porém essa popularização não acontece somente por aqui, já que a utilização do trigo também é apreciada na Europa e restante da América.
Visto que se trata de uma opção para o mercado interno e também para importação, o plantio de trigo é uma das principais escolhas nacionais para cultura de inverno, acima de alternativas como cevada, centeio e aveia.
No entanto, assim como ocorre em qualquer cultura, a plantação de trigo possui algumas peculiaridades e necessita de alguma atenção especial. Para facilitar o sucesso da lavoura de trigo, destacamos alguns pontos de atenção para se obter sucesso com o plantio, confira abaixo:
A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) certifica uma série de produtores de sementes que contam com melhoramento genético de trigo para atender a demanda e exigências de mercados específicos, como, por exemplo, a panificação.
Existem algumas variedades exclusivas para cada estado considerando o clima e a genética favorável para explorar o máximo de potencial produtivo de cada material genético. No entanto, o sul do país são os grandes produtores de trigo, mas com a evolução da genética hoje temos variedades desenvolvidas para cultivar na região do Cerrado do Brasil com tetos de produção bem atrativos (Embrapa, 2020).
Através do planejamento e histórico de cada área, se determina qual o tipo de manejo de solo a ser realizado, se tem necessidade ou não de fazer uma análise de solo. Isso vai depender de cada propriedade, ou seja, cada propriedade tem suas particularidades de plantio. Exemplo: o plantio convencional precisa revolver o solo para preparar a área e solo fica exposto ao tempo, já o plantio direto realiza o plantio em cima de palhada da cultura anterior retendo a umidade no solo, evitando erosões, entre outros benefícios.
Em relação a cultivar de trigo a se plantar, respeitar o espaçamento entre planta e linha, verificar a densidade de planta por metro, e a necessidade de utilizar pivô de irrigação em áreas pequenas, assim mantém a produção sem sofrer perdas por estresse hídrico.
Os maiores problemas enfrentados no plantio de trigo não diferem das demais lavouras, mas possuem as suas especificidades em relação às daninhas, doenças, pragas e clima.
Agora que você já conhece algumas das práticas para o plantio de trigo, confira as soluções da Rigrantec que podem te auxiliar neste processo, como produtos para nutrição, o BioGain Mo Zn podendo ser aplicado no tratamento de sementes e via foliar, promove efeito enraizador, melhora o arranque inicial e o desenvolvimento vegetativo, micronutrientes (quelatos e complexos), dentre outros.