Postado em 16 de julho 2019
O tratamento industrial de sementes (TIS) se baseia na aplicação de um produto que recobre as sementes. Normalmente, é feito com polímeros, pós secantes e até com pigmentos variados.
Uma vez que seja usado, o componente reveste as sementes e oferece diversas propriedades. Alguns até modificam a cor; e outros ajudam no processo industrial. Além de torná-las mais atrativas comercialmente, é possível obter ótimos resultados no início de atuação na lavoura.
Para não ter dúvidas, veja quais são as 4 principais vantagens do tratamento industrial de sementes e entenda como atua.
O maior objetivo de realizar o processo é garantir que se forme uma camada protetora ao redor da semente. Essa fina película serve para impedir que a estrutura seja “agredida” pelas condições externas. Também é uma qualidade que ajuda a obter a melhor produtividade com o plantio adequado.
Ao mesmo tempo, o tratamento não altera as condições normais de germinação ou outras características. A planta vai se desenvolver exatamente como o esperado — a única diferença é que estará mais protegida para que o processo tenha início da maneira ideal.
Por falar em proteção contra as condições externas, a temperatura e a umidade são duas grandes vilãs. Dependendo das características, isso pode levar à germinação da estrutura ainda quando está ensacada. Também podem ocorrer perdas diversas, como o surgimento de mofo ou até a inutilização.
Com o tratamento industrial de sementes, tudo pode ser evitado. Com a devida camada de proteção, há mais conservação e durabilidade. Na prática, é algo que diminui as perdas e impede prejuízos.
Além de proteger, a aplicação dos polímeros é essencial para favorecer a atuação de outros componentes. Para garantir que a planta tenha aquilo de que precisa para se desenvolver, é normal pensar em estratégias de nutrição e disponibilidade de micronutrientes.
No entanto, se os elementos não estiverem perto da semente, o processo é prejudicado. Com o tratamento, é possível fixar esses compostos com facilidade, o que estimula o desenvolvimento.
O mesmo acontece com outros recursos, como fungicidas, enraizadores e outras soluções. Além de tudo, o produto melhora a homogeneização ou distribuição dos componentes na superfície. Com a união de todos esses “ingredientes”, a germinação é favorecida e acelerada.
Um dos problemas no campo é o cuidado com a saúde dos trabalhadores. O manuseio de algumas sementes libera uma grande quantidade de poeira que, absorvida, causa dificuldades diversas.
O tratamento industrial de sementes ajuda a resolver o quadro porque cria a “cápsula” protetora e, assim, evita a liberação de poeira. Dessa forma, há muito mais segurança para os operadores e menos preocupação com a gestão desse problema.
O tratamento industrial de sementes é essencial para garantir proteção e cuidado extra com essas estruturas. Então, é possível favorecer a germinação e levar à conquista de produtividade e economia.
Soluções Indicadas pela Rigrantec:
- ColorSeed HE: Polímero colorido com pigmentos orgânicos para Tratamento Industrial de Sementes (TIS).
- ColorSeed UP: Polímero colorido com pigmentos orgânicos aditivado com polímeros vegetais (ação bioestimulante) para TIS.
- PolyDry: Pó secante com alto poder de absorção de calda para TIS e tratamento on farm.
- PolySeed CF: Polímero incolor para tratamento de sementes on farm
Gostou de conhecer esses benefícios? Aproveite e curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de outras novidades!