Facebook Instagram LinkedIn YouTube
WhatsApp Button

Micronutrientes e seus benefícios para a colheita

Postado em 14 de janeiro 2021


Os micronutrientes das plantas são utilizados pelas plantas em menores quantidades, mas isso não significa que eles sejam menos importantes para a produção agrícola. A deficiência de um micr...

Os micronutrientes das plantas são utilizados pelas plantas em menores quantidades, mas isso não significa que eles sejam menos importantes para a produção agrícola. A deficiência de um micronutriente na planta pode ocasionar grandes perdas na produtividade. 

As deficiências nutricionais afetam diretamente a colheita por isso, merecem atenção. Recomenda-se o uso de fertilizantes com níveis de micronutrientes para evitar e suprir possíveis carências.

A seguir, veja quais são os benefícios atrelados aos micronutrientes e entenda por que combater as deficiências na colheita.

O zinco é especialmente importante para o milho e a soja

O zinco é essencial para o desenvolvimento de proteínas nas plantas. Por isso, está relacionado ao enchimento de grãos, com destaque para o milho e para a soja. Ele também ajuda a fortalecer as células e a garantir a integridade desses elementos estruturais das plantas.

Com a nutrição adequada quanto a esse componente, a colheita se torna mais produtiva, pois as plantas e suas estruturas se desenvolvem com maior intensidade. 

O ferro é um importante micronutriente para a fotossíntese 

O ferro é um nutriente imóvel. Ele desempenha um papel vital na fotossíntese, é essencial no metabolismo energético e na respiração celular, sendo também necessário para a fixação de nitrogênio na soja.

Contudo, é preciso ter cuidado com o seu acúmulo. Em excesso, a água não consegue penetrar e não há a devida absorção de fósforo.

O manganês favorece o desenvolvimento de estruturas

O manganês está entre os micronutrientes mais importantes para o crescimento das plantas e para a colheita. Graças a ele, há a ativação de diversas enzimas que favorecem o crescimento e até o aceleram.

Esse micronutriente atua na síntese da clorofila, que é um dos responsáveis pelo aspecto verde das folhas. Logo, um dos sinais mais claros de sua deficiência é a clorose entre as nervuras, iniciando-se pelas folhas jovens.

Por causa disso, é um elemento que interfere diretamente na fotossíntese e na produtividade da lavoura. Portanto, manter os níveis adequados é essencial para um melhor desempenho.

O boro é um dos micronutrientes essenciais para a colheita

O boro é um dos principais responsáveis por garantir que as células tenham energia para que possam se desenvolver. Isso acontece porque é um dos micronutrientes que ajudam no transporte de carboidratos e açúcares para as células, que consumirão esses “combustíveis” para gerar energia.

Por causa disso, o boro também é essencial para a formação de seiva e para a alimentação das demais células. A sua deficiência, portanto, compromete o desenvolvimento de todas as partes da planta e prejudica os resultados que são obtidos na colheita.

Os micronutrientes são essenciais para a realização de processos importantes para o crescimento e para o fortalecimento das plantas. Com o uso de um fertilizante agrícola, é possível obter condições adequadas para maximizar a produtividade e o rendimento.

Para garantir a disponibilidade ideal de elementos, veja como os bioestimulantes podem ser alternativas interessantes.

Aproveite para assinar a nossa newsletter, curtir nossa página no Facebook e nos seguir no Instagram para não perder nada.

Últimas notícias

Imagem da notícia

14 de outubro 2025

Como posso fazer minha uva ficar mais doce?
Imagem da notícia

12 de setembro 2025

Qual é a importância da rotação de culturas em sistema trienal?
Imagem da notícia

03 de setembro 2025

O que é a grama esmeralda e como plantar?

Produtos Relacionados   Seta esquerda   Seta direita

GeoQuel Zinco 15 EDTA - Fertilizante com 15% de Zinco quelatizado com EDTA

GeoQuel Zinco 15 EDTA - Fertilizante com 15% de Zinco quelatizado com EDTA

GeoQuel Manganês 13 EDTA - Fertilizante com 13% de Manganês quelatizado com EDTA

GeoQuel Manganês 13 EDTA - Fertilizante com 13% de Manganês quelatizado com EDTA

BioQuel Ferro 12 HGA - Fertilizante com 12% de Ferro complexado com HGA

BioQuel Ferro 12 HGA - Fertilizante com 12% de Ferro complexado com HGA

Conteúdo Relacionado

Imagem da notícia

13 de janeiro 2021

Monitoramento da lavoura: saiba como fazer digitalmente
Imagem da notícia

29 de outubro 2019

Aprenda como calcular o custo de produção por hectare
Imagem da notícia

04 de junho 2021

Confira 5 vantagens em investir no cultivo orgânico