Postado em 04 de maio 2021
O uso de algas marinhas na indústria de cosméticos e dermatológica é do conhecimento de todos. Mas elas promovem benefícios também na agricultura.
No Brasil, muitos empreendedores do agronegócio usam tecnologias baseadas em algas para obter lavouras mais sustentáveis e mais produtivas.
Neste post, vamos mostrar como as algas podem oferecer muitos benefícios à agricultura. Leia até o final e veja como é possível aumentar sua produtividade por meio desses organismos protistas!
A moderna agricultura propõe inovações e práticas que permitem que os produtores rurais consigam melhorar sua eficiência e diminuir o consumo de recursos naturais como terra e água e também a energia que são requeridos para suprir a necessidade mundial de alimentos, fibras e combustível.
As práticas agrícolas costumam realizar impacto sobre os recursos naturais e a natureza em geral. As práticas sustentáveis procuram assegurar a proteção do meio ambiente. A agricultura sustentável tem como objetivos:
Os fertilizantes organominerais são valiosos para qualquer categoria de lavoura, pois promovem o aumento na produção.
O uso destes insumos é ainda mais recomendado porque são produtos sustentáveis e ecológicos. Os bioestimulantes são os fertilizantes que muito contribuíram para impulsionar a evolução das práticas agrícolas.
Sem estes produtos, as plantas não se desenvolveriam com o mesmo vigor, as colheitas seriam menores, os lucros dos produtores rurais também seriam menores e a produção chegaria as mesas dos consumidores com uma qualidade inferior a de hoje.
A utilização de fertilizantes organominerais já é comum na agricultura. É uma ótima opção considerando os benefícios que oferecem.
Os produtos à base de algas marinhas melhoram a capacidade fotossintética das plantas, ou seja, são bioestimulantes.
Como bioestimulantes, as algas marinhas são alvo de estudos e diferentes resultados positivos de sua aplicação já foram confirmados.
Sua ação melhora o equilíbrio fisiológico das plantas, acelera a germinação, induz a planta a um maior enraizamento, incrementa a floração e a taxa de fecundação, melhorando a quantidade e qualidade dos frutos, otimiza a capacidade fotossintética, promove ação antiestressante, que induz as plantas a uma maior resistência a estresses bióticos e abióticos.
O BioGain NPK é um exemplo de produto à base de algas marinhas que se destaca como importante aliado do produtor rural.
Entre suas principais características, podemos citar:
As algas marinhas são ingredientes importantes para aumentar a produtividade da lavoura e fomentar práticas de agricultura sustentável.
Gostou de nossas informações? Aproveite e saiba mais sobre como a agricultura sustentável contribui para ter um solo fértil e benéfico! Aproveite para nos seguir no Facebook e no Instagram para ler mais conteúdos informativos sobre agricultura! E para mais informações ou orçamento entre em contato pelo WhatsApp!
