Postado em 15 de agosto 2024
Devido à alta demanda de alimentos no mundo, utilizar fertilizante é algo indispensável para que sejam produzidos em maior quantidade e mais qualidade. Resumidamente, podemos dizer que os fertilizantes são aplicados no solo ou diretamente nas plantas para fornecer os nutrientes que elas necessitam para crescer e se desenvolver.
Assim, a principal vantagem dos fertilizantes é promover a construção e a manutenção da fertilidade do solo ao repor o que as plantas retiram durante os processos de crescimento e produção.
Neste cenário, o papel dos fabricantes de fertilizantes é fundamental. São as empresas de adubos e fertilizantes que desenvolvem esse importante produtor para o desenvolvimento agrícola.
Quer entender mais sobre as particularidades dos fabricantes de fertilizantes? Então siga a leitura!
Os fabricantes de fertilizantes são muito importantes na agricultura moderna. Afinal, são os fornecedores de fertilizantes que produzem os insumos que garantem os nutrientes essenciais para o desenvolvimento das plantas e, consequentemente, para atender às demandas por alimentos.
Em 2023, conforme dados da Associação Nacional para Difusão de Adubos, a importação de fertilizantes pelo Brasil alcançou o valor recorde de mais de 39,4 milhões de toneladas. Isso significa que o País importa mais de 80% dos adubos usados na produção local, o que revela um ponto de fragilidade do segmento agrícola brasileiro e, ao mesmo tempo, a importância do fabricante de fertilizantes no Brasil e o próprio papel dos fabricantes de fertilizantes. Se por um lado o agronegócio é protagonista nacional, por outro, a nossa produção local por empresas de adubo e fertilizantes têm um vasto campo para crescer.
Nos últimos anos, com a facilitação do acesso aos fertilizantes, os agricultores têm conseguido aumentar a produção agrícola e melhorar a eficiência das lavouras. Isso colabora para os produtores poderem diversificar as culturas, inclusive cultivando em diferentes tipos de solo e condições climáticas, reduzindo custos de produção e maiores rendimentos.
O papel dos fabricantes de fertilizantes, como a Rigrantec, envolve a produção de adubos de origem variada. Basicamente, os fertilizantes podem ser orgânicos, inorgânicos ou organominerais. Os primeiros são feitos de esterco, húmus de minhoca ou compostagem de resíduos vegetais. Apesar de sua utilização exigir um período maior de assimilação, em comparação com o dos fertilizantes inorgânicos (ou químicos), eles contam com a vantagem de promover o desenvolvimento da flora microbiana do solo, contribuindo para a reabilitação das condições físicas da terra.
Já os fertilizantes inorgânicos vêm de minerais, rochas ou do solo, enquanto que os organominerais — como o nome bem sugere — são produzidos a partir da mistura de fertilizantes minerais e orgânicos. Comparado com o fertilizante oriundo apenas do esterco animal, o organomineral tem maior concentração de nutrientes e sua solubilização gradativa garante que o cultivo o absorva durante todo o seu desenvolvimento.
De modo geral, os fabricantes de fertilizantes no Brasil e no mundo trabalham com composições de adubos que variam entre:
- Nitrogenados (ureia e nitrato de amônio);
- Fosfatados (superfosfato simples e fosfato de rocha);
- Potássicos (cloreto de potássio e sulfato de potássio);
- Compostos (misturam dois ou mais nutrientes essenciais, como NPK em diferentes proporções);
- Fertilizantes foliares (aplicados diretamente sobre as folhas das plantas, fornecem nutrientes de forma rápida para corrigir deficiências específicas). A Rigrantec, tradicional fabricante de fertilizantes, produz os fertilizantes foliares BioGain Nut, BioGain CoMo+, BioGain MoZn, Amino Florada entre outros;
- Fertilizantes de liberação lenta;
- Fertilizantes orgânicos (derivados de materiais orgânicos).
A qualidade do fertilizante começa pela escolha da matéria-prima. É ela que vai garantir a elaboração de produtos de altíssima qualidade. Depois, a qualidade dos fertilizantes produzidos no território nacional está ligada ao rigoroso controle de qualidade dos fabricantes de fertilizantes no Brasil. É esse controle que tem a capacidade de garantir a eficiência dos produtos desenvolvidos para promover o crescimento saudável das plantas e aumentar a produtividade das culturas.
Um dos aspectos fundamentais do controle de qualidade é a análise química precisa e detalhada. É ela que permite determinar a precisa composição dos fertilizantes, incluindo a concentração dos nutrientes essenciais, como nitrogênio, fósforo e potássio. Outro aspecto importante do controle de qualidade são os testes de pureza realizados para detectar a presença de possíveis impurezas, como metais pesados e resíduos de pesticidas. Os testes de pureza também garantem a segurança e a qualidade dos fertilizantes utilizados nas lavouras.
O monitoramento contínuo é parte-chave de todo processo de produção, assim como a realização de análises de amostras para garantir que o produto final esteja de acordo com as especificações. As etapas do controle de qualidade incluem, por fim, a rastreabilidade, o armazenamento seguro do produto e testes de campo e ensaios em diferentes condições de solo e cultivo para avaliar a eficácia e a segurança dos produtos.
Por tudo isso, o papel dos fabricantes de fertilizantes é relevante exatamente devido a importância do produto. No Brasil, uma empresa de adubos e fertilizantes séria e compromissada, como a própria Rigrantec, adota diversas práticas e processos para garantir a qualidade de seus produtos.
No Brasil, existem regulamentações e normas específicas que estabelecem os padrões de qualidade e segurança dos fertilizantes. As leis e instruções normativas podem ser consultadas neste link do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento.
Os processos de fabricação impostos pela legislação ao fornecedor de fertilizantes no Brasil garantem que os produtos tenham a composição desejada e sejam eficazes. Tais processos podem variar conforme o tipo de fertilizante e as tecnologias utilizadas pela empresa.
No caso da Rigrantec, ciente do seu papel como fabricante de fertilizante, são utilizados processos modernos capazes de produzir uma variedade de produtos oferecidos ao consumidor brasileiro.
Ao citarmos especificamente os fertilizantes, sua preparação é realizada com soluções altamente concentradas e formuladas para aplicação direta nas folhas das plantas ou no solo. Os fertilizantes da linha Nutrição são à base de ácidos húmicos, ácidos fúlvicos, algas marinhas e aminoácidos, enriquecidos com micronutrientes quelatados, que permitem maior disponibilização de nutrientes no solo e maior absorção e translocação na planta.
Com ação bioestimulante, estes produtos ajudam as plantas a resistirem à fadiga física, química e ambiental, promovendo maior desenvolvimento de raízes, ramos e folhas, indução e fixação das flores e melhor desenvolvimento e qualidade dos frutos.