Postado em 05 de novembro 2020
A produção rural depende de técnicas eficazes e métodos sustentáveis para prosperar. Não adianta se fechar às inovações ou esquecer a necessidade dos princípios sustentáveis. Seja qual for a cultura, é importante investir em soluções que sejam eficazes para o seu agronegócio.
Claro que encontrar formas de reduzir custos é uma necessidade de qualquer empreendimento. Por isso, vamos dar dicas de soluções econômicas que podem fazer a diferença em seu agronegócio!
A partir do momento em que as indústrias compreendem o desenvolvimento das culturas e o modo como elas são prejudicadas por pragas, elas conseguem implementar mudanças genéticas ou fabricar insumos e defensivos mais eficazes, que contribuem para tornar as culturas mais resistentes. Também ajudam a promover um crescimento de melhor qualidade e otimizam uma melhor produtividade.
De acordo com a ONU, “biotecnologia, significa qualquer aplicação tecnológica que utilize sistemas biológicos, organismos vivos, ou seus derivados, para fabricar ou modificar produtos ou processos para utilização específica”.
É o caso de produtos à base de aminoácidos, algas marinhas, substâncias húmicas e micronutrientes quelatizados destinados à nutrição dos vegetais. Isto permite resultados melhores e mais estáveis.
Os fertilizantes organominerais apresentam matéria orgânica que deixa o solo mais fértil e otimizam as suas propriedades físicas. Entre suas vantagens, eles aumentam a capacidade de o solo em reter a água, ajudam a diminuir sua densidade aparente, liberam nutrientes, promovem o equilíbrio biológico, aumentam a sua porosidade total e formam agregados que podem diminuir a erosão.
Os polímeros também são importantes para reduzir gastos no agronegócio e aumentar a eficiência dos cultivos.
Existem polímeros protetores usados no tratamento industrial de sementes (TIS), como o PolySeed 70 e o PolySeed CF e a linha ColorSeed, que oferecem diferentes opções de cores e brilho para tratamento. Para o TIS o uso de pó secante, como o PolyDry, complementarmente com os polímeros ajuda na secagem, fluidez e manutenção do vigor das sementes tratadas.
Os drones são uma tecnologia que vem sendo aplicada no agronegócio com sucesso e também contribui para a redução de custos, para gerar mais economia. Estes equipamentos captam imagens aéreas das lavouras em HD, com alta resolução, alguns possuindo até sensores infravermelhos.
As imagens são processadas e ajudam a identificar com maior exatidão as pragas e outros problemas (assoreamento dos rios, erosão do solo). Quando os produtores compreendem melhor as variabilidades entre as diferentes propriedades, fica mais fácil encontrar soluções que aproveitam ao máximo a capacidade produtiva do solo.
Investir em drones certamente é um custo-benefício vantajoso, já que os benefícios são perceptíveis em médio e longo prazo.
O mapeamento do solo permite analisar o nível de fertilidade por meio da comparação das amostras georreferenciadas. Essa medida ajuda a identificar regiões com deficiências nutritivas. Permitindo o uso da agricultura de precisão.
Conhecendo tantos aspectos relevantes, o produtor rural tem a oportunidade de investir nas eventuais correções. Pode equilibrar níveis de potássio, fósforo e calcário, por exemplo. Consequentemente, há melhoria na qualidade da adubação e a produtividade aumenta.
Essas são 4 ferramentas que representam diferenciais para seu agronegócio. Implicam em redução de desperdícios, em mais produtividade e lucratividade, em maior precisão nas ações de planejamento e controle.
Quer saber como conseguir mais sucesso no agronegócio? Aproveitando o tema desse artigo, veja como obter maior produtividade, rentabilidade e segurança no plantio!
Aproveite para assinar a nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos, curtir nossa página no Facebook e nos seguir no Instagram!