O tratamento de sementes é uma medida preventiva essencial na agricultura de alta performance. Essa prática contribui para viabilizar a larga escala de produção agrícola, ao garantir a sanidade das sementes. O uso de pó secante contribui para tornar essa prática ainda mais eficiente.
O pó secante é um produto especificamente desenvolvido para atuar como um finalizador de processo de tratamento de sementes, pois tem a capacidade de absorver e reduzir o excesso de umidade superficial das sementes, oriunda da calda de tratamento.
O pó secante otimiza o processo de tratamento de sementes pois ele atua na fixação do polímero, absorvendo a umidade da calda. Isso facilita os processos de ensaque e plantio, pois promove uma rápida secagem. Além disso, confere brilho acentuado nas sementes, o que melhora seu acabamento, tornando-as comercialmente mais atrativas.
• Permite maior rapidez no tratamento das sementes, deixando-as prontas para ensaque ou plantio, além de possibilitar o tratamento com alto volume de calda;
• Ao proporcionar rápida secagem, evita aglomerados de sementes no ensaque e ajuda a evitar o início da pré-germinação na embalagem;
• Contribui para melhor fluidez no processo de semeadura, reduzindo a necessidade de uso do grafite;
• Confere às sementes um brilho acentuado, deixando-as comercialmente mais atrativas.
Como o pó secante atua na fixação do polímero, absorvendo a umidade da calda, deve ser utilizado na finalização do tratamento, ou seja, é o último material aplicado no tratamento das sementes. Deve ser utilizado em recipiente ou caixa individual para pós com dosadores.
Embora seu uso seja fundamental ao tratar sementes com alto volume de calda, o pó secante pode ser utilizado sempre que se deseja otimizar o processo de tratamento de sementes, pois é um produto que promove rápida secagem.