O tratamento de sementes é uma prática essencial na agricultura de alta performance. O uso de polímeros com enraizador não apenas torna essa prática mais segura e eficiente, mas também contribui para otimizar o processo de germinação das sementes.
Os polímeros são utilizados para revestir as sementes no tratamento, assegurando a proteção dos produtos inoculados. A adição de um enraizador no tratamento, promove um estímulo no crescimento das raízes, otimizando a germinação e o desenvolvimento inicial das plantas.
Fertilizantes podem ser adicionados no tratamento de sementes para otimizar o processo de desenvolvimento das plantas. O uso de polímeros com enraizador, visa otimizar esse processo, à medida em que possibilita a redução de custos com enraizadores. Além disso, tende a reduzir o volume de calda no tratamento.
• A utilização de polímeros com enraizador promove uniformidade da germinação das sementes;
• Ao proporcionar um desenvolvimento radicular adequado, as plantas têm melhor acesso a nutrientes e água;
• Por contribuírem para o estabelecimento das raízes, contribuem para a redução de custos adicionais de aplicações nos estágios iniciais de desenvolvimento das plantas.
Os polímeros com enraizador devem ser utilizados no tratamento de sementes, adicionados diretamente na calda de tratamento, respeitando a ordem e as doses recomendadas. Os polímeros tendem a secar em alguns minutos após a aplicação. Porém, com grandes volumes de calda, recomenda-se a utilização de pó secante, para acelerar o processo de secagem do tratamento.
O uso de polímeros com enraizador é recomendado em situações onde se busca uma maior uniformidade de germinação das plantas. Também é uma excelente alternativa em condições adversas de umidade ou temperaturas extremas, que afetariam o desenvolvimento natural das raízes.