Facebook Instagram LinkedIn YouTube
WhatsApp Button

Condicionador de Solo: como ele contribui para o equilíbrio biológico do solo

Postado em 03 de maio 2022


Com o passar das safras ao longo dos anos, é natural que o solo passe por um processo natural de degradação e compactação, juntamente com o uso continuo de área produtivas, sem o manejo adeq...

Com o passar das safras ao longo dos anos, é natural que o solo passe por um processo natural de degradação e compactação, juntamente com o uso continuo de área produtivas, sem o manejo adequado. Mas é importante que o agricultor tenha e siga sempre um plano de recuperação para o solo de cultivo, evitando assim o esgotamento dos recursos disponíveis no solo.

Pensando em manter o melhor aproveitamento do potencial produtivo, existem técnicas que ajudam na manutenção da fertilidade do solo, como análise e preparo da área, assim como a rotação de culturas.

Agora, se você quiser ir além do esgotamento de nutrientes e combater a erosão como um todo, os condicionadores de solo são importantes aliados nessa prática e ajudam a aumentar o potencial produtivo. Ainda, atuam na redução do estresse hídrico e da compactação dos solos.

Para saber mais sobre os condicionadores de solo e como eles atuam, continue lendo este artigo!

Importância do manejo do solo

O manejo do solo deve ser um fator de muito cuidado para o agricultor. Por se tratar de uma fonte não renovável e esgotável, o solo necessita de medidas de preservação a fim de restaurar e manter sua fertilidade, além de uma produção agrícola responsável.

É por meio do manejo correto que se mantém um solo com uma boa estrutura física, química e uma diversificada população de microorganismos que atuam no solo, ganhando-se produtividade.

A importância da matéria orgânica no solo mantém os fatores envolvidos funcionando muito bem, ou seja, uma boa correção de pH, solos aerados, não compactados, etc.                    

O que é condicionador de solo

Os condicionadores de solos se caracterizam por concentrar em grandes quantidades de matéria orgânica, ácidos húmicos e fúlvicos entre outros compostos. Quando falamos de condicionador de solo o próprio nome diz, ele condiciona o solo.

O condicionador atua na restauração da fertilidade dos solos desgastados proporcionando equilíbrio, melhorando a parte química, física e biológica do solo. Ou seja, ele retém mais água, mais adubo e ainda deixa o solo mais solto, ajudando no desenvolvimento das raízes e consequentemente ajuda na absorção dos nutrientes pela planta.

Qual é a função do condicionador de solo na agricultura

A função do condicionador de solo na agricultura é melhorar e promover a restauração da fertilidade do solo. Essa é justamente uma das principais funções desses produtos: reconstruir solos danificados e pobres em nutrientes, além de mantê-los em ótima condição para o desenvolvimento das culturas. Quer saber como o condicionador atua em cada uma dessas estruturas? Acompanhe:

Estrutura Física

Recuperação de solo: os condicionadores atuam sobre as propriedades físicas do solo, melhorando ou reparando características como textura, estrutura, densidade, porosidade, permeabilidade, fluxo de água, ar e calor, retenção de água etc.

Estrutura Química

Reposição de nutrientes: os condicionadores atuam sobre as propriedades químicas dos solos, melhorando ou reparando características como pH, teor de nutrientes, capacidade de troca iônica, condutividade elétrica, diminuição da salinidade, e o aumento do nível de matéria orgânica. Assim como no aumento da solubilização dos nutrientes retidos no solo, tendo em maior destaque o Fósforo.

Estrutura Biológica

Equilíbrio da microbiota: a estrutura química e a atividade biológica são responsáveis pelos principais mecanismos de atenuação de poluentes nesse meio. Assim, entre as características em que os condicionadores de solo atuam, podem ser destacados adsorção, fixação química, precipitação, oxidação, troca e neutralização, diminuição da salinidade que ocorrem no solo.

Quais são as principais substâncias condicionadoras de solo

Os condicionadores de solo podem ser compostos por diferentes “ingredientes”, que suprem variadas necessidades do solo e das plantas. As chamadas substâncias húmicas são subdivididas em ácido húmico, ácido fúlvico e humina. Além desses compostos, temos outros condicionadores de solo importantes. Saiba mais sobre eles a seguir.

Ácidos Húmicos

O ácido húmico é produto da decomposição de matérias orgânicas, como plantas e resíduos de animais.

Por suas características, o ácido húmico ajuda micro-organismos benéficos ao solo e às plantas a se manterem e se reproduzirem. Os micro-organismos, por sua vez, decompõem a matéria e a torna disponível para as plantas.

Uma fonte comum de ácido húmico é o húmus de minhoca, obtido pela decomposição da matéria orgânica no sistema digestivo das minhocas.

Qual a importância do húmus para o solo?

No solo, o húmus ajuda no restabelecimento da fertilidade e, com isso, combate a degradação enquanto ajuda a nutrir melhor as plantas.

Aqui na Rigrantec, nós trabalhamos com condicionadores de solo como BioGain Húmico 80 (fertirrigação ou diretamente no solo), Liberliz e Soliz (ambos para pulverização no solo e foliar). BioGain Húmico 80 e Liberliz podem ser usados em qualquer cultura, enquanto o Soliz é mais indicado para enriquecimento de solos que receberão o plantio de hortaliças, frutíferas e ornamentais em geral, principalmente na fase inicial de desenvolvimento das plantas.

Ácidos Fúlvicos

Os ácidos fúlvicos são estruturalmente parecidos com os húmicos, mas apresentam menor peso molecular, maior quantidade de compostos fenólicos e de grupos carboxílicos além de uma menor quantidade de estruturas aromáticas (fonte: Condicionadores do solo: ácidos húmicos e fúlvicos).

A principal importância dos ácidos fúlvicos para o solo e para as plantas é vista, por exemplo, nas raízes (no caso de citros), pois auxiliam no crescimento.

Se você está em busca de indicações de produtos com ácido fúlvico, conheça o BioGain Fúlvico 70 (fertilizante condicionador de solo com 70% de concentração de ácido fúlvico extraído da Leonardita), BioGain Fúlvico Liq (apresentação líquida) e o Soliz (fertilizante à base de ácidos húmicos e fúlvicos enriquecido com algas).

Surfactante agrícola à base de extrato de Yucca Schidigera

Primeiro, vamos lembrar o que é um surfactante e o que significa saponinas.

Surfactante é uma substância que diminui a tensão superficial da água e assim permite uma absorção de nutrientes facilitada. Já as saponinas são compostos bio orgânicos, que interagem com moléculas hidrofóbicas, ou seja, moléculas insolúveis em água. As saponinas fazem o processo de emulsificação, fazendo com que moléculas hidrofóbicas se misturem com água por exemplo.

Já a Yucca Schidigera é uma planta com muitos usos, tanto na alimentação de animais quanto na agricultura

Veja dois produtos que utilizam o extrato da Yucca na agricultura e os seus benefícios:

O Canteen, surfactante agrícola da Rigrantec à base de extrato de Yucca Schidigera, recupera solos secos, arenosos, compactados ou hidrofóbicos, melhorando a molhabilidade dos substratos orgânicos.

Já o VigaRoot, que também tem base no extrato de Yucca Schidigera, é um bioestimulante recomendado para ajudar no crescimento e na vitalidade das raízes, mesmo em períodos de estiagem ou inverno.

Gesso Agrícola

O gesso agrícola ajuda no enriquecimento do solo com cálcio (atua na formação da parede celular) e enxofre (ativador de enzimas, formador de clorofila, atua na formação das sementes), além de corrigir solos alcalinos e sódicos. É mais solúvel que o calcário e por isso não neutraliza a acidez do solo. Entretanto é importante o cuidado com o volume aplicado de gesso, este processo deve ser feito de maneira criteriosa junto com uma análise de solo, assim evitando uma possível lixiviação excessiva de nutrientes.

Calcário agrícola

O calcário de maneira geral apresenta uma baixa solubilidade, a incorporação dele no solo é uma opção muito utilizada por muitos agricultores. Além de corrigir a acidez do solo, o calcário agrícola neutraliza o efeito fitotóxico do alumínio e manganês e aumenta a disponibilidade de nutrientes para as plantas, potencializando os efeitos dos nutrientes. O processo de aplicação do calcário no solo se chama calagem, e fornece ao solo e às plantas macronutrientes como cálcio e magnésio.

Condicionador de Solo Classe A: o que é isso?

Você sabia que existem 6 classes diferentes de condicionadores de solo e cada classe depende da fonte da sua matéria-prima?

O condicionador de solo classe A é produzido com matéria-prima de origem vegetal, animal ou processados pela agroindústria. Também é uma exigência que não haja sódio, metais pesados ou compostos orgânicos sintéticos em sua composição.

Veja os outros condicionadores de solo resumidos:

  • Classe B: sua matéria-prima tem origem no processamento da atividade industrial ou da agroindústria. Proibidos para uso em hortaliças e pomares.
  • Classe C: matéria-prima obtida a partir de lixo domiciliar. Proibido em pastagens e cultivo de hortaliças, tubérculos, raízes, arroz e outras culturas cuja parte comestível tenha contato com o solo.
  • Classe D: obtidos no tratamento de despejos sanitários. Proibidos para uso em hortaliças e pomares.
  • Classe E: têm matéria-prima de origem mineral ou química.
  • Classe F: sua matéria-prima é obtida pela mistura das classes anteriores, em qualquer proporção.

Quais os benefícios do uso dos condicionadores de solo nas plantações?

Os benefícios dos condicionadores de solo nas plantações são: melhorar a infiltração da água, a retenção da água, a aeração do solo e a absorção de nutrientes pela planta.

Conheça outros benefícios:

  • Aumentam e equilibra a população da microbiota no solo.
  • Ajudam indiretamente na decomposição da matéria orgânica, fornecendo às plantas nutrientes essenciais.
  • Proporcionam maior biomassa das plantas no solo, pois disponibilizam substâncias húmicas no solo.
  • Melhoram a fertilidade do solo pela decomposição da matéria orgânica, rica em nutrientes indispensáveis ao crescimento das plantas.
  • Melhoram a estrutura do solo graças ao aumento da disponibilidade de matéria orgânica.
  • Reduzem a densidade do solo.
  • Diminuem a erosão.
  • Aumentam a capacidade de absorção do solo e sua retenção de água.
  • Dão maior porosidade ao solo.
  • Elevam a capacidade de troca de cátions.
  • Ajudam na recuperação de áreas salinizadas pelo uso inadequado da fertirrigação.

Como utilizar os condicionadores de solo de maneira correta?

Para usar os condicionadores de solo da forma correta, sabemos que é necessário levar em conta diversos fatores, como os resultados de um estudo do solo ou o tipo da planta.

Para isso, como sempre recomendamos, é importante contar com a ajuda de um profissional especializado e assim criar um planejamento específico para as plantas e o solo em que pretende cultivá-las, sua região e outras características específicas.

Para ajudar você nesse processo, pedimos aos especialistas da Rigrantec que dessem algumas dicas para o uso correto dos condicionadores de solo. Confira:

  • Quando usar condicionadores de solo?

O condicionamento do solo deve ser realizado antes do plantio ou no início em culturas anuais.

  • Em qual frequência usar condicionadores de solo?

É importante analisar as condições físicas, químicas e biológicas do solo, ter acompanhamento de um técnico responsável e solicitar análise do solo. A frequência vai depender do estado de degradação do solo e da análise feita, porque as recomendações variam de acordo com a área.

  • Quais são as formas de aplicação dos condicionadores do solo?

As formas de aplicação dependem do sistema de plantio e do produto a ser aplicado. Por exemplo, o calcário pode ser aplicado via lanço ou incorporação na linha, então o mesmo produto pode ter variação de aplicações. O condicionador de solo pode ser aplicado junto com tratamento de sementes com aplicação de nematicidas, no sulco de plantio, através de canal de irrigação e também com aplicações de defensivos via pulverização.

  • Qual é a quantidade ideal de condicionadores de solo a ser aplicada?

A quantidade depende de variáveis como tamanho da área, estrutura do solo, recomendações do produto, culturas a ser trabalhadas, qualidade e concentração do produto usado e da análise do solo.

  • Quais produtos devem ser aplicados em conjunto com os condicionadores de solo?

As interações entre os produtos sempre vão depender do que vai será aplicado, por isso é sempre importante seguir as recomendações do fabricante e ter acompanhamento técnico.

Conclusão

Hoje, a matéria orgânica do solo é considerada como um fator importante no desenvolvimento das plantas. Um exemplo é o emprego das substâncias húmicas, como fertilizante, mostrou efeitos significativos na recuperação de solos esgotados e degradados.

O uso contínuo e inadequado dos solos, em várias regiões do País, serviu para provocar um desgaste dos mesmos: solos férteis se tornaram improdutivos.

Em trabalhos de pesquisa realizados pela Embrapa utilizando ácido húmico, foi constatado um aumento na produtividade agrícola de 18%. Ou seja, houve ganhos de 6 sacos/ha.  Segundo a Embrapa Solos 2010.

Então, agora que você já conhece um pouco mais sobre os condicionadores de solo, então precisa conhecer os nossos condicionares de solo e nossa linha de nutrição com alto teor e qualidade.

Últimas notícias

Imagem da notícia

10 de março 2025

Mix de nutrientes para hidroponia: como otimizar o crescimento de suas plantas
Imagem da notícia

25 de fevereiro 2025

Melhore a qualidade do solo com técnicas eficazes de condicionamento
Imagem da notícia

14 de fevereiro 2025

Enraizamento eficiente de alface em sistemas hidropônicos

Produtos Relacionados   Seta esquerda   Seta direita

...

Soliz Cana B Zn - Fertilizante à base de ácidos húmicos e fúlvicos enriquecido com B e Zn

...

Soliz - Fertilizante à base de ácidos húmicos e fúlvicos enriquecido com algas

...

BioGain Húmico 80 - Fertilizante condicionador de solo com extrato de ácido húmico extraído da Leonardita

...

BioGain Húmico Liq - Fertilizante líquido condicionador de solo à base de ácido húmico extraído da Leonardita

...

BioGain Fúlvico Liq - Fertilizante líquido condicionador de solo à base de ácido fúlvico extraído da Leonardita

...

BioGain Fúlvico 70 - Fertilizante condicionador de solo à base de ácido fúlvico extraído da Leonardita

...

Canteen - Recupera solos secos, arenosos, compactados ou hidrofóbicos

...

VigaRoot - Fertilizante com ação bioestimulante para paisagismo e ornamentação

...

LiberLiz - Condicionador de solo e fertilizante à base de substâncias húmicas com alta concentração de humato de potássio

Conteúdo Relacionado

Imagem da notícia

03 de agosto 2021

3 mitos e 3 verdades sobre a nutrição do solo
Imagem da notícia

08 de setembro 2022

Mapeamento da Fertilidade do Solo: mais produtividade para sua lavoura
Imagem da notícia

20 de setembro 2022

ILPF: Decifrando o sistema de Integração Lavoura, Pecuária e Floresta