Facebook Instagram LinkedIn YouTube
WhatsApp Button

Drones na agricultura: reduzindo custos e aumentando os rendimentos

Postado em 13 de junho 2024


O uso deste inovador aparelho na lavoura está consolidado, reduzindo custos com drones agrícolas e potencializando rendimentos. Atualmente, os drones para agricultura podem cumprir uma série de...

O uso deste inovador aparelho na lavoura está consolidado, reduzindo custos com drones agrícolas e potencializando rendimentos. Atualmente, os drones para agricultura podem cumprir uma série de tarefas. Na topografia, por exemplo, o equipamento serve para realizar o levantamento dos dados do terreno, capturando fotos sequenciais e georreferenciadas da área de interesse e adicionando informações que a topografia tradicional não era capaz de gerar.

O uso de drones no agronegócio permite também a realização de análises espectrais básicas e avançadas, o que possibilita um planejamento e execução mais precisa do plantio. É possível definir as áreas de interesse, planejar o escoamento da água da chuva e criar um mapa de saúde da vegetação. Ainda é possível realizar amostragem de solo otimizada e o gerenciamento estratégico do plantio.

Culturas como o café, cana-de-açúcar, soja e produção de frutíferas tem se beneficiado muito com o uso da tecnologia para pulverizar defensivos agrícolas com eficiência, diminuindo desperdícios e ganhando em segurança.

Como os drones podem ser utilizados na agricultura para reduzir os custos de produção?

A utilização de drone na agricultura corresponde há mais de 40% de todos os drones cadastrados no Brasil. Em 2022, o setor movimentou mais R$ 1,5 bilhão. São dados que dão a dimensão da ampla utilização de drones no agronegócio.

No princípio, o drone para agricultura servia para monitorar lavouras, acompanhar a saúde e o estágio delas, como floração ou maturação. As imagens capturadas em alta resolução permitiam identificar áreas de estresse nas plantas, pragas ou doenças, e tomar medidas precisas para tratá-las, reduzindo custos com drones agrícolas. Também é possível checar a qualidade da palhada após a colheita, mapear o desmatamento em florestas muito densas, umidade do solo e análise de fertilidade do solo.

Tempos depois, os drones para agricultura começaram a servir para a pulverização com precisão de defensivos agrícolas, reduzindo o tempo e o custo em todo o processo de gestão do plantio, além de pulverizar apenas áreas que necessitam, minimizando o desperdício e os custos associados.

Além das plantações, os drones também são usados para inspecionar infraestruturas agrícolas, como cercas, sistemas de irrigação e galpões, permitindo uma manutenção mais eficiente e econômica.

 

Quais são as principais tecnologias embarcadas em drones que podem aumentar os rendimentos agrícolas?

A possibilidade de atuar reduzindo custos com drones agrícolas ao mesmo tempo em que aumenta os rendimentos é uma combinação quase perfeita. Uma tecnologia embarcada em drones no agronegócio é o sistema de navegação por GPS que possibilita voo autônomo e o mapeamento preciso das áreas agrícolas, garantindo ampla e efetiva cobertura.

O processamento de imagens segue sendo uma das principais aplicações. Drones para agricultura são equipados com câmeras de alta resolução que capturam imagens detalhadas das culturas, possibilitando análise precisa da cobertura vegetal, densidade de plantio e padrões de crescimento. Os dados coletados são depois analisados para criar mapas de saúde das plantas, índices de vegetação e recomendações de manejo.

Outra tecnologia embarcada consolidada é o sistema de pulverização para aplicar insumos agrícolas, como fertilizantes e defensivos, diminuindo o desperdício e aumentando a eficácia graças ao drone na agricultura.

Quais são os tipos de drones mais adequados para uso na agricultura?

Com tantos modelos no mercado, não é fácil para o produtor saber qual drone para agricultura escolher. Para ajudar, damos algumas dicas valiosas, começando pelos drones multirotores, conhecidos pela capacidade de manobra e estabilidade e, por isso, ideais para voos curtos e inspeções detalhadas em áreas agrícolas de tamanho moderado.

Outro modelo muito procurado é o de asas fixas, pois são drones que oferecem maior autonomia de voo e capacidade de cobrir grandes áreas num único voo. É um modelo recomendado para mapeamento e monitoramento, com o detalhe de precisar de espaços abertos para decolagem e pouso.

Uma terceira opção de drone na agricultura é o modelo híbrido VTOL (Vertical Takeoff and Landing), cuja principal característica é combinar tanto as vantagens dos drones multirotores como os de asas fixas, permitindo decolagem e pouso vertical, além de voos de longa distância.

Independente do modelo escolhido, o produtor estará na prática reduzindo custos com drones agrícolas.


Quais são os benefícios específicos dos drones na agricultura em comparação com métodos tradicionais?

 O uso de drones no agronegócio traz uma série de vantagens ao produtor rural em relação a outros métodos. Dos diversos benefícios existentes, podemos destacar quatro significativos:

Precisão aprimorada: drones para agricultura aplicam insumos agrícolas com precisão milimétrica, reduzindo o desperdício e garantindo que apenas as áreas realmente necessárias sejam tratadas.

Cobertura eficiente: devido a sua capacidade de voar sobre terrenos variados, o equipamento tem capacidade de cobrir grandes áreas de forma rápida e eficiente, economizando tempo e recursos, mesmo em áreas de difícil acesso.

Redução dos riscos de compactação do solo: por voar acima das plantações, o drone para agricultura não causa compactação do solo, fator que costuma ser uma preocupação quando o produtor utiliza veículos terrestres.

Flexibilidade: drones são programados para voar em padrões específicos e altitudes variáveis, uma capacidade que se adapta muito bem às necessidades das culturas em diferentes estágios de crescimento.

Todas essas vantagens são potencializadas com a captação de imagens e dados em tempo real, permitindo que os agricultores identifiquem rapidamente problemas nas plantações e tomem medidas corretivas imediatas, reduzindo custos com drones agrícolas.

 

Quais são os custos envolvidos na implementação de drones na agricultura e como calcular o retorno sobre o investimento?

O cálculo do custo do drone na agricultura depende de algumas variáveis. A começar pela escolha do modelo do aparelho e quais tecnologias embarcadas, características que, por sua vez, dependem do tamanho da área agrícola e as necessidades específicas do produtor.

Há ainda a necessidade de treinamento e certificação para operar drones para agricultura com eficiência e segurança. Desde setembro de 2021, uma portaria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) estabelece regras para operação de drones com agrotóxicos e afins (adjuvantes, fertilizantes, inoculantes, corretivos e sementes). Os operadores devem ser registrados no ministério, fazer curso de aplicação aeroagrícola e apresentar relatórios mensais de atividades. A portaria também proíbe a pulverização a menos de 20 metros de povoações, cidades, agrupamento de animais e mananciais de captação de água.

É preciso também levar em conta os custos de manutenção, como substituição de peças, calibração de sensores e atualizações de software. Na ponta do lápis, é a análise dos custos e benefícios específicos que permitirá ao agricultor decidir se o investimento é viável no seu negócio e qual o potencial retorno do investimento, reduzindo custos com drones agrícolas.

Se preferirem, os produtores também podem contratar empresas e profissionais que oferecem serviços de mapeamento e monitoramento de culturas, pulverização de defensivos, entre outros, com a utlização de drones. Uma opção interessante para produtores que não possuem os próprios drones ou que preferem terceirizar essa parte do processo.

Últimas notícias

Imagem da notícia

24 de abril 2025

5 dicas para manter a grama sempre verde
Imagem da notícia

25 de março 2025

Condicionamento de solo: como preparar sua terra para o enraizamento ideal de milho
Imagem da notícia

10 de março 2025

Mix de nutrientes para hidroponia: como otimizar o crescimento de suas plantas

Conteúdo Relacionado

Imagem da notícia

12 de maio 2021

Como evitar a formação de espumas na calda de pulverização?
Imagem da notícia

18 de outubro 2022

5G na Agricultura: O Agro Conectado ao Mundo
Imagem da notícia

10 de fevereiro 2023

Principais Pragas e Doenças da Soja