Postado em 13 de janeiro 2021
O monitoramento da lavoura com ajuda da tecnologia faz parte do processo conhecido como agricultura de precisão. Basicamente, essa alternativa consiste em utilizar os recursos da melhor maneira possível, em busca de resultados estratégicos e diferenciados.
A intenção principal é otimizar resultados, evitar o desperdício, controlar os custos e garantir o melhor equilíbrio entre todos os componentes. Para fazer o controle de pragas e evitar o mau aproveitamento das terras, a utilização de tecnologias na agricultura é uma excelente solução.
Por isso, confira como é possível realizar o monitoramento da lavoura de maneira digital e aplique as técnicas da melhor maneira em sua propriedade.
Para fazer um acompanhamento preciso e que considera todas as necessidades, uma solução é o georreferenciamento, tendo como uma de suas ferramentas o uso de GPS.
Por meio dos satélites e das coordenadas, é possível saber exatamente a posição de diversos elementos e como se relacionam com o restante da propriedade.
Por meio dessa ferramenta, também fica mais fácil utilizar equipamentos autônomos, por exemplo. Então, é possível colocar a agricultura digital em prática.
Outra possibilidade inclui a utilização de sensores. Esses equipamentos são capazes de detectar estímulos diversos, como movimentação ou crescimento de plantas. Assim, o monitoramento da lavoura é feito com maior facilidade e com resultados mais interessantes — inclusive, em termos de produtividade.
Principalmente, é uma forma de aplicar a tecnologia na agricultura com a possibilidade de obter informações contínuas e em tempo real.
Para colocar a agricultura digital, também é possível usar os drones a seu favor. Eles são veículos não tripulados, controlados à distância e que podem conter câmeras e sensores.
Essa é uma ótima forma de ter uma visão de cima de toda a área, o que melhora o monitoramento da lavoura. Ao unir isso ao georreferenciamento, por exemplo, é possível saber, exatamente, quais são os pontos que exigem mais atenção.
Em termos de agricultura digital, o uso de sistemas inteligentes é essencial. Afinal, é por meio deles que é possível processar informações, encontrar padrões e apoiar as escolhas.
Graças a essa tecnologia na agricultura, também é possível fazer o controle de pragas e o monitoramento da lavoura de modo geral. Afinal, os dados coletados pelo GPS podem ser cruzados com informações de sensores, por exemplo.
Hoje, há até recursos que utilizam inteligência artificial e algoritmos que atuam na previsão de cenários. Assim, há como saber exatamente onde e como atuar para alcançar um bom desempenho.
O uso de tecnologia na agricultura é cada vez mais importante e é por isso que existe a agricultura de precisão, por exemplo. Com as soluções de monitoramento de lavoura, é possível acompanhar toda a propriedade e suas características para melhorar os resultados.
Quer conferir como essas e outras novidades podem ser colocadas em prática? Curta nossa página no Facebook, nos siga no Instagram e assine a nossa newsletter para não perder nada!