Postado em 19 de dezembro 2019
O cálcio e o boro são dois nutrientes necessários para a estrutura reprodutiva das plantas. Em muitas culturas, o primeiro é exigido em grandes quantidades; e o segundo em menor volume. De qualquer forma, a combinação conhecida como CaB é essencial para a adequada floração e frutificação das espécies.
Embora ambos possam ser obtidos pelo solo, a aplicação foliar de fertilizante daquele tipo garante o melhor desempenho. Na sequência, veja qual é a importância do cálcio e boro (CaB) na nutrição e na floração e saiba como eles realmente atuam!
Um dos aspectos mais relevantes da adubação foliar com essa dupla de elementos é que a combinação nutricional favorece muito as células vegetais. Basicamente, o equilíbrio nutricional reforça a parede das células, o que garante a estrutura durante o desenvolvimento.
Por causa disso, a dupla de nutrientes é determinante para a formação de novas células. Isso tem tudo a ver com o desenvolvimento de novas estruturas, especialmente na etapa de floração. Com essa capacidade reforçada, a planta consegue ter um desempenho muito mais otimizado.
Outro aspecto importante é que a disponibilização dos nutrientes e aminoácidos em níveis adequados funciona como uma espécie de gatilho. Diante de condições favoráveis, a planta começa o processo de fotossíntese, já que todos os “ingredientes” estarão disponíveis.
Com a adubação, portanto, fica mais viável acelerar o metabolismo. Isso ajuda a diminuir o tempo necessário da cultura, assim como faz com que a floração ganhe eficiência. Na prática, é uma forma de obter um nível maior de produtividade, sem prejudicar a qualidade do produto final.
Especificamente no momento de floração, a dupla formada por cálcio e boro (CaB) é fundamental. Afinal, os nutrientes fortalecem a criação de estruturas que têm a ver com a reprodução das plantas.
Existe um estímulo ao desenvolvimento do pólen e do tubo polínico. A fecundação também recebe uma ajuda extra, o que culmina na formação dos frutos e grãos. Como o produto costuma ser aplicado durante e após o surgimento das flores, pode-se explorar o processo da melhor maneira.
Com uma etapa aperfeiçoada, inclusive, as fases seguintes de finalização terão um apoio importante. Isso é indispensável para que a colheita seja mais eficiente e positiva para o produtor.
Já que a etapa ligada às flores acontece de maneira intensa e será altamente favorecida, é natural esperar que os grãos e os frutos sejam melhores. Com o estímulo metabólico e sem deficiências nutricionais para corrigir, aquela etapa de formação do produto que vai ser colhido é favorecida.
Há, portanto, um aumento no peso dos grãos e dos frutos, uma qualidade melhor na produção e a chance de multiplicar os ganhos. E tudo graças, principalmente, à aplicação dos dois componentes.
A presença de cálcio e boro, por meio de adubação foliar, favorece algumas etapas produtivas, como a floração. Com o uso de produtos adequados, será possível aproveitar ao máximo esses resultados.
E se quiser muitas outras dicas e técnicas para ter elevado desempenho, assine nossa newsletter e não perca nada!