Postado em 04 de março 2020
Ter o apoio adequado faz toda a diferença para cuidar melhor da sua propriedade rural, certo? Para fazê-la crescer ou mesmo para solucionar alguns problemas, o crédito agrícola é uma boa opção. Por ser específico para o agronegócio, também apresenta condições diferenciadas.
No entanto, é normal que muitos produtores ainda tenham dúvidas sobre essa modalidade e o que ela oferece. Para não desperdiçar nenhuma oportunidade, é hora de entender tudo sobre o funcionamento dessa possibilidade.
Veja como o crédito agrícola atua e descubra quais são as suas principais características!
O crédito agrícola ou rural é uma opção destinada, exclusivamente, a produtores rurais, cooperativas do ramo ou empresas que atuam em propriedades do tipo. Esse é um meio de oferecer suporte financeiro a quem trabalha no campo, de modo a garantir uma atuação diferenciada e com características melhores.
Esse crédito aparece tanto na forma de empréstimos e financiamentos quanto outros títulos e até investimentos. Então, se trata de uma alternativa relevante para gerar bons resultados em diversas situações de plantio e agrobusiness.
A utilização dessa solução financeira varia com cada oferta de crédito e com as necessidades de cada produtor. Ele pode ser usado, por exemplo, na aquisição de maquinário e de insumos para a propriedade rural. Assim, serve como um apoio para uma safra. Os lucros da colheita, então, ajudam a quitar parte da dívida.
O valor também pode ser usado no caso de expansão de propriedades ou na resolução de problemas específicos, como uma etapa mais complexa de correção do solo, por exemplo. É por isso que muitos produtores utilizam esse expediente como uma forma de crescer com mais segurança.
Para obter crédito agrícola é preciso, em primeiro lugar, procurar uma instituição financeira que ofereça essa modalidade. Bancos públicos, privados e cooperativas de crédito trazem linhas na proposta agro. O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico Sustentável (BNDES) é a principal “administradora” dessa modalidade, mas ele não é o único do mercado.
A escolha da linha depende da finalidade de uso dos recursos. Por isso, vale planejar bem para que servirá o dinheiro e como ele pode, realmente, ajudar a sua propriedade.
Após escolher a linha desejada, é preciso cumprir as regras previstas em cada processo. A apresentação de documentos inclui a documentação de pessoa física ou jurídica e aquela que é referente à propriedade.
Após uma simulação de valores e prazos, o crédito é analisado. Caso ele seja aprovado, o valor é concedido mediante a comprovação de gastos previstos na linha. Assim, é fundamental ter atenção para realizar a utilização do dinheiro segundo o que estiver previsto no contrato.
Um dos grandes benefícios é que o crédito agrícola conta com condições exclusivas, como taxas de juros mais baixas ou prazos diferenciados são características que não estão disponíveis em outra modalidade, a contratação vale a pena.
O crédito agrícola é um importante instrumento de fomento à atividade rural no Brasil. Com condições vantajosas e contratação facilitada, funciona muito bem para quem deseja elevar o nível da sua propriedade rural ou mesmo contar com esse apoio.
Para ter outras informações relevantes como essas, curta a nossa página no Facebook e nos siga no Instagram!