O EDDHA é um agente quelante amplamente utilizado na agricultura para aumentar a eficiência do manejo nutricional dos cultivos. O uso de um agente quelante, melhora não apenas a solubilidade, mas principalmente a disponibilidade de micronutrientes para as plantas.
O EDDHA, ou ácido etilenodiamino-diacético, é um agente quelante de ferro (Fe) utilizado na agricultura. Ele se liga a íons metálicos tornando o micronutriente em questão mais disponível para as plantas, isto é, protege o Ferro de interações no solo com outros elementos que poderiam torná-los indisponíveis para as plantas.
O uso de nutriente quelatizado com EDDHA está diretamente ligado ao aumento da produtividade, uma vez que promovem uma melhora na disponibilização de nutrientes às plantas. Seu uso é ainda mais significativo em solos alcalinos, onde o ferro tende a se tornar insolúvel.
• Pode ser utilizado em diversas culturas, desde plantas ornamentais, flores, frutíferas, feijão, milho, cenoura, tomate entre outras. É ideal para folhosas de ciclo curto.
• Por conta de sua rápida assimilação, ajuda prevenir problemas como a clorose, corrigindo rapidamente a deficiência de ferro.
• Possui uma ótima relação custo-benefício, a medida em que atende as necessidades das culturas, evitando a reaplicação de micronutrientes.
Os fertilizantes de Ferro quelatizados com EDDHA podem ser aplicados via foliar ou solo, ou seja, usa-se tanto na água da rega como diretamente no solo, injetado ou espalhado. Também pode ser aplicado através de sistemas hidropônicos ou fertirrigação.