Um agente de complexação como o HGA é utilizado para melhorar não apenas a solubilidade, mas principalmente a disponibilidade de micronutrientes para as plantas. É utilizado na agricultura para aumentar a eficiência do manejo nutricional dos cultivos.
O HGA, ou ácido heptaglucônico, é um polissacarídeo formado por uma cadeia de unidades de glicose. É muito conhecido como aditivo alimentar, utilizado principalmente como agente espessante e estabilizante. Na agricultura é utilizado por sua capacidade de complexação de nutrientes, tal qual um agente quelante, por sua interação com íons metálicos.
O uso do HGA em fertilizantes serve para promover total solubilidade e rápida assimilação de nutrientes. Assim como os agentes quelantes, proporcionam a estabilização de nutrientes prevenindo interações com outros elementos, o que os tornariam indisponíveis às plantas.
• Seu principal benefício é a capacidade de complexar nutrientes, melhorando sua solubilidade e disponibilidade para as plantas, ou seja, promove maior rapidez de absorção e translocação de nutrientes pelas plantas;
• A biodegradabilidade do HGA contribui para práticas agrícolas sustentáveis, minimizando impactos ambientais;
• Ao melhorar a disponibilidade de nutrientes, contribui para a redução da necessidade de doses elevadas e/ou reaplicações;
Os fertilizantes complexados com HGA são indicados para suplementar as necessidades nutricionais das mais diversas culturas. Podem ser aplicados via foliar ou diretamente no solo, não sendo indicado para sistemas hidropônicos ou fertirrigação. Recomenda-se a utilização na fase de brotação, floração e formação de frutos.