Um agente de complexação como a Etanolamina (ETA) é utilizado para melhorar não apenas a solubilidade, mas principalmente a disponibilidade de micronutrientes para as plantas. É utilizado na agricultura para aumentar a eficiência do manejo nutricional dos cultivos.
Os complexos, assim como os quelatos, são oriundos da interação entre um agente ligante (a etanolamina) e um íon metálico. Essa interação cria um conjunto mais estável, protegendo o elemento de interações indesejadas no solo.
O uso de fertilizantes complexos serve para melhorar a solubilidade de nutrientes, melhorando sua assimilação pelas plantas. Os complexos, assim como os quelatos, promovem a estabilização de nutrientes, prevenindo interações com outros elementos, o que os tornariam indisponíveis às plantas.
• Seu principal benefício é melhorar a disponibilidade e a absorção de nutrientes pelas plantas;
• Aumenta as características qualitativas e quantitativas das culturas;
• Contribui para a redução da necessidade de doses elevadas e/ou reaplicações, o que ajuda a minimizar custos;
Os fertilizantes complexados com etanolamina são indicados para suplementar as necessidades nutricionais das mais diversas culturas. Podem ser aplicados através de pulverização foliar, em sistemas hidropônicos ou fertirrigação, seguindo sempre as recomendações de dose, que pode variar dependendo da cultura.