Postado em 07 de dezembro 2020
A produção sustentável é aquela que respeita o solo como uma fonte de recursos naturais que podem ser renovados. Ela incorpora confiança e qualidade às práticas agrícolas. Com a ajuda de técnicas específicas, que não provocam danos ambientais, é possível tratar as sementes, controlar as pragas, adubar o solo, melhorando o crescimento e a produtividade.
Dessa maneira, o produtor consegue inovar e melhorar sua competitividade. É necessário fazer uma pesquisa agrícola e uma análise de solo para empregar as práticas mais adequadas.
Que tal descobrir como ter um solo fértil e benéfico por meio da agricultura sustentável? Veja a seguir!
O condicionador do solo é um produto que melhora as características químicas, físicas e biológicas do solo. Isso fornece um ambiente mais favorável para que a planta se desenvolva plenamente. Os condicionadores contribuem para a recuperação da estrutura do solo, a fertilidade e a microbiota. Ele promove as melhores condições para desenvolver a raiz em solos e substratos.
Soliz é um adubo foliar com formulação líquida que é formado por substâncias húmicas (ácidos húmicos e ácidos fúlvicos), extrato de algas marinhas e fornecedores de potássio. Ideal para culturas de valor agregado ou áreas com cultivos sucessivos.
Você pode adotar práticas de agricultura sustentável em qualquer etapa da produção. A fase inicial da planta vai determinar o potencial produtivo dela. É importante, nessa fase, proporcionar as melhores condições para garantir o arranque ideal e a expressão do vigor. Quanto mais cedo a planta lançar suas raízes, quanto mais profundas elas forem, mais nutrientes e água, ela usufruirá para conquistar um melhor desempenho. Entre os produtos para enraizamento, podemos citar:
Também é possível tratar as sementes com o polímero com enraizador incorporado. O ColorSeed Up é uma inovação no mercado, um polímero de ação bioestimulante destinado ao Tratamento Industrial de Sementes (TIS).
Para diminuir e até impedir que aconteça o travamento da planta, uma recomendação é aplicar produtos relacionados à dessecação com glifosato. Isso reduz o efeito dos herbicidas nas lavouras, ou seja, promove uma agricultura sustentável.
Produtos sugeridos são o GeoQuel Manganês 13 EDTA (evita o travamento porque corrige os níveis de manganês) e o Micromix Cereais (também corrige os níveis de manganês e fornece nutrientes, como zinco, molibdênio e boro).
Depois de uma análise de solo, é possível constatar muitos problemas. Para recuperar solos arenosos, secos, compactados ou hidrofóbicos, você pode usar um surfactante à base de extrato de Yucca schidegera.
Esse produto estimula a ação dos microrganismos benéficos e a consequente formação de agregados do solo, melhora a molhabilidade dos substratos orgânicos, a absorção de água e de nutrientes. É caso do surfactante Canteen.
A agricultura sustentável produz plantas mais saudáveis, uma lavoura mais produtiva que economiza custos e diferencia o agronegócio, tornando-o bem mais competitivo.
Gostou de nossas dicas? Deseja conhecer nossas soluções, nossos fertilizantes orgânicos que deixam sua produção mais sustentável? Siga a gente, então, no Facebook e no Instagram para ficar por dentro de nossas publicações.