Facebook Instagram LinkedIn YouTube
WhatsApp Button

BioGain NPK: O fertilizante ideal para maximizar a produção

Postado em 26 de setembro 2024


Os macronutrientes primários Nitrogênio (N), Fósforo (P) e Potássio (K), como o próprio nome indica, são a base nutricional indispensável para o desenvolvimento de qualquer cultura. Desde o...

Os macronutrientes primários Nitrogênio (N), Fósforo (P) e Potássio (K), como o próprio nome indica, são a base nutricional indispensável para o desenvolvimento de qualquer cultura. Desde o sistema radicular que absorve água e nutrientes, seguindo no crescimento da planta até a produtividade final desejada pelo produtor, tudo passa pela função do fertilizante com NPK.

É justamente para proporcionar o rendimento desejado pelo produtor rural que a Rigrantec desenvolveu o BioGain NPK, um fertilizante foliar elaborado para uso em todas as culturas, na produção de mudas e no início do desenvolvimento das plantas.

Siga a rápida leitura e conheça os benefícios e vantagens deste ótimo produto!

BioGain NPK: A fórmula para o sucesso da sua produção

Nada é simples no campo. Até que a colheita seja realizada, há muitos detalhes no trabalho da lavoura. Análise do solo, práticas de manejo sustentável, rotação de culturas… são diversos fatores que garantem o sucesso da produção agrícola. Entre eles, destaque para o aspecto nutricional e o papel essencial desempenhado pelos fertilizantes com NPK, que contribuem diretamente para o crescimento das plantas.

A adequada aplicação do NPK garante que as plantas alcancem seu potencial máximo de crescimento e produtividade, além de desenvolverem melhor seu sistema radicular, que por sua vez facilita a absorção de água e nutrientes. O resultado é o que todo produtor deseja: colheitas mais abundantes!

Conheça um pouco da relevância de cada um dos macronutrientes primários que compõem o fertilizante NPK:

Nitrogênio (N): Fundamental para a formação de proteínas e clorofila, é imprescindível para o crescimento vegetativo. Plantas bem nutridas com nitrogênio tendem a ter um crescimento mais robusto. Por outro lado, a deficiência de nitrogênio afeta o crescimento da planta e reduz o número de folhas. A presença de folhas amareladas, conhecido como clorose, pode ser um sintoma da deficiência de nitrogênio.

Fósforo (P): Nutriente importante para a energia das plantas, participa da fotossíntese e da respiração, sendo também vital para o desenvolvimento de raízes e a floração. Sinais de floração tardio, flores quebradiças e pequeno número de frutos e de sementes são alguns sintomas da deficiência de fósforo.

Potássio (K): É essencial para a regulação da água e a resistência a doenças, além de contribuir na qualidade dos frutos e na tolerância a estresses ambientais. Crescimento lento, raízes pouco desenvolvidas, caules fracos e muito flexíveis e formação de sementes e frutos pouco desenvolvidos são sinais da deficiência de potássio.


Como o BioGain NPK atua nas plantas?

Essa é uma pergunta comum e bem pertinente. Começando pelo Nitrogênio (N), ele é incorporado em aminoácidos, que são os blocos de construção das proteínas. As plantas absorvem o nitrogênio na forma de nitratos (NO₃⁻) ou amônio (NH₄⁺) e, nos ribossomos, os aminoácidos são sintetizados em proteínas, vitais para funções metabólicas e a estrutura das células.

O nitrogênio também é um elemento fundamental da clorofila, a molécula responsável pela fotossíntese. É a clorofila que absorve a luz do sol e converte energia solar em energia química. A presença adequada de nitrogênio aumenta a síntese de clorofila e garante folhas mais verdes e maior eficiência na fotossíntese.

Já o Fósforo (P) é parte fundamental da adenosina trifosfato (ATP), formada durante a fotossíntese e a respiração celular e principal fonte de energia nas células. A ATP atua na transferência de energia em reações bioquímicas e facilita processos metabólicos, como a síntese de nucleotídeos e ácidos nucleicos. O Fósforo (P) ainda influencia a expressão de genes relacionados ao crescimento radicular, promovendo a ramificação das raízes e a absorção de água e nutrientes.

Por sua vez, o Potássio (K) é um íon que atua na regulação do equilíbrio hídrico das células, influenciando na abertura e fechamento dos estômatos, estruturas que controlam a troca gasosa. Ao entrar e sair das células, o potássio altera a pressão osmótica, o que permite com que a planta mantenha a turgidez e resista ao estresse hídrico.

O Potássio ainda é um nutriente importante na ativação de enzimas atuantes na fotossíntese e na síntese de proteínas. O nutriente também tem relação com a formação de açúcares e o transporte de nutrientes, o que impacta diretamente na melhor qualidade dos frutos.

 

Comparativo: BioGain NPK x outros fertilizantes

Por ser um fertilizante à base de algas marinhas, o BioGain NPK, produzido pela Rigrantec, estimula a produção de fitoalexinas, que melhoram a proteção natural das plantas, induzindo maior resistência a infecções de fungos (ação fungistática), bactérias e vírus. As fitoalexinas são compostos antimicrobianos produzidos pelas plantas em resposta a estresses, como infecções por fungos, bactérias e vírus.

O uso de fertilizantes de algas marinhas pode estimular a produção dessas substâncias, aumentando a proteção natural das plantas. Esse efeito é uma espécie de “estresse controlado”, ou seja, a aplicação de algas marinhas pode induzir um leve estresse nas plantas, o que as prepara para enfrentar estresses maiores, como infecções ou ataques de pragas. O BioGain NPK, por promover essa ação fungisática, também dificulta, impede ou previne o crescimento e a reprodução de fungos e sua ação parasitária. 

O fertilizante da Rigrantec tem alta concentração de fósforo (ácido fosforoso), o que permite complementar as necessidades desse nutriente nos estádios iniciais de desenvolvimento das plantas. Sua ação bioestimulante também proporciona um rápido desenvolvimento de raízes e folhas já nos estádios iniciais. Além disso, por ser uma formulação líquida, o BioGain NPK facilita o manejo em tanques e sistemas injetores, por conta de sua alta solubilidade e não deixando resíduos.


Como utilizar o BioGain NPK?

O produto da Rigrantec pode ser aplicado via pulverização foliar ou fertirrigação (quando o nutriente é colocado junto com a água da irrigação), em uma dose entre 0,5 a 2,0 litros/hectare. O BioGain NPK é um fertilizante que pode ser utilizado em todas as culturas, na produção de mudas, no transplante e no início do desenvolvimento das plantas.

 

Onde comprar o BioGain NPK?          

O produtor interessado em adquirir o fertilizante pode efetuar a compra diretamente no site da Rigrantec, via e-commerce, ou por meio dos canais de atendimento da empresa.

 

Conclusão

O uso correto de fertilizante NPK é um grande aliado do produtor rural para o melhor desenvolvimento das culturas e o BioGain NPK, da Rigrantec, é o produto ideal para suprir todas as necessidades das plantas com os macronutrientes primários.

Últimas notícias

Imagem da notícia

14 de outubro 2025

Como posso fazer minha uva ficar mais doce?
Imagem da notícia

12 de setembro 2025

Qual é a importância da rotação de culturas em sistema trienal?
Imagem da notícia

03 de setembro 2025

O que é a grama esmeralda e como plantar?

Conteúdo Relacionado

Imagem da notícia

03 de dezembro 2019

Linha Nutrição Rigrantec — Tudo que você precisa saber
Imagem da notícia

06 de agosto 2019

4 dicas para aumentar o florescimento do cultivo
Imagem da notícia

29 de agosto 2024

Análise da Indústria de Fertilizantes: mercados, desafios e estratégias