Facebook Instagram LinkedIn YouTube
WhatsApp Button

Desvendando os segredos dos ácidos fúlvicos: uma abordagem abrangente

Postado em 09 de fevereiro 2024


Os ácidos fúlvicos são responsáveis por melhorias no solo e na absorção de nutrientes pela planta, fortalecendo sua raiz e parte área, propiciando vantagens na produtividade e no cultivo.

...

Os ácidos fúlvicos são responsáveis por melhorias no solo e na absorção de nutrientes pela planta, fortalecendo sua raiz e parte área, propiciando vantagens na produtividade e no cultivo.

Por serem essenciais para o condicionamento do solo, a aplicação de fertilizantes orgânicos com essa composição, permitem obter diversas vantagens e favorecer a produção agrícola.

Os ácidos fúlvicos são substâncias reconhecidas por tingirem a água escura quando a terra é agitada com água. Têm estrutura simples e tamanho pequeno, entram facilmente nos interstícios da rede cristalina das argilas, mobilizando o ferro e o alumínio, que se tornam “trocáveis”, ou seja, ajudam a liberar nutrientes que ficam retidos com o ferro e alumínio.

Entenda mais como funcionam os segredos dos ácidos fúlvicos!

Quais são as propriedades únicas dos ácidos fúlvicos que o tornam essencial para a agricultura?

Os ácidos fúlvicos são os principais componentes da matéria orgânica do solo. Eles integram as chamadas substâncias húmicas (SHs) que, por sua vez, são o resultado da decomposição de material vegetal. Graças a sua grande capacidade de interagir com material de origem orgânica e inorgânica, elas possuem uma função condicionadora quando adicionadas ao solo e liberam nutrientes nele retidos.

Vale muito à pena comprar ácidos fúlvicos porque eles atuam especificamente no metabolismo e no crescimento das plantas, influenciando a absorção e o transporte de nutrientes ao alterarem a área superficial das raízes.

A função condicionadora do solo é associada à melhoria na parte física, química e biológica do solo. Desse modo, quanto mais equilibrado o solo estiver, mais ele otimiza todos os processos de interação solo-plantas, sendo essencial para a agricultura.

Como a presença de ácidos fúlvicos no solo impacta a sua estrutura e fertilidade?

Os ácidos fúlvicos influenciam na estrutura física do solo por meio da maior retenção de água. Em períodos de estiagem e em solos com pouca capacidade de armazenamento, esse volume extra de água garante maior segurança para a lavoura.

Entre os segredos dos ácidos fúlvicos está a atuação na melhoria da aeração do solo e na maior resistência à erosão. Isso tudo devido às suas partículas coloidais, que são capazes de formar uma emulsão quando em contato com a água.

Já as melhorias químicas ocorrem por causa da atuação dos ácidos fúlvicos como agentes complexantes. Isso desfavorece a manutenção de íons metálicos na solução do solo e, desse modo, reduz a toxicidade destes elementos. Além disso, os ácidos fúlvicos aumentam o poder tampão dos solos, o que acaba por reduzir as variações de pH do meio.

Por serem excelentes complexantes e carregadores de nutrientes, os ácidos fúlvicos influenciam positivamente na fertilidade do solo.

Quais são as aplicações práticas dos ácidos fúlvicos na promoção do crescimento das plantas?

Uma das principais vantagens de se comprar ácidos fúlvicos é a sua ação como um estimulante do comportamento hormonal das plantas, com destaque para o hormônio auxina que estimula o crescimento radicular. Seu uso produz efeito tanto no crescimento da raiz quanto no crescimento da parte aérea, ou seja, no desenvolvimento da própria planta. O bom resultado é visível principalmente em áreas depauperadas da planta.

Entre os efeitos das substâncias húmicas nas plantas, incluindo os ácidos fúlvicos, está também o aumento da absorção de nutrientes por causa da influência na permeabilidade da membrana celular e o poder quelante, assim como a formação de aminoácidos e proteínas.

Tais qualidades fazem com que a substância seja cada vez mais aplicada na fertirrigação de várias espécies, melhorando o solo, aumentando a absorção de nutrientes, o metabolismo e o crescimento das plantas.

Na prática, experimentos no campo têm comprovado os benefícios dos ácidos fúlvicos no sistema produtivo agrícola, na fisiologia e no crescimento de plantas. Os benefícios ocorrem graças a influência positiva no transporte de íons, na absorção e no aumento da taxa respiratória e nas reações enzimáticas do ciclo de Krebs, o que resulta em maior produção de ATP.

Os ácidos húmicos e fúlvicos quando absorvidos pela planta, em estágios avançados do desenvolvimento, são fonte de polifenóis que funcionam como catalisadores da respiração. O resultado é o aumento da atividade metabólica do vegetal, a aceleração dos processos enzimáticos e da divisão celular, além do crescimento mais rápido da raiz.

As substâncias húmicas ainda criam um ambiente que favorece o desenvolvimento de organismos benéficos às plantas, como bactérias fixadoras de nitrogênio (rizóbios) e fungos que aumentam a capacidade de absorção de nutrientes (micorrizas), formando um equilíbrio natural no solo.

Quais são as fontes naturais de ácidos fúlvicos e como podemos otimizar sua presença no ambiente agrícola?

Entre as fontes naturais das substâncias húmicas e, portanto, dos ácidos fúlvicos, está a transformação química e biológica dos resíduos animais e vegetais, bem como de toda atividade dos microrganismos do solo.

Comprar ácidos fúlvicos pode otimizar sua presença no ambiente agrícola por conta da sua função condicionadora do solo. Com o solo mais equilibrado, todos os processos de interação solo-plantas são otimizados, aumentando a eficiência dos fertilizantes aplicados.

Qual é o papel dos ácidos fúlvicos na promoção da atividade microbiana no solo?

Considerando que as substâncias húmicas são definidas como o resultado da transformação química e biológica dos resíduos orgânicos e de toda atividade dos microrganismos no solo, o aumento de matéria orgânica promove, consequentemente, a maior atividade microbiana no solo - mais um segredo dos ácidos fúlvicos.

Últimas notícias

Imagem da notícia

24 de abril 2025

5 dicas para manter a grama sempre verde
Imagem da notícia

25 de março 2025

Condicionamento de solo: como preparar sua terra para o enraizamento ideal de milho
Imagem da notícia

10 de março 2025

Mix de nutrientes para hidroponia: como otimizar o crescimento de suas plantas

Produtos Relacionados   Seta esquerda   Seta direita

...

BioGain GranMol - Fertilizante líquido condicionador de solo à base de ácidos fúlvicos extraídos da Leonardita

Conteúdo Relacionado

Imagem da notícia

29 de junho 2021

5 dúvidas comuns sobre o plantio direto
Imagem da notícia

11 de janeiro 2023

Substâncias húmicas e o controle biológico de pragas e doenças: combinação perfeita para as plantas
Imagem da notícia

14 de fevereiro 2024

Inovações agrícolas: o impacto transformador dos ácidos fúlvicos