Facebook Instagram LinkedIn YouTube
WhatsApp Button

Mapeamento da Fertilidade do Solo: mais produtividade para sua lavoura

Postado em 08 de setembro 2022


O mapeamento da fertilidade do solo é mais uma das novas tecnologias que estão sendo implementadas no campo mundo afora e agora também no Brasil. O uso de tecnologia tem crescido como forma de ...

O mapeamento da fertilidade do solo é mais uma das novas tecnologias que estão sendo implementadas no campo mundo afora e agora também no Brasil. O uso de tecnologia tem crescido como forma de aprimorar o modelo de negócio no campo.

Os motivos são muitos: a prática auxilia a tomar as melhores decisões para a lavoura, com impacto positivo no seu negócio ao aumentar os índices de produtividade e lucratividade. Afinal, qual produtor não quer melhorar o desempenho do seu trabalho no campo, certo?

Por meio da técnica, é possível preparar o terreno de forma mais adequada e aplicar racionalmente os produtos essenciais para a fertilidade do solo, evitando assim o desperdício com insumos que nem sempre são necessários.

Não é mágica, é ciência. Os resultados são seguros, a lavoura responde melhor à prática, potencializando desse modo a produtividade e trazendo economia para o produtor.

Quer saber mais? Vem com a gente!

O que é Mapeamento de Fertilidade do solo?

O mapeamento de fertilidade do solo é uma prática que considera a variabilidade dos elementos presentes no solo. Esta ferramenta facilita as tomadas de decisão para que o produtor otimize os resultados da lavoura.

Importante! Levar em consideração todos os elementos contidos no solo. O principal objetivo é encontrar a real necessidade do solo para que sejam aplicados os adubos onde realmente precisa e na quantidade correta. Dessa forma, os resultados são potencializados e a lavoura responde melhor à prática.

Esta prática aumenta significativamente a produtividade da lavoura e a rentabilidade dos negócios, pois o solo passa a ser manejado corretamente sem gastar quantidades exageradas de insumos.

Aumentar a produtividade e a rentabilidade do produtor. Esse é o objetivo principal da técnica conhecida como mapeamento da fertilidade do solo, uma ferramenta da agricultura de precisão que tem, cada vez mais, ganhado adeptos no Brasil.

Os Benefícios do Mapeamento do Solo

Conhecer o solo é o segredo do sucesso para o produtor. Numa propriedade rural com áreas de baixadas, encostas e topo de morros, por exemplo, cada ambiente tem um solo único. Alguns são mais profundos enquanto outros são mais rasos. Há trechos mais arenosos ou argilosos.

A capacidade de armazenar água também varia, com áreas onde a drenagem é mais fácil e outras que permanecem úmidas por um período maior. Todos esses aspectos juntos interferem na fertilidade do solo – o que por sua vez impacta no manejo dos nutrientes.

Ao identificar as características de cada um desses solos, você poderá tomar decisões mais acertadas e utilizar sua propriedade da melhor forma, com a seleção dos melhores cultivos e períodos de plantio.

Daí a importância da técnica de mapeamento do solo, que fará com que os insumos sejam aplicados de maneira adequada nas áreas mais necessitadas. Além de otimizar os resultados do cultivo, dessa maneira também se reduz o desperdício do uso de adubos.

Confira os principais benefícios do mapeamento do solo:

- Ter em suas mãos todas as informações necessárias para a tomada de decisões assertivas;
- Corretivos e fertilizantes na lavoura na dose certa;
- Os insumos são aplicados com taxas variáveis;
- Redução na compactação do solo, devido diminuição de entrada de maquinas na lavoura;
- Preservação ambiental. Por melhor que seja o manejo do solo, evitar que os excessos de fertilizantes, que seria lixiviado, se acumulem em córregos e lençol freático.
- Manejo de solo conservacionista;
- Economia para o produtor;

Como fazer o mapeamento do solo de forma correta

Agora que você já sabe o que é o mapeamento de fertilidade do solo e quais suas vantagens, a pergunta que resta é: Como se faz isso? Vamos em frente que a gente explica.

A maior parte dos usuários da agricultura de precisão utilizam amostragens georreferenciadas do solo. Por meio desse trabalho é então criado um mapa de fertilidade. Para alcançar esse resultado, há uma sequência de “tarefas” que o produtor deve realizar:

1. Criar uma grade amostral por software (pode-se contratar um profissional especializado para realizar o trabalho)
2. Amostras do solo são coletadas e enviadas para um laboratório
3. É feita a análise química do solo (o resultado define os elementos disponíveis no solo e indica as condições que possam prejudicar o cultivo)
4. Por fim, é criado o mapa de fertilidade do solo (que inclui a dosagem e localização correta da aplicação dos insumos)

O mapeamento também pode ser realizado por meio da análise do mapa de produtividade, levando em conta a produtividade de cada área da fazenda e os nutrientes presentes no solo. Com o mapeamento de produtividade do solo, é então possível determinar os produtos adequados para o manejo de cada cultivo.

Apesar de toda tecnologia para identificar deficiência de nutrientes e correção de solo, alguns produtores identificam a necessidade de corrigir ou aplicar nutrientes em áreas que produzem menos, no olho. Está analise é feita pela quantidade de saca colhida por hectare.

Conclusão

O objetivo principal do mapeamento da fertilidade do solo é aumentar a produtividade e a rentabilidade do produtor, além de ser uma prática de manejo mais sustentável. Fazer com que o solo seja preparado de forma mais adequada, além de evitar gastos excessivos com insumos.

 

 

 

Últimas notícias

Imagem da notícia

24 de abril 2025

5 dicas para manter a grama sempre verde
Imagem da notícia

25 de março 2025

Condicionamento de solo: como preparar sua terra para o enraizamento ideal de milho
Imagem da notícia

10 de março 2025

Mix de nutrientes para hidroponia: como otimizar o crescimento de suas plantas

Conteúdo Relacionado

Imagem da notícia

02 de março 2021

3 produtos de recuperação de solo que a Rigrantec oferece
Imagem da notícia

16 de abril 2021

Queimadas: conheça os impactos negativos para o agronegócio
Imagem da notícia

09 de fevereiro 2024

Desvendando os segredos dos ácidos fúlvicos: uma abordagem abrangente