Postado em 31 de outubro 2022
O primeiro passo para garantir uma boa produção de hortaliças é ter uma semente de qualidade. É dela que brotará uma muda forte e saudável. Dito isso, logo vem a questão que você já deve ter se perguntado alguma vez: “E como preparar mudas de hortaliças?”.
O sistema de produção de mudas é o início do crescimento de uma planta. Desse modo, ela se desenvolve em local específico e adequado, para então depois ser transplantada para o canteiro ou área definitiva escolhida.
Segundo a Embrapa, o mercado brasileiro de hortaliças tem o volume de produção concentrado em seis espécies: batata, tomate, melancia, alface, cebola e cenoura, com a agricultura familiar responsável por mais da metade da produção.
Quer saber mais sobre a produção de mudas de hortaliças? Então segue o texto que iremos explicar o passo-a-passo para preparar mudas de hortaliças e garantir uma boa colheita, seja a produção em pequena ou grande escala.
O primeiro passo para iniciar a produção de hortaliças é encontrar a cultura e a variedade correta que você deseja cultivar, levando em consideração a época do ano e o local do Brasil onde você está.
Também é importante observar a quantidade correta de sementes dentro de cada recipiente, sem esquecer de conferir a data de vencimento das sementes. As sementes muito velhas têm a probabilidade de perder as taxas de vigor. Isso está relacionado com a capacidade das sementes em germinarem e produzirem uma plântula normal em uma ampla faixa de condições.
Outro detalhe que vale ficar atento é quanto ao acondicionamento. As sementes precisam ser armazenadas em local fresco, seco e ao abrigo da luz solar.
Se as sementes precisam ser guardadas em local adequado, o mesmo se deve ressaltar com relação ao lugar onde as mudas serão produzidas. O espaço escolhido deve necessariamente proteger as mudas de efeitos meteorológicos e de doenças, sem se descuidar da necessidade de luz solar.
Normalmente, as mudas são feitas em "casa de vegetação” (estufas) ou em algum lugar protegido que permita controlar certas variáveis, como o clima e determinadas doenças. Também podem ser produzidas no sistema de floating (mudas em bandejas de isopor flutuando em água). Este método propicia melhores condições para a germinação e desenvolvimento das mudas, já que é um ambiente coberto por um plástico. Todavia, é possível produzir as mudas de hortaliças em ambientes abertos, como canteiros na terra, porém deve-se considerar os riscos dos efeitos do clima e doenças.
Também muito importante é ter atenção com a irrigação. Ela deve ser feita preferencialmente via nebulização ou pulverização, pois as gotas grandes d'água podem enterrar a semente ou jogá-las para fora da célula ou danificar as plântulas.
Depois de você escolher a cultura e a variedade correta da hortaliça e guardá-la com cuidado, e após planejar a exposição ao sol e o cuidado com a chuva, chega a etapa de decidir o espaço onde o processo será feito. Basicamente, as mudas de hortaliças podem ser produzidas em sementeiras ou bandejas.
Quer entender como funciona cada alternativa? Então vamos adiante!
As sementeiras são canteiros específicos para a produção de mudas, com tamanhos que variam de 80 cm a 100 cm de largura e de 20 cm a 25 cm de altura, variando conforme a necessidade da espécie. O importante é que sejam instaladas perto do destino final das plantas, que fiquem expostas ao sol e protegidas do vento, sem esquecer da fonte d'água.
Antes de receber as sementes, o solo da sementeira precisa ser preparado, revolvendo a terra e usando o fertilizante adequado para a cultura. O ideal é fazer a análise do solo para constatar quais são suas necessidades e ter melhor resultado na adubação.
Para semear, as sementes podem ser colocadas em sulcos de 1,5 cm a 2 cm, cobrindo-as com terra depois. Por último, você deve tapar toda a sementeira com um pano, TNT ou capim, de modo a impedir que a irrigação arranque ou enterre ainda mais as sementes, além de manter a umidade e a temperatura do solo.
Importante: retire a cobertura apenas quando as plantas começarem a nascer. Durante esse período, os cuidados são simples: basta regar e combater as plantas invasoras.
As bandejas são recipientes com várias células para o depósito de sementes. Entre elas, há três possibilidades para preparar mudas de hortaliça: de isopor; plástico rígido ou plástico mole.
Seja qual for a escolha, as bandejas precisam ser colocadas em local protegido do vento e de preferência sobre bancadas de arame liso, de modo a impedir que as raízes saiam pelo furo da bandeja e penetrem no solo ou grudem na superfície de outros materiais.
A bandeja ideal depende da espécie produzida, pois há modelos para mudas de porte pequeno, médio e grande. O número de células também varia (128, 242, 284 ou 288), assim como o tamanho delas, sendo que as células menores têm a vantagem de gastar menos substrato e sementes.
O que não muda é o processo: ponha em cada célula o substrato indicado para a cultura, semeie duas ou três sementes numa profundidade de 0,5 cm a 1 cm e cubra-as com substrato. Depois, é só regar, controlar as plantas daninhas e aguardar as mudas nascerem.
O substrato é o insumo vital que influencia na germinação e no crescimento das mudas, principalmente no desenvolvimento das raízes. O substrato para hortaliças pode ser comercial ou feito com resíduos orgânicos em compostagem, sendo que no segundo caso, ele deve ser peneirado.
Antes de ir para a bandeja, é recomendado que o substrato seja levemente umedecido com água. Mas vá com calma: basta acrescentar o suficiente para, ao apertar o substrato na mão, sentir um pouquinho de água escapando entre os dedos.
A Rigrantec tem três produtos para serem utilizados junto com o substrato melhorando seu tempo de vida útil. O primeiro é o Soliz, um fertilizante organomineral e condicionador de solo que combina substâncias húmicas (ácidos húmicos e ácidos fúlvicos) e extrato de algas marinhas. Suas algas marinhas promovem maior uniformidade e aceleram germinação, maior enraizamento inicial e reduzem ou eliminam a fadiga climática no pós-transplante, proporcionando maior vigor e resistência na fase inicial dos cultivos.
O segundo produto é BioGain NPK, um fertilizante mineral à base de algas marinhas aditivado com NPK (5-26-5) e com forte ação bioestimulante. Sua ação bioestimulante proporciona um rápido desenvolvimento de raízes e folhas nos estádios iniciais.
E o ultimo produto é o Canteen. É um surfactante agrícola a base de extrato de Yucca Schidigera utilizado para recuperar solos secos, arenosos, compactados ou hidrofóbicos. Melhora a molhabilidade de substratos orgânicos em vasos e canteiros.
Essa é a verdadeira hora do “mãos à obra”. Até chegar aqui, tudo foi preparação logística e escolha de materiais e produtos, agora é chegado o momento de finalmente plantar as mudas de hortaliças.
Atenção ao verificar a quantidade correta de sementes por célula. Cuidado também para não compactar tanto o substrato e nem aprofundar muitos os furos para não prejudicar a germinação.
Confira o passo-a-passo:
– Coloque as bandejas sobre uma bancada e preencha todas as células com substrato uniformemente
– Faça manualmente no centro das células uma pequena cova, com furos na profundidade de 0,5 cm a 1,0 cm (de acordo com o tamanho das sementes a serem semeadas). É possível usar marcadores para produção profissional que permitem a marcação das covas com maior rendimento, agilidade e uniformidade
– Coloque de 2 a 3 sementes por célula. Em caso de sementes híbridas e peletizadas, pode-se semear apenas uma
– Após a semeadura, cubra as sementes com uma fina camada de substrato. Cuide para não compactar. Retire o excesso com um nivelador, deixando o substrato uniformemente distribuído na bandeja
– Faça a rega com água utilizando um borrifador, deixando o substrato úmido. Caso não tenha um borrifador, use um pequeno regador, mas faça uma rega cuidadosa para não afundar as sementes ou fazer com que caiam da bandeja. Em seguida, disponha as bandejas prontas no local onde escolheu para as mudas de hortaliças se desenvolverem
Quando plantamos hortaliças normalmente colocamos duas ou mais sementes na mesma cova. A razão disso é que nem todas elas germinam e, mesmo as que germinam, é comum gerarem mudas fracas.
Então, desbastar significa arrancar as plantas que estão em excesso no plantio. Ou seja, tão logo as plantas atingem algum tamanho, deve-se arrancar as plantas mais fracas e deixar as mais fortes, observando a quantidade e distância desejada.
O desbaste ajuda a ter plantas mais homogêneas, sem grandes variações de tamanho e vigor. O correto é não deixar a muda crescer demais para fazer o desbaste, pois caso contrário, suas raízes irão se desenvolver e atrapalhar a planta mais sadia que será mantida. A seleção das mudas mais fortes pode ser feita tanto na bandeja ou diretamente na terra.
A prática do desbaste é feita em algumas culturas, como alface, tomate, couve e repolho. Em outras não é preciso, como rúcula, salsinha e cebolinha. Por sua vez, com a beterraba deve se fazer o desbaste apenas na hora de transportar a muda para o canteiro.
Essa é a típica pergunta inevitável e, ao mesmo tempo, um pouco difícil de responder precisamente. Em termos gerais, pode-se dizer que as mudam levam, em média, até 30 dias para ficarem prontas. O tempo, todavia, pode variar conforme o clima da região.
Algumas mudas de hortaliças podem ser transplantadas a partir de 20 dias após a semeadura, quando devem então ter entre quatro e cinco folhas e aproximadamente de sete a dez centímetros. Há culturas que precisam de um pouco mais de 30 dias.
Abaixo mostramos a você alguns exemplos aproximados. O tempo correto mesmo apenas a experiência do processo lhe mostrará.
As hortaliças são muito importantes na nossa alimentação. Batata, tomate, melancia, alface, cebola, cenoura, beterraba, couve, rúcula, entre outros, são alimentos que costumam estar no dia-a-dia no prato do brasileiro.
Além do aspecto nutricional, há também a importância econômica dessa cadeia produtiva. E para abastecer esse processo, a produção das mudas é uma atividade que, embora pareça simples e possa ser realizada em pequena escala, requer cuidados e a escolha correta dos produtos.
Se você ainda tiver alguma dúvida sobre como preparar a sua muda de hortaliça, não hesite em nos chamar via WhatsApp e falar com a Rigrantec.