Postado em 18 de outubro 2022
A importância da tecnologia na agricultura, desde os tempos mais remotos, sempre esteve relacionada. Ou conectada, para usar um termo dos dias atuais. Primeiro com as ferramentas, o conhecimento do solo e dos ciclos da natureza, depois com o advento das máquinas, no início ainda simples e pesadas e com o passar dos séculos mais eficazes e precisas.
De certa forma, toda grande invenção tecnológica ao longo do tempo sempre repercutiu no modo de produção agrícola. E não tem sido diferente com a criação da internet e dos aparelhos conectados nesta grande rede de computadores.
Agora, toda essa linha evolutiva está prestes a dar um novo salto para o futuro com a chegada do 5G. Mais do que apenas uma internet mais rápida, a nova capacidade de conectividade promete melhorar a vida das empresas, do consumidor e trazer para o campo um paradigma tecnológico jamais visto.
Quer entender como? Então vamos em frente!
Sim, o 5G é uma internet mais rápida. Bem mais rápida, aliás. Mas está longe de ser “só” isto.
Para entender o que é o 5G, vale fazer uma breve retrospectiva sobre como chegamos até aqui. Começamos lembrando do 1G, a tecnologia básica que permitia com que você fizesse ligações estando na rua usando celulares enormes que mais pareciam um tijolo. A seguir veio o 2G, com recursos como SMS e correio de voz.
Na sequência, o 3G representou um salto tecnológico e inaugurou a navegação na internet pelo telefone, o compartilhamento de imagens e a localização por GPS em tempo real. O 4G tornou a internet mais rápida, permitiu videochamadas, transmissões ao vivo, streaming e transferências de dados mais consistente.
Agora, no 5G, os downloads ficam até 20x mais rápidos, as chamadas de vídeo serão mais nítidas e streamings terão maior qualidade. Ainda assim, o 5G não é apenas um 4G mais rápido.
A banda mais larga permite um número muito maior de pessoas e dispositivos sendo utilizados ao mesmo tempo, além da taxa de transmissão de dados mais veloz (até 10x mais que o 4G), mais barata e com menor latência, ou seja, menor tempo de resposta de um comando até ele ser de fato executado.
A estabilidade da conexão em locais de grande aglomeração de pessoas deixará de ser um problema, como ocorre hoje num estádio de futebol, show ou mesmo no transporte público.
Como o 5G é ligado à conexão de objetos, a estimativa é de haver um crescimento exponencial do setor de IoT (Internet das Coisas) conforme a tecnologia se difundir.
O 5G é uma importante tecnologia associada ao aumento de produtividade. Na agricultura, ela trará tecnologia e modernização no campo e à gestão dos negócios de forma mais eficiente e rápida.
Especialistas em tecnologia acreditam que o 5G irá facilitar o monitoramento das fazendas por meio de drones e câmeras de vigilância e aumentará a utilização de máquinas com inteligência artificial.
O acompanhamento de processos que minimizem perdas e detectem zonas de entrave será aprimorado, assim como a comunicação entre gestores, funcionários e parceiros de produção, trazendo mais informações e otimizando a produção.
Com chips embarcados nos equipamentos, transmite um cenário em tempo real para o gerente da fazenda, por exemplo, a gestão das fazendas poderá identificar a situação sanitária das lavouras e monitorar o crescimento e o desenvolvimento das plantas.
Em termos gerais, haverá a automatização de processos. O 5G possibilitará que máquinas sejam controladas de maneira simultânea, muito mais precisas, rápidas e com maior confiabilidade. Haverá o encurtamento das cadeias logísticas e, como resultado, a melhoria da produtividade.
A cobertura de internet no campo do Brasil também mudará. Atualmente, segundo dados do Ministério da Agricultura, apenas 23% das localidades agrícolas têm acesso às conexões de internet só 8% usufruem do 4G. O 5G ainda irá melhorar o acesso à rede em regiões mais remotas.
Como toda novidade, é preciso conhecer e entender a importância dessa nova tecnologia na agricultura, afinal, tecnologia e modernização no campo sempre andaram juntas.