Facebook Instagram LinkedIn YouTube
WhatsApp Button

Como evitar a formação de espumas na calda de pulverização?

Postado em 12 de maio 2021


Evite o desperdício da calda de pulverização devido à formação de espumas.

Produtores agrícolas têm consciência da série de particularidades de cada cultivo, mas também dos seus pontos...

Evite o desperdício da calda de pulverização devido à formação de espumas.

Produtores agrícolas têm consciência da série de particularidades de cada cultivo, mas também dos seus pontos de convergências, como a utilização de produtos como adjuvante, assim como a necessidade de mitigar desperdícios, como o ocasionado pela formação de espumas na calda de pulverização, problema relativamente recorrente para quem não sabe a maneira correta de lidar com essa questão.

A formação de espumas durante o preparo da calda ou ainda na pulverização pode acarretar diversos prejuízos, como a contaminação ambiental, riscos ao operador e desperdício da calda de pulverização do defensivo agrícola.

No processo de pulverização da lavoura, a formação de espumas causa desperdício de adjuvantes, defensivos e fertilizantes foliares, implicando em uma cobertura ineficiente da lavoura, fazendo que o produto necessário para o melhor desenvolvimento da plantação não chegue aos níveis indicados e gera um custo mais elevado para a produção.

Essa formação de espumas costuma ocorrer em dois momentos: durante o processo de enchimento do tanque, o que ocasiona o derramamento, e também na etapa de pulverização.

Em alguns casos, quando a formação de espumas ocorre tanto no enchimento quanto na pulverização, o controle deste problema pode indicar uma economia de até 70% do produto, o que implica em valores significativos para a lavoura.

Felizmente, existem produtos como o Zero Espuma da Rigrantec, que durante o preparo começa a fazer efeito assim que o produto é adicionado à mistura, impedindo a formação de espuma.

As vantagens de reduzir a formação de espumas

Ocorre que muitos produtores ainda permanecem resistentes ao uso de novas tecnologias, seja pela necessidade de sair de sua zona de conforto, de rever seus processos internos ou por ter que despender investimento.

Porém, a utilização de novas tecnologias pode otimizar o processo e trazer diversos benefícios.

Ao reduzir a formação de espumas no tanque e na pulverização, traz benefícios para a sua lavoura, tais como:

 

  • A redução da formação de espumas permite a utilização de todo volume com calda de pulverização, o que evita desperdício de produto devido a derramamento, reduz também o número de abastecimentos pelo aproveitamento completo da carga dos tanques;

 

  • A espuma do adjuvante agrícola pode possuir ingrediente ativo, que, caso não seja controlada, oferece risco ao meio ambiente e também ao operador;

 

  •  A formação de espuma acaba por minimizar o teor de nutrientes no adjuvante fertilizante, que acarreta deficiência nas culturas.

 

Agora que você já sabe como resolver o problema de formação de espumas na calda de pulverização, confira as opções como o Zero Espuma e mais de 70 produtos disponíveis na Rigrantec, uma referência nacional com mais de 25 anos de atuação nos setores de aplicação e colheita, tratamento de sementes, nutrição, micronutrientes, especialidades, paisagismo e matérias-primas.

É importante salientar que, o Zero Espuma da Rigrantec, que pode ser utilizado com adjuvantes, e herbicidas, fungicidas, inseticidas e adubos foliares, são registrados e devidamente regulamentados junto ao Ministério da Agricultura.

Últimas notícias

Imagem da notícia

14 de outubro 2025

Como posso fazer minha uva ficar mais doce?
Imagem da notícia

12 de setembro 2025

Qual é a importância da rotação de culturas em sistema trienal?
Imagem da notícia

03 de setembro 2025

O que é a grama esmeralda e como plantar?

Produtos Relacionados   Seta esquerda   Seta direita

Zero Espuma - Adjuvante redutor de espuma para caldas de pulverização

Zero Espuma - Adjuvante redutor de espuma para caldas de pulverização

Conteúdo Relacionado

Imagem da notícia

25 de outubro 2024

Max Repel Pombos: solução eficaz para problemas com pombos
Imagem da notícia

18 de outubro 2022

5G na Agricultura: O Agro Conectado ao Mundo
Imagem da notícia

10 de julho 2024

Chega de Pombos! Conheça o produto Max Repel Pombos