Postado em 12 de maio 2021
Evite o desperdício da calda de pulverização devido à formação de espumas.
Produtores agrícolas têm consciência da série de particularidades de cada cultivo, mas também dos seus pontos de convergências, como a utilização de produtos como adjuvante, assim como a necessidade de mitigar desperdícios, como o ocasionado pela formação de espumas na calda de pulverização, problema relativamente recorrente para quem não sabe a maneira correta de lidar com essa questão.
A formação de espumas durante o preparo da calda ou ainda na pulverização pode acarretar diversos prejuízos, como a contaminação ambiental, riscos ao operador e desperdício da calda de pulverização do defensivo agrícola.
No processo de pulverização da lavoura, a formação de espumas causa desperdício de adjuvantes, defensivos e fertilizantes foliares, implicando em uma cobertura ineficiente da lavoura, fazendo que o produto necessário para o melhor desenvolvimento da plantação não chegue aos níveis indicados e gera um custo mais elevado para a produção.
Essa formação de espumas costuma ocorrer em dois momentos: durante o processo de enchimento do tanque, o que ocasiona o derramamento, e também na etapa de pulverização.
Em alguns casos, quando a formação de espumas ocorre tanto no enchimento quanto na pulverização, o controle deste problema pode indicar uma economia de até 70% do produto, o que implica em valores significativos para a lavoura.
Felizmente, existem produtos como o Zero Espuma da Rigrantec, que durante o preparo começa a fazer efeito assim que o produto é adicionado à mistura, impedindo a formação de espuma.
Ocorre que muitos produtores ainda permanecem resistentes ao uso de novas tecnologias, seja pela necessidade de sair de sua zona de conforto, de rever seus processos internos ou por ter que despender investimento.
Porém, a utilização de novas tecnologias pode otimizar o processo e trazer diversos benefícios.
Ao reduzir a formação de espumas no tanque e na pulverização, traz benefícios para a sua lavoura, tais como:
Agora que você já sabe como resolver o problema de formação de espumas na calda de pulverização, confira as opções como o Zero Espuma e mais de 70 produtos disponíveis na Rigrantec, uma referência nacional com mais de 25 anos de atuação nos setores de aplicação e colheita, tratamento de sementes, nutrição, micronutrientes, especialidades, paisagismo e matérias-primas.
É importante salientar que, o Zero Espuma da Rigrantec, que pode ser utilizado com adjuvantes, e herbicidas, fungicidas, inseticidas e adubos foliares, são registrados e devidamente regulamentados junto ao Ministério da Agricultura.
