Facebook Instagram LinkedIn YouTube
WhatsApp Button

Defesa natural: produtos para manter os pássaros fora do seu cultivo

Postado em 06 de junho 2024


A presença cada vez maior de pássaros nas lavouras e pomares é consequência do crescimento das áreas agrícolas e das cidades. Hoje, campo e cidade estão cada vez mais próximos. E assim, co...

A presença cada vez maior de pássaros nas lavouras e pomares é consequência do crescimento das áreas agrícolas e das cidades. Hoje, campo e cidade estão cada vez mais próximos. E assim, controlar a presença de pássaros na lavoura acaba sendo mais uma tarefa do produtor rural.

Importante destacar que pombos ou outras aves são inofensivos e integram a cadeia alimentar de diversos outros animais. Por isso, é preciso ter responsabilidade ambiental na hora de pensar em métodos de espantar pássaros. É desejável manter pássaros fora do cultivo, sem, entretanto, fazer mal aos animais. Dessa forma, usar repelente pode ser uma boa solução para evitar os prejuízos sem prejudicar a saúde das aves.

Siga a leitura e saiba mais!

Quais são os principais problemas causados pela presença de pássaros no cultivo?

A presença de pássaros na lavoura tem potencial de causar um conjunto de sérios problemas para os agricultores. Podemos começar citando, por exemplo, os danos às próprias culturas por meio do consumo de frutos, grãos e sementes, causando assim perdas diretas na produção.

A presença de pássaros pode levar ainda à destruição de plantas jovens, pois algumas aves prejudicam o crescimento e o desenvolvimento das culturas ao arrancarem mudas jovens. Culturas como uvas, cerejas, morangos, milho e girassol são particularmente vulneráveis a presença de pássaros. Suas fezes podem ainda contaminar produtos agrícolas, além de transmitirem doenças por serem vetores de fungos, vírus e bactérias.

Todos são exemplos de problemas com alto impacto econômicos ao terem como consequência a redução da produtividade. Por isso é tão importante saber como espantar pássaros. Todavia, é preciso ter cuidado ao criar métodos para espantar passarinhos, pois além da dificuldade natural de controlar e manter pássaros fora do cultivo, muitas espécies são protegidas por leis ambientais, o que limita as opções de controle dos agricultores.

 

Como os pássaros afetam a produtividade do cultivo?

São variadas as formas dos pássaros afetarem a produtividade agrícola, causando perdas significativas para os agricultores. O problema é sério e aprender a manter pássaros fora do cultivo pode ser o diferencial para garantir uma boa produção.

Afinal, as perdas por não espantar pássaros ocorre seja por meio do consumo direto das culturas ou dos danos causados às plantas mais novas, destruídas e impedidas de se desenvolverem – no fim, o resultado é o mesmo: perda de produtividade.

Há ainda a contaminação causada por fungos, vírus e bactérias que usam os pássaros como vetores de doenças. Quando isso ocorre, a qualidade do cultivo fica comprometida, além da perda de plantas contaminadas.

É por isso que não conhecer um modo eficiente de espantar passarinhos acabará criando custos adicionais ao produtor, afetará a produtividade e terá um impacto negativo na eficiência do manejo agrícola. Prejuízos em série que reforçam a importância de manter pássaros fora do cultivo.

Quais são os produtos mais eficazes para manter os pássaros longe do cultivo?

Há uma série de produtos capazes de auxiliar o produtor na tarefa de espantar pássaros. Confira alguns!

Redes de proteção: São instaladas sobre as culturas para impedir que os pássaros tenham acesso aos frutos e plantas. É um modo eficaz para impedir danos diretos, especialmente em vinhedos, pomares e plantações de frutas vermelhas.

Espantalhos: O antigo espanta pássaros do cinema, com a proposta de imitar predadores ou formas humanas para assustar os pássaros. Os espantalhos podem incluir balões com olhos, fitas refletoras e figuras de aves de rapina. Embora conhecido, é um modo não tão eficaz de espantar pássaros, pois as aves podem se acostumar com o espantalho estático. Por isso, são recomendadas variações no modelo.

Dispositivos sonoros: Emitem sons de predadores, tiros ou outros ruídos assustadores, além de fogos de artifício. É uma técnica que pode ser eficaz, principalmente se combinada com métodos visuais. Atenção para mudar os sons de tempos em tempos para evitar que os pássaros se acostumem.

Controle biológico: Trata-se do uso de predadores naturais, como falcões treinados para assustar e predar os pássaros indesejados. O modo pode ser eficaz para espantar passarinhos em áreas abertas e grandes propriedades. Todavia, pode não ser um jeito simples, considerando que o manejo e treinamento dos predadores requerem conhecimento especializado.

Lasers/Luzes: São dispositivos que emitem feixes de luz laser ou estroboscópicos para assustar os pássaros. É menos eficaz especialmente ao entardecer e amanhecer. Assim, deve ser combinado com outros métodos para maior eficácia de manter pássaros fora do cultivo.

Sistemas de barreiras físicas: Estruturas como linhas de pesca, fios ou fitas instaladas acima das culturas para criar uma barreira física. Pode ser eficaz para deter pássaros maiores, mas deve ser bem planejado para evitar interferência com máquinas agrícolas e operações de cultivo.

Espinhos e ganchos: São instalados em áreas onde os pássaros pousam, como cercas, telhados de estufas e outras estruturas. É um jeito bastante eficaz em áreas específicas e estruturais e ideal para prevenir pouso e formação de ninho.

Uso de repelentes químicos: Substâncias aplicadas nas plantas que têm gosto ou cheiro desagradável para os pássaros. Destaque para o metil antranilato, base do produto Max Repel Pássaros, da Rigrantec.

Lembre-se: Para maximizar a eficácia de manter pássaros fora do cultivo, com frequência é preciso combinar diferentes estratégias, pois a variação dos métodos ajuda a evitar que as aves se acostumem com um único tipo de espanta pássaros. O monitoramento contínuo é fundamental para ajustar as estratégias e garantir a proteção eficaz das culturas.

 

Quais são os benefícios dos produtos na defesa do cultivo contra pássaros?

O maior benefício em manter pássaros fora do cultivo é a própria proteção da lavoura. Os produtos reduzem perdas e garantem a qualidade da planta. Isso aumenta a rentabilidade do produtor e reduz custos com o replantio que seria necessário se houvesse danos na produção.

O agricultor precisa ter o máximo de garantia possível no seu trabalho e, nesse sentido, ter um ambiente de cultivo seguro contra pássaros dá tranquilidade para as plantas se desenvolverem adequadamente e garante a produtividade contínua e estável.

Há também o aspecto ambiental. Ao adotar métodos não letais, o produtor atua na preservação da biodiversidade local e na sustentabilidade ambiental.

Quais são as precauções de segurança ao usar os produtos no cultivo?

Segurança é sempre importante. Partindo desse princípio, é fundamental adotar precauções que garantam a saúde humana, a proteção ambiental e a eficácia das medidas. Vale ressaltar que cada método espanta pássaros tem característica própria de segurança.

O uso de repelentes químicos, por exemplo, exige a leitura atenta das instruções do fabricante sobre a aplicação, dosagem e frequência de uso dos repelentes químicos. Também é vital utilizar equipamentos de proteção individual (EPI’s), como luvas, máscaras, óculos de proteção e roupas apropriadas ao manusear e aplicar produtos químicos.

Os produtos também devem ser aplicados em condições climáticas adequadas, sem ventos fortes e chuvas, como forma de prevenir a dispersão indesejada e contaminação de áreas não-alvo. Por fim, atenção no armazenamento correto dos produtos em locais seguros, fora do alcance de crianças e animais e em recipientes bem fechados.

Últimas notícias

Imagem da notícia

24 de abril 2025

5 dicas para manter a grama sempre verde
Imagem da notícia

25 de março 2025

Condicionamento de solo: como preparar sua terra para o enraizamento ideal de milho
Imagem da notícia

10 de março 2025

Mix de nutrientes para hidroponia: como otimizar o crescimento de suas plantas

Conteúdo Relacionado

Imagem da notícia

22 de junho 2021

Entenda a importância da tecnologia para o agronegócio
Imagem da notícia

18 de março 2020

Aprenda a neutralizar resíduos químicos de pulverização agrícola
Imagem da notícia

10 de fevereiro 2023

Principais Pragas e Doenças da Soja