Postado em 09 de março 2021
Os drones, antes muitos comuns em filmes de ficção científica, já são uma realidade em nosso mundo moderno. São aeronaves pequenas e não tripuladas.
Eles já são usados em diferentes mercados, inclusive na agricultura de precisão.
O alto potencial de aplicações, juntamente com sua eficiência, também permite seu uso na construção civil, mineração, meio ambiente e outros setores.
Neste artigo, vamos mostrar o uso de drones na agricultura, ressaltando sua importância para o mapeamento aéreo da região!
A finalidade do mapeamento aéreo com drones é a coleta de dados sobre o terreno. Aproveitar esse potencial dos drones pode oferecer muitos rendimentos à produtividade agrícola e de outros setores da economia (mineração, construção civil).
Os drones têm capacidade para fazer o mapeamento aéreo de uma determinada área com muita precisão e agilidade, sem requerer grandes investimentos.
Uma característica importante desse trabalho é o detalhamento, pois as aeronaves não tripuladas conseguem realizar voos mais baixos que as aeronaves tripuladas, o que produz imagens de elevada qualidade. Desse modo, a entrega dos resultados ocorre em um período mais curto.
Outro ponto a ser considerado é a diminuição de gastos. Os drones não exigem o desembolso de uma grande quantidade de dinheiro para a manutenção de um time grande de profissionais de campo — somente com um piloto em solo já podemos efetuar o trabalho. Trata-se de um implemento agrícola prático e eficaz.
O monitoramento agrícola que o mapeamento aéreo de drones possibilita oferece diversas vantagens, como:
A aplicação localizada dos insumos agrícolas ajuda na preservação do meio ambiente ao mesmo tempo em que assegura alta produtividade.
Isso porque os insumos são aplicados no lugar exato, na quantidade certa, no tempo ideal. Os drones para pulverização, por exemplo, efetuam um trabalho bastante preciso, evitando desperdícios e garantindo os resultados esperados.
A uniformidade é resultado da correção de fatores que ajudam em sua variabilidade. Desse modo, se conquista um aumento global do nível de produtividade.
O mapeamento aéreo realizado por drones também melhora a capacidade e a flexibilidade quando se trata de distribuir insumos nos lugares e períodos requeridos, o que promove redução de gastos na produção.
Outra vantagem do uso de drones na agricultura de precisão é que o produtor consegue identificar mais oportunidades no começo do plantio.
Dessa maneira, ela pode fazer correções pontuais e otimizar o potencial produtivo final da plantação.
O mapeamento aéreo feito por meio de drones possibilita o envio de informações em tempo real, o que confere ao empreendedor uma maior capacidade nas tomadas de decisões, fundamentadas em dados precisos.
Além desses benefícios, podemos reforçar aqueles que já citamos mais acima, como:
O mapeamento aéreo dos drones na agricultura é uma solução altamente estratégica para os empreendedores rurais. Esse é o caminho que as novas tecnologias apontam para o agronegócio.
O que pensa do drone como implemento agrícola? Deseja ter mais detalhes sobre monitoramento agrícola? Veja, então, como fazer monitoramento da lavoura de forma digital.