Postado em 21 de novembro 2024
A fertirrigação é uma técnica com capacidade de aliar, ao mesmo tempo, o sistema de irrigação e de adubação. Considerado mais econômico e com uma série de vantagens para a plantação, o modelo também tem seus desafios particulares, como a higiene das tubulações. A limpeza dos tubos de fertirrigação oferece uma dificuldade extra, por não ser um aparato de irrigação abastecido apenas com água, o que reduziria as impurezas.
E ainda que as tubulações de irrigação fossem utilizadas apenas para fornecer água às plantas, mesmo assim haveria o efeito natural de obstrução das tubulações devido as partículas em suspensão na água, como areia, argila, algas, resíduos orgânicos e outros detritos.
Quando essas partículas não são filtradas corretamente, elas acabam se acumulando nas linhas de irrigação e nos emissores. O mesmo fenômeno acontece quando a água tem alta quantidade de minerais – a chamada "água dura". Minerais como cálcio e magnésio, por exemplo, podem formar depósitos nas partes internas dos emissores ao longo do tempo e criar incrustações que vão acabar bloqueando o fluxo da água.
No caso da fertirrigação, por ser um processo de colocação de nutrientes nas tubulações da irrigação, o problema é ainda mais significativo. Ainda assim, tem solução. Quer saber qual? Então siga a leitura!
Há dois modos bem diferentes de fazer a limpeza dos tubos de fertirrigação: no primeiro, é preciso desligar o sistema de irrigação e adubação simultâneo e no outro não é necessário desligar nada. A diferença, portanto, pode ser bastante significativa.
No modo convencional, deve-se desligar o sistema de fertirrigação e desconectar os tubos antes de iniciar a limpeza. Uma vez que os tubos estejam desconectados, é necessária a retirada manual de sujeiras ou resíduos grandes visíveis. Após, é necessário o preparo de uma solução de limpeza com produtos específicos para desinfetar os tubos, deixando a solução agir por algum tempo.
No passo seguinte, a boa prática recomenda a limpeza interna com escova ou outra ferramenta para esfregar o interior dos tubos e remover incrustações e algas que ficam grudadas no interior da tubulação. Feito isso, é hora de enxaguar bem os tubos para remover completamente qualquer eventual resíduo da solução de limpeza. Após todas essas etapas, a limpeza dos tubos de fertirrigação está feita. É hora então de reconectar os tubos ao sistema e testar se a água flui normalmente, sem obstruções.
No modo de limpeza em que não é preciso desligar o sistema de fertirrigação, tudo é bem diferente – e mais prática, deve-se reconhecer. Ao usar o produto Hydrodis, desenvolvido pela Rigrantec, a limpeza é feita sem a interrupção do sistema, ou seja, sem atrapalhar a produção. O mesmo benefício é igualmente obtido ao usar o produtor em sistemas de hidroponia, onde não é necessário retirar as plantas do sistema para realizar a limpeza.
No modelo de limpeza dos tubos de fertirrigação em que é necessário desligar o sistema, é comum usar escovas para a limpeza mecânica das tubulações, assim como utilizar produtos como ácido cítrico para remover depósitos de cálcio e incrustações minerais nos tubos. O vinagre também pode cumprir essa função, pois ajuda na remoção de sujeiras orgânicas e no controle de algas.
Quando o método de limpeza escolhido é o que não precisa desligar o sistema de fertirrigação, basta usar do produto Hydrodis para limpar e desinfetar o sistema sem danificar os tubos. Hydrodis é um produto desenvolvido para remover, com dosagens mínimas, incrustações nos equipamentos como tanques de mistura e tubulações usadas em fertirrigação, hidroponia e aquaponia.
O produto promove ação desicrustante, ou seja, não só previne, mas também remove o acúmulo de depósitos minerais e algas que se acumulam no interior dos tubos, nos aspersores (sprinklers) e na superfície do tanque de mistura. O Hydrodis ainda aumenta a estabilidade da solução de fertilizante, evitando a formação e a deposição de sais insolúveis, além de reduzir a formação de ambientes propícios para a fixação de fungos e algas.
O produtor precisa ficar atento com o sistema de fertirrigação e perceber eventuais sinais de que os tubos precisam de limpeza. Um exemplo é quando ocorre a redução na pressão da água, o que pode indicar a obstrução nos tubos. Outro sinal de entupimento nos tubos é se a distribuição da água e dos nutrientes nas plantas ficar irregular, com algumas áreas recebendo menos do que outras.
Além destes sinais, a formação de algas dentro dos tubos, especialmente em sistemas expostos ao sol, é também um indicativo de que chegou a hora da limpeza. Outro sinal é se houver acúmulo de sujeira ou depósitos visíveis dentro dos tubos ou nos filtros.
Por fim, se a água começar a apresentar coloração estranha ou cheiro desagradável, também pode ser um sinal de que a limpeza no sistema é necessária. Em cada uma destas possibilidades, o que conta é a atenção com o sistema, de modo a poder se antecipar e realizar a limpeza antes que haja um problema maior.
Talvez o principal benefício da manutenção regular seja a própria garantia e segurança de que o sistema de fertirrigação seguirá funcionando de modo correto e, assim, mantendo o ciclo de produção.
Afinal, a tubulação limpa garante a distribuição mais eficiente da água e dos nutrientes às plantas, aumentando a eficiência do sistema. Ao cuidar e realizar a devida manutenção da tubulação, o acúmulo de resíduos e depósitos nos tubos será mais facilmente evitado, afastando eventuais problemas no funcionamento do sistema.
Outro benefício é que a limpeza reduz a proliferação de algas e bactérias, o que melhora a qualidade da água utilizada na fertirrigação e, consequentemente, da saúde das plantas. Isso também é vantajoso para a vida útil dos equipamentos, pois reduz a necessidade de substituições frequentes de peças – o que causaria aumento de custos.
Aliás, junto com o correto funcionamento do sistema de fertirrigação já citado, outro benefício muito importante é justamente a redução de custos. A manutenção regular garante a distribuição eficiente da água e dos nutrientes e, com isso, economiza recursos e consume menos insumos e tempo de manutenção.
A limpeza dos tubos de fertirrigação é um procedimento que, se feito com regularidade, evita o acumulo de sujeiras e impurezas que podem causar obstrução e colocar em risco o correto funcionamento do sistema. E se o acúmulo de resíduos já for um fato consumado, a limpeza com os produtos certos trará de volta a melhor operação da fertirrigação, mantendo o sistema e toda sua produtividade.