Postado em 25 de maio 2021
Descubra quais são os sistemas de irrigação mais indicados para cada plantação.
Os sistemas de irrigação cumprem um papel fundamental e insubstituível na agricultura, no entanto, existem diferentes modelos, sendo que cada um apresenta um benefício específico, que se adéqua melhor a uma determinada cultura.
Confira abaixo uma lista com os sistemas de irrigação mais utilizados em plantações:
Amplamente utilizado na cultura do arroz, os sistemas de irrigação por superfície consistem em canais onde a circulação da água ocorre com gravidade, já que a sua parte central é mais elevada, o que torna esse canal mestre em uma fonte de abastecimento para os demais.
É denominado sistema de superfície, pois a água aplicada neste método inunda a superfície do solo, saturando toda a superfície do solo, deixando uma lâmina de água.
Principais benefícios desse sistema:
Também conhecida como irrigação por gotejamento, esse sistema permite um controle de onde a água será aplicada, evitando que o solo fique molhado em pontos desnecessários, para evitar o desperdício, já que a quantidade de água exposta para evaporação é menor que em outros métodos.
O sistema consiste em linhas laterais conectadas a uma horizontal de abastecimento, em um modelo fixo, o que não permite a manipulação do cultivo antes da colheita.
Principais benefícios desse sistema:
O sistema de Aspersão conduz a água em uma mangueira com alta pressão fazendo simular uma chuva.
Existem dois modelos básicos de sistemas de irrigação por aspersão, os convencionais e os mecanizados, definidos da seguinte forma:
Um sistema considerado mais básico, consiste em tubos que cobrem toda área desejada com a troca dos aspersores manualmente. Isso se trata de uma queixa relativamente comum, a necessidade do produtor adentrar a área que foi molhada para remover o aspersor e então posicioná-lo na próxima área que deve ser molhada.
Amplamente utilizado para cobrir áreas maiores, o sistema mecanizado consiste em um método onde o modelo convencional se torna inviável, devido a questões como um curto maior assegurar a mesma eficiência, seja em recursos ou em mão-de-obra.
A movimentação do conjunto de aspersores ocorre com um sistema mecânico com rodas, onde linhas laterais atuam como à fonte fornecedora de água e o pivô central as sustentam e também as abastecem.
Para escolher o melhor método entre todos os sistemas de irrigação, o ideal é considerar as seguintes questões:
Ciente dos sistemas de irrigação e das suas especificações, confira as soluções disponíveis na Rigrantec, que possui 25 anos de experiência e perícia em produtos voltados para plantação, com soluções para plantação, aplicação, adjuvantes e colheita, tratamento de sementes, nutrição e micronutrientes (fertilizantes), especialidades e paisagismo.