Postado em 20 de março 2024
É por meio dos nutrientes que as culturas conseguem se desenvolver de modo saudável e proporcionar uma boa produtividade agrícola. Macros e micronutrientes são vitais nesse processo das plantas e podem ser obtidos com o uso de fertilizantes.
Todavia, quando alguns nutrientes não quelatizados são dissolvidos na calda, podem ocorrer reações que mudam a estrutura química dos fertilizantes e tornam os nutrientes indisponíveis para a absorção da planta.
É então que entram em ação os quelatos na disponibilidade de nutrientes para as plantas. Os quelatos são substâncias neutras que impedem as ligações indesejadas e, desse modo, permitem que esses nutrientes sejam absorvidos com sucesso pela planta.
Os micronutrientes necessários às plantas, quando colocados na preparação da calda para adubação, podem causar reações químicas indesejadas e prejudicar a absorção dos nutrientes pelas plantas. É para evitar essa reação química que os quelatos existem, pois os agentes quelantes impedem a mistura das moléculas e a geração de outras, mantendo a “identidade química” delas e ressaltando a importância dos quelatos para as plantas.
Ao não permitir as reações químicas dos nutrientes, os quelatos evitam a formação de compostos insolúveis, ou seja, substâncias indisponíveis para as culturas que estão recebendo os fertilizantes.
Um bom exemplo para entender o processo é o zinco e o fósforo. Separadamente, ambos minerais são disponíveis e benéficos para as plantas, porém, se forem adicionados numa mistura sem o quelante, eles formarão o fosfato de zinco, que não é absorvido pela planta. Ou seja, ao impedir a reação química entre o zinco e o fósforo, o quelato torna os nutrientes mais solúveis e facilita a absorção dos componentes desejados pela planta.
Vem daí o significado dos quelatos na disponibilidade de nutrientes para as plantas e a importância dos quelatos para agricultura.
Tecnicamente, podemos dizer que os quelatos auxiliam no transporte mais eficiente dos micronutrientes pelos tecidos vegetais, fazendo com que esses nutrientes alcancem os locais de crescimento, como as extremidades das raízes, de maneira mais eficaz. Devido a sua estrutura estável, as moléculas de quelato fazem com que os micronutrientes sejam transportados de maneira eficiente por meio das membranas celulares. Por isso comprar quelatos é tão essencial na composição de fertilizantes.
Considerando que alguns íons metálicos presentes no solo podem competir pela absorção de nutrientes pelas raízes das plantas, os quelatos atuam justamente para reduzir essa competição. Isso porque os micronutrientes quelatados são absorvidos de forma mais imediata pelas plantas em comparação com nutrientes não quelatados.
Ao usar quelatos para as plantas, a absorção de nutrientes em condições adversas também é favorecida, como em solos alcalinos, onde alguns nutrientes podem se tornar menos acessíveis às plantas.
Por isso, comprar quelatos e usar quelatos para melhorar a disponibilidade de nutrientes para as plantas, faz grande diferença na produtividade da lavoura.
Os quelatos para agricultura são utilizados na formulação de fertilizantes com o objetivo de aumentar a disponibilidade dos nutrientes no solo, favorecendo seu aproveitamento pelas culturas, ao mesmo tempo em que impedem os nutrientes de sofrerem reações químicas que ocorrem no solo e os tornam indisponíveis às plantas.
Os quelatos para agricultura auxiliam na melhoria dos cultivos ao agirem para aumentar a eficiência no uso de fertilizantes. Esse resultado é possível devido a capacidade dos quelatos de protegerem os nutrientes da fixação no solo. O resultado, na prática do cenário agrícola atual, é a redução de perdas e o aumento da absorção dos nutrientes pelas plantas.
Como sabemos, plantas mais nutridas tendem a se desenvolver de modo melhor e, consequentemente, impulsionar o maior rendimento dos cultivos.
De modo geral, é a estabilidade da ligação quelato-metal que determina a disponibilidade dos nutrientes aplicados às plantas, os quais dissociam-se pouco em solução, consistindo na principal vantagem dos quelatos. O resultado final é o aumento da absorção dos nutrientes pelas plantas e a ampliação da produtividade, demonstrando o quanto são benéficos os quelatos na disponibilidade de nutrientes para as plantas.
De modo objetivo, a resposta para a pergunta é não, não existem diferenças importantes na eficácia dos quelatos em diferentes tipos de solos e regiões.
Ainda que existam diferenças nas características do solo conforme a região do País, seja na textura, composição mineral e pH, tais fatores não devem ser suficientes para interferir na eficácia dos quelatos para as plantas. De maneira geral, solos brasileiros apresentam altos teores de óxidos de Ferro e Alumínio e argila do tipo caulinita. Além do caso do fósforo citado anteriormente, esses minerais podem influenciar significativamente na fertilidade do solo impactando negativamente a disponibilidade de nutrientes para as plantas.
Vale destacar que, como em qualquer manejo nutricional, é sempre importante adaptar as recomendações conforme a necessidade de cada cultura, visando otimizar a eficácia dos fertilizantes. Por isso, antes de comprar quelatos, vale ter o aconselhamento de um agrônomo, assim como análises do solo são sempre fundamentais para determinar as necessidades específicas de cada região.
Por formarem complexos estáveis, os quelatos para agricultura protegem os nutrientes de interações no solo que poderiam torná-los indisponíveis para as plantas. Essa capacidade, portanto, colabora para prevenir deficiências nutricionais nas plantas.
Isso ocorre em função dos quelatos incorporarem íons de metal em uma forma solúvel, tornando-os disponíveis às plantas devido à alta solubilidade em água. Assim, os nutrientes quelatizados são mais facilmente absorvidos pela raiz da planta e pelas folhas do que os mesmos nutrientes em formas não quelatizadas, realçando assim o papel dos quelatos na disponibilidade de nutrientes para as plantas.