Facebook Instagram LinkedIn YouTube
WhatsApp Button

Hidroponia passo a passo: guia para iniciantes

Postado em 18 de abril 2024


Podemos dizer que a agricultura hidropônica é o cultivo realizado sem solo. Ao invés do solo, há uma solução nutritiva que circula num sistema hidráulico, fornecendo às plantas os nutrient...

Podemos dizer que a agricultura hidropônica é o cultivo realizado sem solo. Ao invés do solo, há uma solução nutritiva que circula num sistema hidráulico, fornecendo às plantas os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento diretamente nas raízes.

O sistema de hidroponia é uma técnica de cultivo que possibilita produzir em pequenos espaços, favorecendo o crescimento de plantas mais saudáveis e aumentando a produção.

Ainda que a técnica demande conhecimento e tecnologia, a hidroponia para iniciantes também é uma realidade. Acompanhe a leitura e saiba como!

Como escolher o sistema de hidroponia mais adequado para começar?

Por ser uma forma de cultivo em ambiente controlado, a agricultura hidropônica pode ser feita mesmo em condições adversas, com temperaturas fora do padrão ideal para determinada cultura. Todavia, considerando as necessidades da hidroponia para iniciantes, é preciso levar em conta uma série de fatores na hora de decidir o sistema de hidroponia ideal para cada um.

Afinal, é preciso investir em infraestrutura, como a casa de vegetação (estufa), sistema hidráulico e equipamentos para monitorar o ambiente da estufa e os nutrientes da solução em que as plantas são cultivadas. A escolha de culturas hidropônicas deve ainda levar em consideração o espaço disponível, o orçamento e preferência pessoal.

Os sistemas mais comuns são os sistemas floating, de gotejamento e o Nutrient Film Technique (NFT). No sistema de hidroponia floating, as plantas flutuam sobre a solução nutritiva, como numa piscina. No sistema de gotejamento, as plantas recebem a solução nutritiva por meio de gotas dispensadas junto ao substrato pelos gotejadores. Já no sistema NFT, a solução nutritiva circula no sistema “empurrada” por uma motobomba em intervalos definidos.

Há ainda o sistema de subirrigação, em que a irrigação com solução nutritiva às culturas hidropônicas é feita de 2 a 3 vezes por dia, de baixo para cima, onde o princípio da capilaridade permite que a água e os nutrientes se movimentem verticalmente no substrato.

Quais são as melhores plantas para cultivar em um sistema hidropônico?

Uma pergunta comum ao se pensar a hidroponia para iniciantes é saber quais plantas se desenvolvem bem na agricultura hidropônica. Do ponto de vista econômico, as mais comuns incluem vegetais folhosos, ervas, tomate, pepino, pimentão e morango. Vegetais de raízes tuberosas tendem a ser menos interessantes para a técnica hidropônica.

Ainda assim, as opções são vastas: morango, pepino, tomate, ervas, alface, couve, rúcula, brócolis, repolho, agrião, berinjela, mudas de árvores, plantas ornamentais, entre outras, crescem bem em sistemas de hidroponia, muitas delas durante o ano todo. 

Diante do volume de consumo no país, a alface é um dos principais cultivos hidropônicos do Brasil atualmente. É uma boa opção na hidroponia para iniciantes porque maximiza a produção, melhorando a qualidade da hortaliça e aumentando sua janela de consumo, já que se trata de uma planta de folhas relativamente sensíveis.

A rúcula hidropônica também tem muitas vantagens na agricultura hidropônica porque tem características parecidas com a alface. É uma planta de porte pequeno que permite alta densidade e produtividade em relação ao espaço.

Como controlar os nutrientes e o pH da solução nutritiva em um sistema hidropônico?

Depois de identificar quais as plantas que melhor se adaptam, outra questão frequente da hidroponia para iniciantes é saber como controlar os nutrientes e o pH da solução. A solução nutritiva é um componente fundamental e merece cuidado. Para que as plantas cresçam bem, use água filtrada com pH entre 6,0 e 6,5. O mix de nutrição também pode ajudar a manter o pH estável.

Utilize medidores de pH e condutividade elétrica para verificar os valores e realizar ajustes, pois a condutividade elétrica permite saber qual a concentração de sais na solução nutritiva. A condutividade elétrica deve ser medida após a mistura da solução, sendo que cada cultura tem sua própria faixa de condutibilidade recomendada.

Vale usar composições de nutrientes comerciais de alta qualidade formulados especificamente para hidroponia, sempre seguindo as recomendações do fabricante para garantir que as plantas recebam os nutrientes adequados. Além disso, os níveis de nutrientes devem ser repostos para manter as proporções adequadas. No sistema de hidroponia, a nutrição acontece de modo contínuo para o correto desenvolvimento da cultura.

A produção com qualidade é garantida usando uma solução equilibrada para o sistema hidropônico. Importante ainda lembrar que cada cultivo tem demanda específica de nutrientes, que podem ser magnésio, boro e cálcio. A deficiência de ferro, por exemplo, provoca clorose, uma doença que prejudica a fotossíntese.

Como evitar pragas e doenças em um sistema hidropônico?

Por ser um ambiente controlado, o sistema de hidroponia costuma ter menos risco de pragas e doenças do que a agricultura tradicional. Isso não significa que não haja precauções a serem tomadas quanto a fungos, insetos e um problema específico desse modo de cultivo: as algas.

Assim, é importante manter a higiene no sistema, evitar a contaminação cruzada e monitorar as plantas em busca de problemas. Na hidroponia para iniciantes, um ponto relevante é ter conhecimento dos ciclos de pragas e doenças ao qual a estufa está sujeita, sem esquecer que sua ocorrência está ligada ao microclima da estufa.

É também possível utilizar métodos orgânicos de controle de pragas, como os inseticidas naturais ou a introdução de controle biológico (predadores naturais). O controle biológico é a busca da manutenção do equilíbrio entre populações que causem danos ao cultivo de plantas comerciais e de populações que as controlam, como inimigos naturais.

Quais são os cuidados diários necessários para manter um sistema hidropônico saudável?

Alguns procedimentos são exigidos para manter o sistema em funcionamento adequado, mesmo no caso da hidroponia para iniciantes. Entre as principais tarefas estão a verificação do nível da água, o controle da nutrição, o ajuste do pH e a verificação do sistema de irrigação, que pode apresentar incrustações.

A constante reposição de sais na solução nutritiva pode fazer com que parte desse material fique nas paredes da tubulação que leva o líquido até as plantas. Para evitar o entupimento, é bom usar produtos com ação desincrustante, como o Hydrodis, da Rigrantec, um fertilizante que também remove e previne a formação de incrustação nos sistemas hidropônicos.

Deve-se ainda ter atenção diária com a remoção de plantas mortas ou doentes, assim como monitorar o crescimento das plantas e fazer ajustes pontuais quando necessário para garantir o desenvolvimento saudável.

O fluxo d’água também deve ser constante e com temperatura certa. Aliás, temperatura e umidade são fatores determinantes para o sucesso da cultura hidropônica. Tais indicadores precisam de monitoramento constante, pois alta ou baixa temperatura pode favorecer ou dificultar tanto o desenvolvimento das plantas quanto a proliferação de fitopatógenos.

Últimas notícias

Imagem da notícia

24 de abril 2025

5 dicas para manter a grama sempre verde
Imagem da notícia

25 de março 2025

Condicionamento de solo: como preparar sua terra para o enraizamento ideal de milho
Imagem da notícia

10 de março 2025

Mix de nutrientes para hidroponia: como otimizar o crescimento de suas plantas

Conteúdo Relacionado

Imagem da notícia

20 de março 2019

Hidroponia: Mercado que só cresce.
Imagem da notícia

21 de setembro 2021

Quais são as vantagens e as desvantagens do cultivo hidropônico?
Imagem da notícia

01 de abril 2022

Hidroponia: como cultivar uma plantação hidropônica