Postado em 17 de junho 2025
Toda boa colheita e a alta produtividade de qualquer lavoura começam com um plantio eficiente, realizado com sementes de qualidade, fato que reforça a importância do tratamento de sementes.
Por isso é preciso olhar com atenção o investimento em técnicas modernas de tratamento de sementes e manejo correto no plantio, práticas fundamentais para maximizar o vigor, a germinação e o potencial produtivo das culturas.
O momento do plantio é decisivo no resultado da produtividade ao fim do processo de produção. Nesta etapa, o tratamento de sementes é importante para proteger de doenças e pragas que ameaçam a fase inicial do cultivo e podem reduzir o potencial de desenvolvimento da planta.
Afinal, o desempenho da lavoura têm relação direta com a escolha das sementes de qualidade, a preparação do solo e o momento da semeadura. Tal constatação destaca a importância do tratamento de sementes e o quanto o produtor precisa, por exemplo, planejar bem a quantidade ideal de sementes que será distribuída por metro linear para conseguir determinar a melhor densidade de plantas e otimizar o potencial produtivo da semente.
O planejamento estratégico e o investimento preciso são essenciais para um plantio bem-sucedido. Isso inclui, ainda, o uso correto e seguro de defensivos químicos e agentes biológicos no tratamento de sementes, práticas que favorecem o desenvolvimento inicial das plantas desde a germinação, assegurando a uniformidade do estande e promovendo uma lavoura mais vigorosa e produtiva. Além disso, o uso de polímeros melhora a adesão dos ativos à semente, enquanto o pó secante auxilia na secagem, evitando a formação de grumos e garantindo a fluidez na semeadura. O emprego de enraizadores também pode potencializar o desenvolvimento radicular, contribuindo para o estabelecimento de um estande saudável e com elevado potencial produtivo.
Como vimos, o tratamento de sementes protege contra pragas, doenças e condições adversas, favorecendo, desse modo o sucesso no início do plantio. É nesse contexto que o tratamento de sementes tem avançado nos últimos anos e se consolidado como uma prática cada vez mais relevante para agricultores de todos os portes.
De modo resumido, o tratamento de sementes é um conjunto de processos aplicados às sementes antes do plantio para proteger contra pragas, doenças e outras ameaças que possam comprometer a germinação e o crescimento saudável das plantas. Tais processos incluem a aplicação de produtos químicos, biológicos ou físicos que asseguram uma germinação uniforme e saudável e aumentam as chances de uma colheita bem sucedida.
Além de aumentar a taxa de germinação, o tratamento de sementes e o manejo correto no plantio garantem que uma maior proporção das sementes plantadas se transforme em plantas viáveis. Juntas, essas práticas otimizam não só o uso de sementes e recursos, como igualmente de água e fertilizantes.
Aliados importantes do tratamento de sementes são os extratos de algas marinhas, graças à capacidade de potencializar o desenvolvimento radicular e a tolerância a estresses.
O tratamento de sementes, em conjunto com a irrigação do solo e o extrato de algas, favorece o maior crescimento radicular das plântulas, o que, por sua vez tem efeito enraizador e ajuda no estabelecimento da planta no solo, acelerando a germinação e estimulando o crescimento de raízes primárias e secundárias.
Vale destacar a combinação de substâncias biológicas e bioestimulantes para maximizar a produtividade desde o início do plantio, melhorando o equilíbrio fisiológico das plantas, estimulando o crescimento vegetativo e assim aumentando a produtividade. Proporcionar a melhor uniformidade de estande ajuda a planta adulta a expressar todo seu potencial produtivo.
A precisão e eficácia do tratamento de sementes para que germinem mais saudáveis e produtivas, se traduzem também em colheitas maiores e de melhor qualidade, com retorno financeiro positivo para o produtor, ao reduzir perdas e aproveitar os recursos naturais de modo mais eficaz.
A redução de perdas devido a pragas e doenças, combinada com a menor necessidade de replantio e menor uso de defensivos gera economias substanciais para os agricultores, comprovando a importância do tratamento de sementes e plantio. Ao aumentar a produtividade e a qualidade das colheitas, o tratamento de sementes oferece ótimo retorno do investimento realizado, tornando-se uma opção mais econômica a longo prazo.
Diante da eficiência prática do tratamento de sementes no campo, a relação custo-benefício torna-se favorável. Com as sementes já tratadas, os agricultores podem então focar em outras atividades essenciais para o plantio e manejo das culturas. Além disso, a necessidade de menos mão de obra e recursos na fazenda significa economiza de tempo e custos operacionais.
Confira estudos de caso que demonstram o impacto positivo dos tratamentos de sementes na produtividade agrícola:
É o caso do BioGain MoZn, um produto à base de algas marinhas, zinco e molibdênio, usado no tratamento das sementes de trigo e no tratamento das sementes de milho. No caso da semente do milho, a equipe da Rigrantec acompanhou o trabalho com milho safrinha, onde 38 dias após o plantio foi feita a comparação com o padrão de tratamento atual da fazenda e se constatou que o tratamento com BioGain MoZn apresentou uma espessura de colmo maior e uma leve superioridade no tamanho de raiz.
Outro caso de sucesso é o trabalho realizado em Campo Verde, no Mato Grosso, com o uso do BioGain Amino CoMo na semente de soja. O resultado mostrou maior padronização da germinação, melhor arranque inicial, maior crescimento radicular com aumento de raízes secundárias e maior uniformidade no estande de plantas.
Há ainda o trabalho feito em La Paloma, no Paraguai, cujo foco foi demonstrar o poder de recobrimento do ColorSeed Classic Vermelho, com excelente resultado garantindo bom recobrimento e fixação dos produtos aplicados na semente de soja. Por fim, o exemplo em Independência (RS), cujo foco do trabalho foi a comparação entre o enraizador BioGain CoMo+ e um concorrente, com resultados que apresentaram melhor desenvolvimento de raízes (volume e comprimento) e maior desenvolvimento de raízes secundárias.
Com tantos exemplos disponíveis sobre a importância do tratamento de sementes, fica fácil concluir que esse é um tipo de investimento, aliado a boas práticas de manejo, é uma estratégia inteligente para garantir maior produtividade, qualidade e retorno econômico. Afinal, nunca é demais destacar que o sucesso da lavoura começa muito antes da colheita, ou seja, com uma semente bem tratada e bem plantada.