Facebook Instagram LinkedIn YouTube
WhatsApp Button

Max Repel Pássaros: A solução para proteger seu cultivo

Postado em 14 de junho 2024


Todo produtor tem uma série de desafios com seu plantio, que começam com o preparo do solo, a adubação, o controle de pragas, a preocupações com o clima e seguem até a hora da colheita. Mas...

Todo produtor tem uma série de desafios com seu plantio, que começam com o preparo do solo, a adubação, o controle de pragas, a preocupações com o clima e seguem até a hora da colheita. Mas mesmo no momento final não há sossego. É nesse momento que há o risco de ataque de pássaros nos cultivos, causando perdas significativas para os agricultores.

Diante desse problema, proteger o cultivo de pássaros é uma necessidade para o ato derradeiro de uma boa colheita. Afinal, as perdas por não espantar pássaros ocorre seja por meio do consumo direto das culturas ou dos danos causados às plantas mais novas, destruídas e impedidas de se desenvolverem. Há ainda a contaminação causada por fungos, vírus e bactérias que usam os pássaros como vetores de doenças.

A grande oferta de alimentos que uma plantação proporciona e o desmatamento de áreas vizinhas as plantações, são fatores que atraem os pássaros às hortas e pomares. Embora existam métodos antigos para afastar as aves, como espantalhos, foguetes e iscas sonoras, não são os melhores e tampouco os mais eficientes. Esse papel é cumprido por Max Repel Pássaros, uma maneira eficiente e segura para afastar os pássaros do cultivo, sendo um produto atóxico e biodegradável para ser pulverizado em lavouras, hortas e pomares.

Quais são as características principais do Max Repel Pássaros?

A principal característica do produto Max Repel Pássaros é ser um repelente de pássaros a base de Metil Antranilato que, por sua vez, é o único composto que serve como repelente para pássaros. Max Repel Pássaros é aplicado por meio de pulverização em hortas, pomares e lavouras, com o objetivo de espantar pássaros que utilizam essas plantações como fonte de alimentação.

Afinal, a presença de pássaros na lavoura tem potencial de causar um conjunto de graves danos para os agricultores, a começar pela saúde das próprias culturas, pois pássaros podem consumir frutos, grãos e sementes, causando assim perdas diretas na produção.

A presença de pássaros pode levar ainda à destruição de plantas jovens, pois algumas aves prejudicam o crescimento e o desenvolvimento das culturas ao arrancarem mudas jovens. Desse modo, usar Max Repel Pássaros é um método eficiente de espantar passarinhos indesejáveis na sua lavoura.

          

Quais são os benefícios do Max Repel Pássaros para proteger o meu cultivo?

Utilizar um produto como um espanta pássaros para proteger a lavoura é uma decisão que traz muitos benefícios. A começar pelo fato de o Max Repel Pássaros ser totalmente seguro. O Metil Antranilato atua como repelente de pássaros e sua eficácia já é bastante conhecida, desde o início de década de 1960.

O produto também é atóxico, pois seu princípio ativo, o Metil Antranilato (ou, Antranilato de Metila) é uma substância de grau alimentício, utilizado na confecção de bolos, balas, gomas de mascar, etc. Para os humanos, o sabor dessa substância é agradável. Para as aves, ela causa irritação nos receptores sensoriais, ou seja, provoca náuseas, seguidas de regurgitamento.

É importante destacar que esse desconforto provocado nos pássaros não é permanente, tampouco letal, sendo eficiente para espantar pássaros sem colocar sua vida em risco, já que que esse desconforto desaparece após a interrupção da ingestão do produto. Portanto, o efeito repelente se dá na medida em que as aves associam esse desconforto àquela fonte alimento.

Max Repel Pássaros ainda age para espantar pássaros de diversas espécies que atacam plantações, como chupim, maritaca, estorninho, periquitos, pombas e sabiás, entre outras. Sendo assim, permite a combinação de proteger o cultivo de pássaros ao mesmo tempo em que preserva a integridade e o aspecto visual dos frutos, evitando os danos causados pelas aves.

Como posso aplicar o Max Repel Pássaros na minha plantação?

Para funcionar como um espanta pássaros, o Max Repel Pássaros deve ser pulverizado sobre a área a ser protegida, seja frutos ou grãos. Para proteger o cultivo de pássaros, a pulverização deve ser feita de forma preventiva, antes ou logo no início do ataque dos pássaros. O ponto ideal de aplicação é no momento do início da mudança de cor e maturação dos frutos.

Importante ressaltar que o produto precisa ser utilizado apenas com água e a pulverização deve ser feita com diluição que proporcione boa cobertura da área tratada. Portanto, atenção: nunca use Max Repel Pássaros em mistura.

A recomendação técnica é de 2,0 litros de Max Repel para 250 litros de água por hectare. É fundamental sempre usar a dose recomendada pelo fabricante. Para que o resultado seja eficiente em espantar pássaros, o equipamento de pulverização precisa estar totalmente limpo, pois qualquer substância pode interferir na palatabilidade do Max Repel e, por consequência, na sua eficácia. Para a limpeza do pulverizador poderá ser usado o removedor de resíduos Neutralize Ultra da Rigrantec.

Por fim, é importante o produtor tomar conhecimento que o Max Repel Pássaros não é um produto recomendado para repelir morcegos e insetos.

 

Quanto tempo dura o efeito do Max Repel Pássaros na proteção do meu cultivo?

O efeito do produto dura em torno de duas semanas. Assim, o intervalo entre aplicações recomendado é de 10 a 15 dias, variável conforme o clima (em condições normais o produto se degrada em até 10 dias). Em caso de chuva excessiva ou irrigação por aspersão após a aplicação, deve-se reaplicar o Max Repel Pássaros.

Deve-se considerar que a inexistência ou escassez de outras fontes de alimentação pode fazer com que as aves retornem ao local inicial do ataque, além da possibilidade de chegada de novos bandos.

 

O Max Repel Pássaros interfere na qualidade dos meus produtos agrícolas?

Não, o Max Repel Pássaros não interfere em nada na qualidade das culturas agrícolas em que o produto é pulverizado. Pelo contrário: além de eficiente na missão de proteger o cultivo de pássaros, o Max Repel Pássaros preserva a integridade e o aspecto visual dos frutos.

A pulverização em hortas, pomares e lavouras, com o objetivo de espantar pássaros que utilizam essas plantações como fonte de alimentação, pode ser feita com tranquilidade. O produto será eficiente como espanta pássaros sem qualquer interferência maléfica na qualidade dos produtos cultivados.

 

Últimas notícias

Imagem da notícia

24 de abril 2025

5 dicas para manter a grama sempre verde
Imagem da notícia

25 de março 2025

Condicionamento de solo: como preparar sua terra para o enraizamento ideal de milho
Imagem da notícia

10 de março 2025

Mix de nutrientes para hidroponia: como otimizar o crescimento de suas plantas

Conteúdo Relacionado

Imagem da notícia

27 de junho 2022

Agro 4.0 - Novas Tecnologias no campo
Imagem da notícia

12 de maio 2021

Como evitar a formação de espumas na calda de pulverização?
Imagem da notícia

13 de junho 2024

Drones na agricultura: reduzindo custos e aumentando os rendimentos